Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia, nas diversas situações, e gerando grandes impactos no mundo, as escadas rolantes não poderiam ficar de fora e acompanham os avanços saindo do lugar comum e se transformando em meios de comunicação.

É o que podem comprovar os visitantes do Shopping Boa Vista, em Recife, Pernambuco, que usam as duas escadas rolantes da TK Elevator que acabam de ser inauguradas em grande estilo: com o status de serem as primeiras do Brasil com o sistema inteligente de LED, denominado RGB.

Isso significa que as escadas rolantes mudam de cor, um recurso que vai muito além da questão estética, já que agrega mais funcionalidade, sem abrir mão da segurança, qualidade ímpar quando o assunto é escada rolante e espaços públicos.

Conscientização: as escadas que comunicam

As duas escadas rolantes da TKE com o sistema RGB do Shopping Boa Vista ligam o térreo ao primeiro andar e têm capacidade para transportar, cada uma delas, 6,4 mil pessoas por hora.

Mas como o diferencial é o uso das cores que as transformam em meios de comunicação, vamos conhecer um pouco mais essa história. Afinal, graças a esse recurso o shopping pode programar a iluminação das escadas rolantes, deixando-as em sintonia com as campanhas e ações que deseja transmitir ao público. Caso queira, por exemplo, enfatizar a importância do mês do Outubro Rosa, oferece uma visão rosa das escadas com LED, transformando o equipamento em um verdadeiro veículo de comunicação para reforçar a conscientização das pessoas sobre o tema.

Para isso acontecer, a TKE utilizou sua expertise em equipamentos de mobilidade e projetos que tem na Europa, colocando em prática a customização das luzes do corrimão das escadas a partir de uma paleta de 18 cores, o sistema RGB. Dessa forma, a iluminação pode ser configurada para uma cor específica, auxiliando em diversas campanhas, ou simplesmente dando um efeito degradê, no qual a iluminação muda de cor de modo sequencial.

A iluminação do piso dos equipamentos também é outro diferencial dos equipamentos mas, neste caso, enaltecendo o aspecto segurança. Como essa palavrinha é parte inerente ao projeto de toda escada rolante, a iluminação de piso, denominada de semáforo, tem como finalidade orientar as pessoas na hora de utilizá-los.

O sistema consiste em chapas de piso luminosas nas cores verde e vermelha localizadas em frente às escadas e que indicam qual delas sobe ou desce. É a primeira vez que esse recurso de segurança, presente em estações de trem e metrô, é utilizado em um shopping center, favorecendo a visualização da sinalização para evitar confusões na hora de o público identificar a escada rolante correta para subir ou descer, principalmente daqueles que fazem isso carregando crianças ou usando o celular.

Todo o sistema de LED das duas novas escadas rolantes, tanto o de piso como o de corrimão, é ligado diretamente a um quadro na plataforma técnica das mesmas. Isso elimina o risco de acionamento indevido por pessoas não autorizadas.

Os equipamentos contam ainda com esterilizadores UV-C, que atuam eliminando agentes patológicos. O produto é instalado internamente à estrutura da máquina, em conformidade com as normas brasileiras, higienizando a superfície contra vírus e bactérias a cada ciclo da escada rolante, uma característica importante diante do fluxo médio diário de 65 mil pessoas que frequentam o Shopping Boa Vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>