Desde os últimos meses de 2023, o Brasil vem enfrentando ondas de calor que elevam as temperaturas e deixam o País em alerta em virtude de possíveis tempestades.
Além da cautela diante desse cenário, que deve vir redobrada para enfrentar essa situação dentro ou fora de casa, exigindo medidas em favor da saúde e da segurança dos lares e das pessoas, também é preciso contar com cuidados a um meio de transporte que pode sofrer as consequências de raios, quedas de energia etc.: o elevador.
É importante lembrar que estamos falando de um equipamento com muitos componentes elétricos e eletrônicos, que podem ser impactados em dias de chuvas, resultando em transtornos aos usuários, seja nos condomínios em que moram ou nos que trabalham.
Portanto, para proteger os elevadores, adotar medidas preventivas é o caminho para ampliar a segurança do sobe e desce de tantas pessoas. Assim, a TK Elevator aproveita o início deste ano quente no Brasil para apresentar dicas efetivas de cuidados e recomendações das equipes técnicas.
Elevador x chuvas de verão: dicas essenciais
Evitar os problemas com o elevador que podem chegar com as chuvas fortes é missão dos condomínios, afinal quem está livre de quedas de energia, apagões, entre outras situações?
Sim, manter em dia a manutenção dos elevadores é premissa, mas não por isso outras medidas simples devem ser esquecidas. Pelo contrário, são fundamentais para a segurança de todos.
Quando a água entra em ação: alerta máximo
Em caso de chuva, deve ser corriqueira a verificação da casa de máquinas dos elevadores, principalmente para observar se há infiltrações e se as janelas estão funcionando. É imprescindível que estejam fechadas para evitar a infiltração de água e danos aos principais componentes do equipamento, como o motor e o quadro de comando.
Outra situação em que a água também deve ser mantida distante: no hall dos elevadores. É preciso ter atenção para evitar que escorra para o poço do elevador, principalmente em casos de tempestades fortes, com grande volume de água. Portanto, é preciso redobrar a atenção em portarias e garagem do prédio para que isso não ocorra, assim como os frequentadores dos condomínios devem evitar usar o elevador com capas ou guarda-chuvas encharcados. A dica é se enxugar antes de entrar na cabina e colocar o guarda-chuva em uma sacola plástica.
Faltou energia: novo alerta máximo
O elevador deve ser evitado quando há oscilações de energia em prédios sem gerador para que os usuários não fiquem presos. Afinal, é uma situação que gera desconforto e precisa ser solucionada seguindo procedimentos corretos: o passageiro deve informar a portaria por meio do interfone e aguardar o resgate que será feito somente pela equipe técnica de manutenção ou pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo as recomendações da TKE, quem fica preso no elevador nunca deve tentar sair sozinho e nem aceitar a ajuda de pessoas não habilitadas. Esperar o resgate é a atitude mais segura, lembrando sempre que não faltará ar, ao contrário do que muitos imaginam, pois o elevador tem aberturas de ventilação na cabina para garantir a renovação do ar.
Além disso, os modelos mais novos já contam com dispositivos que amenizam a situação, como o resgate automático, que movimenta o elevador até o andar mais próximo para que as pessoas possam sair tranquilamente.
O verão do elevador também tem proteção
Nem só de protetor solar vive o verão. O elevador não fica vermelho pela exposição ao sol, mas tem suas queixas quando a manutenção é deixada de lado ou quando atitudes simples não são praticadas pelos passageiros.
Pois é, para garantir viagens seguras nos elevadores e, de quebra, a boa convivência entre as pessoas, principalmente em condomínios de regiões de praias, alguns cuidados devem descer a serra.
Como se sabe, elevador e água não combinam, pois os equipamentos contam com inúmeros componentes eletrônicos. Por isso, mesmo em plenas férias, não dá para abrir mão de medidas como entrar sempre seco no elevador, livre de areia e ter todo cuidado ao transportar pranchas, cadeiras de praia, guarda-sol e até barracas para não danificar a cabina, riscando ou amassando suas superfícies.
A TKE ainda acrescenta às dicas de uso correto de elevador nas férias de verão a necessidade de respeitar a informação sobre o limite de peso e a quantidade de passageiros permitida para o transporte. Encontrada na placa mantida dentro dos equipamentos, quando essa determinação é seguida contribui para o perfeito funcionamento, evitando paradas bruscas em virtude do excesso de peso ou da euforia das crianças.
Os pequenos, inclusive, só devem andar de elevador na companhia de um adulto. A determinação deve partir em primeiro lugar dos pais, mas os condomínios podem e devem orientar os moradores, aliás, esse e todos os outros regulamentos internos valem para visitantes ou turistas, assim todos podem subir a serra ao final do verão com as melhores memórias e prontos para as próximas estações.