A preocupação com o meio ambiente está na pauta do debate mundial. E o consumo de energia é um dos desafios para reverter o cenário atual. Tanto que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Com o aquecimento global, o impacto do consumo de energia e de emissão de gases que provocam o efeito estufa pela cadeia produtiva, as empresas têm investindo em processos que tornam o ciclo de produção mais sustentável.

Uma tendência que ganha cada vez mais força como podemos atestar pelos dados de uma pesquisa recente da PwC. Daqui a dez anos, segundo a consultoria, as empresas só poderão ser listadas em bolsa de valores se tiverem como comprovar as ações de sustentabilidade que aplicam no dia a dia. Ou seja, a relação de valor está cada vez mais associada ao cuidado com o meio ambiente.

Neste processo, a gestão de energia proposta pela ISO 50001:2018 é um caminho importante para as empresas que visam melhorias no processo de produção.  Reconhecida internacionalmente, essa norma determina algumas diretrizes para o uso, consumo e eficiência energética, que podem impactar no meio ambiente. 

Em vigor desde 2011, a norma é aplicada no Brasil pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A partir de uma estrutura para gerenciar o desempenho e abordar os custos de energia, a norma auxilia as empresas a reduzirem seu impacto ambiental.        

Elevador ecoeficiente

De acordo com a estimativa de especialistas, a demanda global de energia aumentará de 20% a 35% nos próximos 15 anos. As cidades, onde os edifícios são os maiores consumidores de energia, serão responsáveis por dois terços desse aumento.

Os elevadores estão entre os equipamentos que podem melhorar a eficiência energética urbana, como já abordamos este tema aqui no blog.

Mas, para atingir um novo patamar de gestão de energia, é no processo produtivo do elevador que os requisitos da ISO 50001 precisam ser aplicados para a melhoria do desempenho energético, a redução no consumo de energia e na emissão de gases de efeito estufa.   

Responsável pela produção que atende o mercado latino-americano, a nossa Unidade de Manufatura, localizada em Guaíba, Rio Grande do Sul, é um exemplo de boas práticas adotadas e que culminaram com a obtenção da certificação da ISO 50001.

Um primeiro passo foi um mergulho no sistema de gestão de energia da fábrica, a partir de um inventário de todos os equipamentos que consomem energia (elétrica, a diesel e GLP). Além de estabelecer o ranking dos maiores consumidores, um dos desdobramentos desse processo é a possibilidade de medir o consumo de energia por máquina, o que permite a adoção de medidas pontuais com reflexo no consumo final da planta.

Entre elas, uma nova Estação de Tratamento de Efluentes – ETE que vai reduzir o consumo de energia elétrica. Na estação, o efluente sanitário gerado na planta é tratado, atendendo à legislação dos órgãos ambientais neste quesito. 

No processo de fabricação, outro exemplo de medida adotada com impacto no meio ambiente é a mudança do tipo de tinta usada na linha de pintura do elevador. A nova composição química do insumo permitiu reduzir o consumo de GLP na produção de novos equipamentos, durante a etapa de secagem.

Construções green buildings

Com essas medidas e outras iniciativas de sustentabilidade, como a renovação da frota operacional utilizada pelos técnicos de manutenção por veículos mais eficientes, a empresa tem metas bem definidas: reduzir em 10% a emissão de carbono em três anos e, até 2040, a empresa está comprometida em reduzir a pegada de carbono em 50%.  Também até 2024, a meta é neutralizar a emissão de carbono do escopo de energia elétrica na Unidade de Manufatura e no Centro de Serviços Compartilhados – CSC, de Porto Alegre.

Como parte do processo de desenvolvimento das ações sustentáveis, publicamos recentemente a Declaração Ambiental do Produto (EPD) para a linha Evolution de elevadores de médio e alto tráfego, uma referência para as construções green buildings. Mundialmente, fomos premiados pela Alliance to Save Energy com o prêmio Star of Energy Efficiency na categoria de ambiente construído pelo inovador sistema de elevador sem cabos MULTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>