Uma cidade que transborda opções de cultura, lazer, gastronomia e ainda com cenários deslumbrantes e pessoas de vários cantos do mundo. É assim Porto Alegre (RS), a aniversariante do dia. No auge de seus 252 anos, a cidade preenche esses requisitos e vai além: é plural em outras tantas qualidades e segue cheia de vida na missão de cativar cada vez mais aqueles que por lá passam.

Passear a pé pelo Centro Histórico, assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba, passar uma tarde de fim de semana no Parque da Redenção ou almoçar em uma tradicional churrascaria são só algumas referências da cidade, que ocupa a 5ª posição entre as mais populosas regiões metropolitanas do país com 1.332.570 pessoas, segundo dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Números à parte, Porto Alegre encanta por suas particularidades tão bem traduzidas em poemas de Mário Quintana que, apesar de não ter nascido lá, é de Alegrete, ninguém duvida que tinha alma porto-alegrense. Inclusive, o poeta, que morou na capital, dá nome a um espaço único: A Casa de Cultura Mário Quintana, dedicada às artes e que reúne acervos de grandes personalidades da cultura brasileira como o dele próprio e da cantora Elis Regina, entre outros.

Para celebrar a data especial vamos “turistar” pela cidade tendo como foco lugares que são símbolos da capital gaúcha e que marcam a presença da TK Elevator em Porto Alegre. Afinal de contas, foi na cidade que a empresa deu seus primeiros passos até se tornar a multinacional que é hoje.

Porto Alegre Airport: aeroporto padrão internacional

Quem chega de avião à capital gaúcha tem como porta de entrada o Porto Alegre Airport que, aliás, desempenha papel essencial na integração dos países do Cone Sul. Para isso, vem sendo modernizado seguindo padrões internacionais de qualidade em segurança, serviços e operações para os passageiros e usuários. 

Hoje, após a ampliação da pista de pouso, ganhou condições para receber aeronaves maiores e modernas, como nos grandes aeroportos do mundo.

A TKE, que tem fundamental participação no ciclo da mobilidade do aeroporto, integra o projeto de ampliação e modernização desde 2019, quando a empresa brasileira Fraport Brasil – Porto Alegre entregou a primeira fase das obras de infraestrutura. São 41 equipamentos entre elevadores, escadas rolantes e pontes de embarque que respondem pela mobilidade dos passageiros diariamente.

Arena do Grêmio: estádio multiuso

Para quem gosta de esporte, a Arena do Grêmio é considerada uma das mais modernas instalações da América do Sul. Mas o estádio que sedia diversos tipos de eventos, como shows internacionais, e tem capacidade para receber mais de 55 mil pessoas, é conhecido mesmo por ser palco de grandes partidas de futebol, como o famoso Grenal, clássico entre os times locais, Grêmio e Internacional.

Mas todos os torcedores podem contar com os 18 elevadores da marca TKE que reúnem alta tecnologia e eficiência energética, um atributo importante para a construção obter a certificação LEED de sustentabilidade.

Avenida Nilo Peçanha, um símbolo de inovação

Seguindo nosso roteiro, chegamos à avenida Nilo Peçanha, uma das regiões mais privilegiadas e valorizadas da cidade, com obras que estão dando forma a um novo cenário arquitetônico para Porto Alegre, entre empreendimentos que são sedes de empresas e complexos corporativos com a marca da modernidade.

É considerada um dos símbolos da cidade por equilibrar qualidade de vida e inovação: a via testemunhou a evolução urbana da área leste, uma das mais cobiçadas para morar da capital.

É lá que está sendo erguido, por exemplo, o Nilo Square, da Melnick, empreendimento que reúne, em um só lugar, espaço residencial, comercial e de hospedagem e ainda é destaque por levar o primeiro hotel boutique do Grupo Emiliano para a capital gaúcha.

O projeto conta com a parceria da TKE, que responderá por 13 elevadores, sete para as torres residenciais e sete para o complexo multiuso de hospedagem e workplace, sendo três deles para uso exclusivo do hotel.

Outra referência na avenida é o HOM Nilo Comercial, solução de Mixed Use que reúne, no mesmo espaço, Home, Office e Mall com total infraestrutura de segurança. O empreendimento tem nove elevadores da TKE e foi o primeiro do Brasil a conhecer o AGILE Mirror, solução tecnológica inovadora que leva os usuários a interagirem com o elevador durante as viagens a partir de uma tela multimídia.

Com ele, quem trabalha ou visita o prédio comercial da Melnick pode, durante as viagens de elevador, ler conteúdos diversos, conhecer a previsão do tempo, as condições de trânsito, ficar por dentro de comunicados internos, entre outras possibilidades. Em resumo: é uma experiência que vai além da divulgação de anúncios e com a nitidez superlativa da tela LED que reproduz mais de 1 bilhão de cores.

Avenida Carlos Gomes: os negócios pedem passagem

Um endereço repleto de vizinhos de negócios é como pode ser descrita a avenida Carlos Gomes, a Paulista dos gaúchos, uma alusão à famosa avenida de São Paulo. Trata-se do eixo corporativo mais importante da capital gaúcha. Pois é, uma das avenidas que integra a terceira perimetral é sim um importante eixo comercial, já que abriga grandes corporações nacionais e multinacionais, com muitos serviços que atendem o grande volume de pessoas que trabalham e circulam pela região. 

A TKE responde pela mobilidade das pessoas em vários empreendimentos de lá – é até difícil dizer qual não tem um elevador da marca. Entre eles, o Edifício Carlos Gomes 2222, o Condomínio Mr. Shan Business Offices, Edifício JBZ e Urban Concept. Só nessa avenida são mais de 120 elevadores instalados da marca.  

Estádio Beira-Rio – ATRAMOS/Creative Commons

Beira-Rio, futebol e beleza arquitetônica dão o tom

De novo uma obra para amantes do esporte – e para equilibrar as coisas por aqui, né, afinal a rivalidade deve estar restrita aos campos! Desta vez, com honras para os apaixonados pelo Sport Club Internacional, que têm um estádio digno de sua história: o Beira-Rio, oficialmente chamado Estádio José Pinheiro Borda.

Com arquitetura de tirar o fôlego, apresenta teto de membrana que sombreia grande parte das arquibancadas e do gramado com “folhas” salientes, verdadeiro destaque do projeto. No interior, 23 elevadores da TKE respondem pela mobilidade de mais de 50 mil torcedores, além das equipes e árbitros das partidas.

Avenida Diário de Notícias: onde a diversão ganha espaço

Finalizando o tour em comemoração ao aniversário de Porto Alegre, o passeio leva ao lazer da Avenida Diário de Notícias, na Zona Sul da cidade, que abriga cafés, confeitarias, bares e restaurantes com vista para o Guaíba, símbolo da cidade.

Região nobre da capital gaúcha, a avenida reúne vários empreendimentos novos e em construção, além de abrigar o Barra Shopping Sul e o Cristal Tower, duas referências da cidade da Multiplan.

O Cristal Tower é o primeiro empreendimento comercial de Porto Alegre interligado ao mais completo shopping do Sul do país, o Barra Shopping Sul. O edifício de 22 andares integra, em um mesmo lugar, trabalho, serviços, compras e lazer, configurando um projeto multiuso.

Para a mobilidade desses dois empreendimentos, a TKE marca presença com seis elevadores que fazem o atendimento ao Cristal Tower e 12 elevadores e dez escadas rolantes no shopping. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>