Quem vive ou trabalha em condomínios, tem a exata noção da importância do síndico para a eficiente rotina nos edifícios. Para além da atribuição básica – a de manter a vida financeira dos locais em ordem, esse profissional se vê hoje em dia diante de novas tarefas que, apesar de facilitarem a gestão dos espaços, mudaram o seu jeito de trabalhar, imprimindo vários desafios em virtude das possibilidades que não param de surgir.

Muitas coisas evoluíram e melhoraram os processos, que estão cada vez mais em sintonia com as necessidades da vida moderna. Esse movimento levou os síndicos a verdadeiros upgrades, principalmente de ordem tecnológica. Até um tempo atrás, por exemplo, era impensável o processamento de boletos digitais, pagamentos on-line e recursos mais sofisticados como o de manutenção preditiva dos elevadores, que utiliza os conceitos de IoT e inteligência artificial para detectar problemas nos equipamentos antes que possam ser percebidos pelos usuários.

Novos desafios em tempos de pandemia

É nesse contexto que é celebrado hoje, 30 de novembro, o Dia do Síndico – a segunda vez em que a data é comemorada em meio a um fator também determinante para incontáveis desafios: a pandemia.

De acordo com Cilene Magalhães Medeiros, que está no terceiro mandato como síndica do Edifício Milano, localizado na Zona Oeste de São Paulo, a pandemia impôs, sobretudo, uma nova realidade de convívio social – outro viés da atuação desse profissional que também tem a missão de zelar pelo bem-estar das pessoas que moram ou trabalham nos empreendimentos.

Para exemplificar, ela ressalta que no início da pandemia foi necessário realizar muitas reuniões para tratar de protocolos e adequação dos espaços visando à melhor proteção dos usuários e, claro, ao atendimento à legislação. “Toda a rotina foi ajustada e adaptada e isso inclui até mesmo os elevadores”, comenta.

Sobe e desce mais eficiente

Mais do que contar com barreiras sanitizantes em tempos de pandemia, os elevadores são um capítulo à parte na rotina de trabalho dos síndicos. Isso porque, há algum tempo a gestão desses equipamentos vem sendo aperfeiçoada, tornando ainda mais eficiente o dia a dia de quem se depara, por exemplo, com o sistema AGILE e, principalmente, o MAX.

Esses recursos contribuíram, e muito, para a mudança no formato de atuação dos síndicos, pois, além de facilitarem a rotina, também auxiliam na tomada de decisões mais assertivas e com menor perda de tempo. “São novas experiências que permitem maximizar a utilização dos equipamentos e sistemas”, atesta Cilene, enfatizando a necessidade de os síndicos se manterem atualizados em virtude da constante evolução das tecnologias aplicadas nos condomínios.

Como não contar coma tecnologia para adiantar processos em um mundo em que tudo precisa ser rápido, funcional, seguro e, de preferência, sem descuidar do meio ambiente?

Por essas e outras, o edifício administrado por Cilene conta com os serviços de manutenção preditiva do MAX nos elevadores instalados há mais de 20 anos na torre comercial Milano, que abriga empresas de diversos setores como o da construção civil, bancário, industrial, consultoria, auditoria e petroquímica e que recebia, antes da pandemia, cerca de 3.ooo pessoas por dia.

Recentemente, esses equipamentos passaram por um retrofit contemplando o aspecto visual e a inclusão de tecnologias mais modernas, como o AGILE – Antecipação de Chamadas com totem touchscreen para chamadas e o sistema regenerativo de energia.

Em meio a esses serviços, a síndica destaca que o sistema MAX agiliza o processo de manutenção. Antes dele, o síndico perdia muito tempo ligando para a empresa de manutenção, abrindo o chamado e aguardando a chegada do técnico.  Hoje, com o MAX, o síndico recebe uma notificação, via AppTKE Digital, informando que um dos elevadores precisa de manutenção e, melhor, com o aviso de que o técnico já está a caminho para resolver o problema. “Sem contar que também oferece dados de performance e frequência de uso dos usuários”, completa Cilene.

Era digital e futuro

A necessidade de transformar os processos e de estar conectado à era digital vem da realidade do mundo atual. Portanto, quando o síndico tem a chance de contar com um “ajudante” como o MAX, que dedica 100% do tempo para monitorar o elevador, é um caminho sem volta.

Diante disso, o síndico que não estiver atualizado, sob os mais diversos aspectos, terá problemas pela frente, pois, como a própria Cilene diz, já é um desafio muito grande simplesmente atender às expectativas dos proprietários e locatários e manter o controle orçamentário dos condomínios. Por isso, zelar para que o empreendimento se mantenha atrativo para o mercado e cuidar da rotina operacional passa pela busca por empresas que ofereçam produtos e serviços de ponta e que aliviem a rotina dos síndicos para que eles tenham tempo para o foco principal: a atenção dedicada às pessoas que transitam pelos edifícios, incluindo as que prestam serviços, em favor da melhor experiência vivenciada por todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>