A importância da acessibilidade é um caminho sem volta, assunto recorrente nas cidades, dentro e fora de casa.  Aliás, não há como falar em espaços públicos e empresas sem prever e pensar essa questão, seja aplicada a construções novas ou antigas.

É a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência que traz os parâmetros que devem ser observados e atendidos nas diversas situações. Segundo a legislação, o projeto de uma obra nova deve prever a instalação de soluções de acessibilidade e uma construção já existente deve adaptar os espaços para promover o acesso de todos.

É nesse contexto que o elevador surge como uma das mais importantes soluções, garantindo o vai e vem com eficiência e segurança para que a acessibilidade beneficie as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e até as empresas que têm essa necessidade cotidiana no transporte de cargas.

Elevador Levità: desempenho em diferentes situações

O primeiro passo na escolha do elevador certo para um projeto de acessibilidade é entender a finalidade do uso do equipamento e onde será instalado, já que as necessidades mudam de acordo com o perfil do espaço público. Uma escola, por exemplo, tem uma dinâmica diferente de um banco ou de um teatro.

Levando isso em conta, a TK Elevator traz como alternativa para o mercado o elevador Levità uso restrito para acessibilidade. Trata-se de um equipamento para empreendimentos comerciais e de acesso público que realizam o transporte exclusivo de pessoas com mobilidade reduzida.

Indicado para locais com até cinco andares ou 12 metros de altura, o modelo é opção para construções já existentes e, claro, para obras novas.

O padrão diferenciado desse modelo também é conferido na área necessária para a instalação: a caixa de corrida precisa ter 1, 45 metro de largura por 1,55 metro de profundidade. O tamanho é ideal para comportar uma pessoa com cadeira de rodas e um acompanhante.   

A segurança está presente em cada detalhe. O elevador Levitá uso restrito conta com piso antiderrapante, sistema de emergência com resgate automático, iluminação de emergência, intercomunicador e sintetizador de voz na cabina para facilitar a comunicação, além de código braile nas botoeiras.

O acabamento segue o padrão de qualidade dos demais quesitos.  A cabina e as portas podem ser em aço inox ou em pintura nas cores cinza ou branca, além da opção panorâmica, para projetos de design diferenciados. Ventilador, subteto em aço inox polido, iluminação LED e botoeiras com display LCD completam os itens de acabamento da cabina.

O Levità uso restrito atende às exigências da NBR 12892, que estabelece os requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores de uso restrito. Por isso, é obrigatória a aplicação de adesivos nas portas, indicando a finalidade de uso do equipamento. 

Easy Load: acessibilidade no transporte de cargas

Tornar acessível o dia a dia das empresas é o objetivo do Easy Load, elevador de carga – classe de carregamento A – que atende a um mercado diferenciado: aquele que precisa transportar cargas mais volumosas, mas que não chegam a ser muito pesadas como, por exemplo, algumas áreas do setor de varejo – a de vestuário é uma delas.

Traduzindo em número, esse modelo de elevador tem a capacidade de transportar até 520 quilos, facilitando a rotina de empresas que podem contar com espaço interno da cabina de 1,30 x 1,60 metros. Assim, o transporte de diferentes cargas menores, sejam elas de lojas, restaurantes, clínicas, depósitos e armazéns usados para guardar objetos de diferentes procedências, ocorre com agilidade e sem intermediários.

O Easy Load foi desenvolvido com o que há de mais moderno em tecnologia aplicada em elevadores. Um dos diferenciais é a ausência de casa de máquinas, pois o motor de tração é acoplado à própria caixa de corrida. Este aspecto facilita a instalação do elevador, que atende até cinco andares, pois não requer grandes obras civis: basta um espaço para o poço do elevador.

A segurança é outro item valorizado no projeto que atende a Norma ABNT 14.712. Dentre os itens, destacam-se o piso antiderrapante e a proteção nos painéis da cabina.  

Conheça as soluções de acessibilidade da TKE para construir ambientes sem barreiras.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>