Há mais de 50 anos celebramos o Dia do Planeta Terra em 22 de abril para refletirmos sobre como nossas atividades causam danos ao meio ambiente. A indústria tem papel fundamental neste processo e a TK Elevator integra o rol das empresas que atuam em prol de um crescimento sustentável.

Com base nos pilares de ESG, um dos compromissos assumidos pela empresa na área de sustentabilidade é tornar-se neutra na emissão de carbono até 2050. Uma escolha clara sobre os caminhos a serem trilhados para um futuro de baixa emissão de CO2.

Um passo importante para atingir essa meta foi dado pela planta localizada em Guaíba (RS) e que responde pela produção que atende o mercado latino americano. Hoje 100% da eletricidade consumida pela fábrica possui certificação de fontes renováveis, a partir de energia eólica para neutralizar as emissões de carbono do escopo 2, aquele relacionado às emissões provenientes do uso de energia elétrica na fabricação de elevadores.  A medida contribuiu com a redução de 46% das emissões de toda a planta em um ano de atividades.

Por meio da política do Sistema de Gestão de Energia (SGE) da manufatura, a empresa busca a melhoria contínua do desempenho energético, redução do consumo de energia elétrica e diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

Desse modo, a eficiência energética está presente em todas as etapas de produção do elevador, processo que possui também a certificação ISO 50001, norma internacional que reconhece e busca a melhoria contínua do desempenho energético e a atuação do SGE na planta. A TKE é a primeira empresa do segmento de elevadores a receber a certificação.

Cadeia sustentável

A partir dos bons resultados alcançados, a operação brasileira já migrou o consumo de energia elétrica de outras unidades para a energia limpa, como do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) e da Unidade de Negócios RS, ambos localizados em Porto Alegre, e estuda a viabilidade de implantar o mesmo processo em outras unidades da América Latina.

Outras iniciativas também impactam na eficiência energética da produção do elevador.  Entre elas, a substituição de máquinas GLP, como empilhadeiras e varredeiras por modelos elétricos. Com essas medidas, deixa-se de emitir mais de 20 toneladas de CO2 por ano, contribuindo para as metas de redução de emissão de carbono.

Política global

Por suas ações para reduzir emissões, mitigar riscos climáticos e desenvolver uma economia de baixo carbono, a TKE lidera o ranking da Carbon Disclosure Project (CDP) e integra a prestigiada lista A da organização global sem fins lucrativos.

As ações desenvolvidas para contemplar o meio ambiente e a proteção climática atendem aos requisitos de mobilidade como parte do processo de urbanização global por meio de tecnologias e soluções inteligentes.

Produtos e serviços inovadores, como elevadores e escadas rolantes com as mais altas classificações de eficiência energética, ajudam a aumentar a eficiência de recursos e reduzir as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor.

Como parte deste processo, a linha Evolution de elevadores possui a Declaração Ambiental do Produto (EPD), que atesta a eficiência energética ao longo do ciclo de vida do equipamento e que recebeu a classificação A, conforme a ISO 25745-2.

Além disso, a plataforma digital MAX, baseada na nuvem, ajuda a otimizar a logística das atividades de manutenção, reduzindo o deslocamento dos técnicos pelas cidades, o que resulta em uma redução significativa nas emissões de CO2, como também aumenta a vida útil dos elevadores em aproximadamente 30%.

Continuamos nossa jornada em direção a um futuro sustentável intensificando o diálogo com nossos stakeholders para desenvolvermos continuamente nossa abordagem ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>