É fato que os elevadores, escadas e esteiras rolantes são meios seguros de mobilidade, mas também é sabido que são equipamentos que devem ser alvos de atenção e cuidados e, claro, sempre usados corretamente por todos, o que inclui um público em especial: as crianças.

Com as brincadeiras típicas, que não escolhem hora ou lugar, muitas vezes os pequenos transformam esses equipamentos em brinquedos, criando situações que demandam alertas redobrados por parte dos seus responsáveis. É o caso dos elevadores dos condomínios em que vivem – e dos demais locais que frequentam como, por exemplo, shoppings, entre outros.

Diante de importante necessidade, a TK Elevator coloca em prática diariamente o compromisso de manter a segurança dos usuários em primeiro plano no uso correto dos seus equipamentos, dedicando especial olhar para as questões que envolvem os pequenos, especialmente no mês de outubro, dedicado ao Dia das Crianças.

Ações com foco nos mais jovens

A TKE vem criando ao longo dos anos uma série de ações para impactar crianças, pré-adolescentes e seus responsáveis quanto ao uso correto de todos eles.

O cuidado com o assunto se faz urgente visto que as crianças podem ficar expostas a acidentes não só em virtude de atitudes perigosas, criadas por elas mesmas, como, também, por causa de fatos não previstos como, por exemplo, a paralisação de um elevador por queda de energia ou um simples tropeço no degrau da escada rolante.  

Para conscientizar a todos, a empresa criou a campanha Faça a Coisa Certa que nos últimos anos “falou” com mais de 200 mil pessoas sobre as condições ideais de usar esses meios essenciais à mobilidade urbana. Para tanto, lança mão de materiais lúdicos desenvolvidos especialmente para a ação, como gibi, game e vídeos, que apresentam conteúdos que contribuem para o aprendizado dentro e fora dos condomínios.

O game “Faça a Coisa Certa”, que pode ser baixado no celular ou tablet e está disponível nas versões iOS e Android, permite imersão em conteúdo divertido para chamar a atenção das crianças, facilitando a absorção das dicas de segurança, por meio do ambiente digital, o mais familiar da garotada.

Já o gibi “Super-Zero, Segurita & Elevita em Busca da Segurança” e vídeos protagonizados pelos personagens ensinam como usar corretamente os equipamentos a partir dos personagens criados para a ação.

Vale mencionar que esses audiovisuais podem ser compartilhados em casa e na escola, levando as informações necessárias para mais pessoas.

TK Elevator Dia de Amigos & Família no Centro de Inovação & Qualificação em Atlanta, Geórgia no dia 18 de Junho de 2022. Fotos por: Taylor Zorzi / Zorzi Creative

Norma e legislação que devem ser seguidas

Mesmo não sendo comum o registro de acidentes com crianças em elevadores e escadas rolantes, certas atitudes devem ser sempre reforçadas.

Neste sentido, é importante que as ações em favor da segurança estejam na pauta dos responsáveis pelos espaços públicos para que adaptem os locais para as crianças e ainda inibam hábitos inseguros pela aplicação de leis e fiscalizações em prol da prevenção.

A Norma Brasileira (NBR 16734-1) é um exemplo ao determinar o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde estão instaladas as escadas e as esteiras rolantes.

Além disso, em algumas cidades, por exemplo, crianças menores de 10 anos só podem usar os elevadores se estiverem acompanhadas de um adulto, em conformidade com leis municipais.

Faça a Coisa Certa

Há atitudes que sempre devem ser reforçadas em prol da segurança e para que os acidentes sejam evitados quando as crianças entram em cena.

  • Usar o elevador, a escada rolante e a esteira rolante na companhia de um adulto;
  • Não brincar ou pular dentro do elevador;
  • Apenas apertar o botão do andar de destino;
  • Não segurar a porta do elevador;
  • Sempre respeitar a lotação máxima dos elevadores;
  • Aguardar o elevador com menor quantidade de passageiros;
  • Ficar no fundo do elevador caso vá descer por último;
  • Não correr, subir ou descer no sentido contrário ao fluxo da escada rolante;
  • Não se sentar nos degraus da escada, nem apoiar os pés sobre o rodapé da mesma;
  • Não utilizar o corrimão das escadas e esteiras como escorregador e não se debruçar sobre ele.

Créditos da Imagem: zinkevych.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>