Elas se tornaram parte da paisagem urbana na Alemanha, Espanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Brasil. Com alturas e belezas arquitetônicas que surpreendem, vão além: são peças-chaves para a transformação da mobilidade das cidades ao abrigarem os elevadores que no futuro vão desenhar o cenário urbano.

Estamos falando das torres de testes da TK Elevator que, apesar de situadas em localidades onde a empresa também tem fábricas ou centros de pesquisa, projetam eco em nível mundial. Afinal, comportam e “assistem” a cada detalhe dos protótipos de elevadores que simulam as condições reais que serão aplicadas na prática pelos equipamentos que transportarão usuários com eficiência, conforto e segurança.

Desenhando o futuro

Há décadas acompanhando o desempenho e a evolução tecnológica dos elevadores, as torres de testes também deram saltos significativos para estarem aptas às necessidades dos novos projetos. Das mais antigas, construídas há mais de 40 anos, até os projetos mais recentes, é possível viajar pela história da evolução do elevador e ir além.

Embarque nessa viagem e conheça mais sobre essas construções que dão vida aos projetos de mobilidade que respondem pelo transporte diário de milhares de pessoas no mundo.

Rottweil, Alemanha: referência premiada

A torre de testes localizada em Rottweil, Alemanha, no alto de seus 246 metros, é um marco de arquitetura e engenharia. Tanto que recebeu o Prêmio de Excelência 2022 do Councilon Tall Buildings and Urban Habitat – CTBUH, na categoria Best Tall Non-building 2022. Trata-se de uma premiação que reconhece os projetos mundiais considerados icônicos e que atesta a qualidade do projeto da torre que se destaca pelo design. Projetada pelos arquitetos Helmut Jahn e Werner Sobek, foi inaugurada em 2017 para os testes do  MULTI, o elevador sem cabos que se movimenta na vertical e na horizontal. Nela, a empresa prova e certifica inovações na tecnologia de elevação a partir de 12 poços para testes e ainda surpreende turistas de todo o mundo com o mirante mais alto da Alemanha, uma verdadeira plataforma de observação de vidro com a visão panorâmica de 360 graus da região, como a Floresta Negra e as montanhas dos Alpes Suábios.

Zhongshan, China: diferencial tecnológico

A torre de teste mais alta da TKE – e uma das maiores do mundo – foi erguida a 248m de altura (31 andares acima do solo) e inaugurada em 2018. Com 13 poços, foi construída junto à nova fábrica da empresa na Província de Guangdong. Entre as soluções testadas, destaca-se um novo elevador de alta velocidade, que alcançará até 18 metros por segundo. Mas a torre conta com um diferencial tecnológico para a realização de testes robustos que atendam a requisitos de segurança rigorosos, como o sistema AMB (Active Mass Damper), que reduz significativamente a vibração da torre causada por mudanças nas condições climáticas e também para simular movimentos de condições meteorológicas extremas, como terremotos e tufões.

Atlanta, EUA: ultramodernidade e fachada personalizada

Inaugurada em 2022, esta torre de testes de 128m, a mais alta da América do Norte, integra a nova sede da empresa nos EUA, que compreende um complexo de três prédios de escritórios e o Centro de Inovação e Qualificação (IQC) de última geração (onde fica a torre). Ultramoderna, oferece 18 poços para colocar à prova novos conceitos e produtos, bem como para garantir o cumprimento dos mais altos padrões e requisitos de segurança. Entre os produtos testados estão elevadores de alta velocidade e o TWIN, o exclusivo sistema da TKE que tem duas cabinas funcionando de forma independente em um único poço. Mais: a torre conta com fachada de vidro que se destaca por refletir as cores da marca e também por permitir aos visitantes a visualização da operação dos elevadores. No alto, além da vista privilegiada, há espaço para eventos e reuniões. A nova sede tem a certificação LEED Gold do US Green Building Council ao utilizar materiais que reduzem o impacto ao meio ambiente. 

Mostoles/Madrid, Espanha: segurança no topo

Com 42m de altura, a torre foi inaugurada em 2011 e conta com nove poços de elevador para testes, sendo dois menores para testes em piso subterrâneo e um panorâmico. A cidade, rica pela natureza e parques naturais, situada perto de Madrid, também abriga o Centro Tecnológico de Mostoles. Na torre são realizados testes de certificação dos sistemas e os relacionados à vida útil dos componentes. Além disso, câmeras especiais avaliam a incidência de ruído e a eficiência energética, fadiga e compatibilidade dos sistemas. Vale destacar, que a torre opera há 11 anos sem um único acidente de trabalho, o que equivale a 4.000 dias seguindo as regras de segurança com rigor para atingir tal feito.  

Cheonan, Coreia do Sul: marco arquitetônico

A arquitetura deste marco da via expressa Gyeongbu, em Cheonan, com seus 157m de altura, destaca-se na paisagem desde 1997, ano de inauguração. A torre de testes se destaca pelo design em forma triangular, acompanhando a criatividade do projeto da fábrica, que fica ao lado. O prédio foi concebido no formato de um navio tartaruga, que remete às tradições históricas da Coreia, e chama a atenção de quem passa na região, localizada a menos de uma hora da capital Seul. A torre abriga oito poços, incluindo cinco para testes de elevadores de alta velocidade, dois para testes de velocidade média e baixa e um para teste de queda de segurança.

Guaíba, Brasil: a evolução do elevador

A torre de testes brasileira da TKE foi inaugurada em Guaíba, Rio Grande do Sul, na década de 1980, onde também está a fábrica que atende o mercado da América Latina. Com 45m de altura, tornou-se referência para quem trabalha ou mora na região. Parte do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na América Latina, a torre comporta seis poços de elevadores para testes. Dois deles estão na parte externa e um, do tipo panorâmico, tem o maior percurso, do térreo ao 14º andar. Acompanhando a evolução tecnológica do elevador desde os comandos à relé até os microprocessados, hoje testemunha outra mudança: a digitalização dos processos, onde a relação entre o usuário e o elevador mudou bastante para atender às novas necessidades da sociedade. Entre elas, as soluções digitais lançadas recentemente como o AGILE Mirror, AGILE Painel de Operação e AGILE Mobile.

  1. Cleyton Moacir Espíndola diz:

    Muito bom fazer parte dessa história. Parabéns TKE pela grande iniciativa. Sou funcionário e tenho orgulho de está presente na evolução dos equipamentos da TK Elevadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>