O vôlei, assim como outros esportes, tornou-se porta de entrada para muitos jovens em situação de vulnerabilidade social conquistarem direitos fundamentais como educação, saúde e cidadania, enfim um futuro melhor.

O AUVB Formando Campeões, da Associação Uberlandense de Voleibol (Uberlândia-MG) é uma das iniciativas sociais no país que cumprem essa missão de fazer a diferença na vida desses jovens por meio do esporte.  

Capitaneado por uma instituição sem fins lucrativos, o projeto contribui para o desenvolvimento social de meninas, entre 7 e 11 anos, que encontram, gratuitamente, dentro das quadras e das salas de aula, ambiente propício para a descoberta e aprimoramento de suas potencialidades.

Com a colaboração de parceiros da iniciativa privada, o projeto tem condições de dar sustentação à equipe técnica qualificada para o dia a dia de trabalho com as meninas, e de manter uma infraestrutura adequada para a aquisição e manutenção de equipamentos e uniformes.

Desta forma, busca também revelar novos talentos para o esporte brasileiro em uma modalidade onde as mulheres são protagonistas de histórias de sucesso com vários nomes de jogadoras no Hall da Fama do Voleibol. Um dos principais exemplos é a jogadora Malu, criada no projeto e que jogou no clube Osasco/Finasa e na seleção Brasileira de Voleibol Feminino. 

No mês em que celebramos o Dia Internacional da Mulher (08 de Março), nada mais justo do que ressaltar a importância desses projetos sociais que são celeiros de novas atletas para o esporte e para a vida de meninas e jovens em diferentes modalidades esportivas.

Esporte e educação

Com o voleibol como base, o AUVB Formando Campeões auxilia pais e professores na educação das alunas, trabalhando aspectos essenciais para a socialização e o desenvolvimento da personalidade, como disciplina, respeito, trabalho coletivo, solidariedade, entre outros.

Mas, segundo o professor Edinilson Lopes, coordenador do projeto, o voleibol, por ser um esporte coletivo, também estimula outras qualidades como trabalho em equipe e a valorização da disciplina. “É da junção de tudo isto que são formados indivíduos solidários e conscientes dos seus direitos e deveres como cidadãos”, diz Lopes.

Criado em 2001 e atendendo hoje a 120 meninas da região e em situação de vulnerabilidade social, o projeto vai ainda mais fundo na missão, com base em uma relevante premissa: a assiduidade escolar de todas as meninas. Sim, elas precisam estudar para que possam integrar as atividades.

Com estas qualidades ímpares, o AUVB Formando Campeões segue 100% eficiente para promover a saúde do grupo pela prática esportiva e, principalmente, a conquista da cidadania pela educação.

Ao longo de sua história, mais de seis mil alunas já foram beneficiadas pela prática esportiva que não se limita às quadras: elas têm acesso à assistência médica, fisioterápica, academia para condicionamento físico, atendimento com nutricionista, entre outros benefícios. Em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia e Unitri – Centro Universitário do Triângulo, as meninas também têm à disposição orientação psicológica.

Justamente por trazer a inclusão social como essência, a TK Elevator resolveu ser uma das apoiadoras do projeto como parte das iniciativas de responsabilidade social que a empresa apoia atualmente. Assim como marca presença em outras causas por meio de leis de incentivo brasileiras como a da Cultura, do Esporte, a Funcriança e o Fundo do Idoso; a empresa viu no AUVB mais uma oportunidade de contribuir para uma iniciativa em sintonia com seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>