A transformação digital está na agenda das empresas e vem exigindo da sociedade movimentos cada vez mais rápidos diante dos avanços da tecnologia em diferentes segmentos.

Segundo o relatório recente da empresa de análises de mercado Fact.MR, a demanda por investimentos em transformação digital deve chegar a 2,3 trilhões de dólares em menos de dez anos, um crescimento médio anual de 14,2%.

O volume dá a verdadeira dimensão do que estamos vivendo no dia a dia com a aplicação de tecnologias disruptivas como realidade aumentada, inteligência artificial, entre outros exemplos concretos com os quais já estamos convivendo.     

Impulsionar a transformação digital é uma mudança estrutural e cultural que a TK Elevator abraçou como parte do seu Planejamento Estratégico e, desta forma, vem promovendo movimentos para agregar cada vez mais valor ao cliente através da tecnologia.

Segundo Paulo Henrique Estefan, Vice-presidente de Operações para a América Latina, o objetivo é facilitar a jornada do cliente dentro da companhia com transparência, integração e aproximação. Cada vez mais as pessoas têm menos tempo e elas querem praticidade na sua vida e isso vem da otimização do tempo. Na experiência com as empresas, o cliente quer enxergar o que está comprando, onde e como está a sua entrega. Essa busca na TKE é constante para nos aproximar dos nossos usuários e levar a eles soluções diferenciadas.” 

TKE Digital, já disponível em App e agora lançado na versão Web, nasceu desse movimento, visando ser uma plataforma omnichannel, totalmente focada nas necessidades de quem atendemos e, sobretudo, a partir das demandas do mercado. 

Vamos conhecer um pouco dessa jornada de transformação digital?     

Com a palavra, o usuário!

Com olhar customer centric, a TK Elevator realizou uma pesquisa sobre transformação digital no mercado de elevadores na América Latina. “Não foi uma pesquisa focada apenas nos contratantes da empresa, mas do segmento como um todo para ouvir suas dores e entender como poderíamos atender às suas necessidades no dia a dia com uma experiência de excelência”, explica Amanda Sartore, Analista de Projetos do Elevate – BTS BULA (área responsável pela transformação de negócios e estratégia, através do acompanhamento e gestão dos projetos corporativos) e gerente da primeira fase do TKE Digital Web.     

Com os dados da pesquisa, a empresa desenvolveu o TKE Digital versão Web, uma plataforma focada em promover uma experiência digital unificada para os usuários.  “O TKE Digital é a porta de entrada, por meio da qual o entrante pode ter acesso de forma integrada aos serviços oferecidos.  Integrando tecnologias avançadas, ampliamos a base de dados e de segurança para que o acesso seja feito através de um login unificado, com mais agilidade e praticidade”, destaca Amanda.

Para exemplificar, nesta primeira etapa, os contratantes podem com um único acesso consultar os dados financeiros, como boleto e NF, acompanhar o andamento de sua instalação, visualizar a documentação técnica, além de um canal direto com a empresa, entre outra ações. “A jornada pela plataforma foi construída a partir dos insights que os próprios clientes nos trouxeram ao longo do processo de desenvolvimento, uma construção colaborativa que envolveu também várias áreas da empresa”, explica Amanda.   

Segundo ela, como parte do Programa de Transformação Digital da TKE, a plataforma web vai continuar evoluindo e incorporando novos serviços para atender todos os contratantes, seja uma construtora ou um condomínio. “Nosso objetivo é incorporar no TKE Digital a jornada do cliente de ponta-a-ponta, de forma a disponibilizar toda a operação e as necessidades dos clientes digitalmente, evoluindo continuamente.”   

Para a segunda fase do projeto, a empresa está dando atenção especial aos insights trazidos sobre os serviços financeiros.  “Hoje temos um portal que atende o cliente, mas fomos até ele para questionar o que ele acha e o que precisamos mudar. Desenvolvemos os protótipos e estamos implantando melhorias que atendam o que ele precisa. Um processo conjunto:  empresa, parceiros, clientes, apoiadores, todos envolvidos para entregar uma solução digital que transforme a experiência do nosso cliente”, atesta Diego Mesquita, Analista de Projetos do Elevate e responsável pela próxima fase do TKE Digital Web.

Inovação focada na experiência do cliente

Há 35 anos na empresa, Paulo Henrique lidera o movimento de transformação digital da TK Elevator ao lado de jovens talentos que já nasceram na era da tecnologia digital, uma realidade bem distinta da sua geração que acompanhou a transição para o computador e tinha como ferramentas de comunicação o telex e o fax.  

Dentro da empresa acompanhou de perto a evolução tecnológica na operação e como foi necessário quebrar paradigmas para trilhar o caminho da transformação digital. “A digitalização faz parte do nosso dia a dia. Hoje as soluções estão no mobile seja para ler um livro ou outras tantas tarefas rotineiras. Um novo estilo de vida digital, e a empresa que não segue esse caminho está indo contra a inovação”, afirma o VP de Operações.

Segundo ele, um movimento focado na busca por eficiência, praticidade, transparência e proximidade com o cliente. “Queremos que o cliente faça parte da empresa, que não seja apenas um cliente comprador ou usuário, mas que ele interaja com a empresa, essa é a grande transformação que estamos buscando com o digital.”  

E neste sentido, o digital não é só a tecnologia através da qual a empresa melhora os processos para promover uma experiência inovadora aos contratantes. Está presente também no elevador, que conecta as pessoas, promove a interatividade e a troca de informação, a partir de soluções digitais. “O digital nos faz pensar o processo como um todo desde os fornecedores de matéria prima, passando pela manufatura, centro de distribuição até o cliente final, é um processo mais amplo, onde a prioridade maior é a jornada até o cliente.”

E o que esperar do futuro, quando já se fala em Sociedade 5.0, uma nova reforma social onde a tecnologia será aplicada cada vez mais em prol do equilíbrio entre o crescimento econômico e as questões sociais, como inclusão e sustentabilidade. 

DEPOIMENTOS DE QUEM TRABALHOU NO PROJETO

“A evolução está cada vez mais rápida. Já estamos falando da 5ª revolução que não é mais da indústria e sim da sociedade 5.0, portanto, a tecnologia aplicada nas empresas e centrada em servir às pessoas. Na TKE já estamos incorporando essa visão de mercado onde a tecnologia é pensada em prol da sociedade”, reforça Amanda.

“Na estrada que queremos seguir, um dos targets é o digital e, a partir do momento que o movimento é interno, com o envolvimento das pessoas – cada um pensando no melhor para o cliente -, entendemos que o processo já está agregando valor, como é nosso propósito”, avalia Diego.

“A evolução é uma constante em nossas vidas, nós buscamos através dela tornar a experiência de nossos clientes atuais e dos nossos futuros, a mais simples, interativa e transparente; seja ao contatar uma das áreas de nossa empresa ou ao utilizar um de nossos equipamentos”, finaliza Paulo Henrique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>