Com economia forte e diversificada, uma população formada por inúmeros imigrantes e infraestrutura urbana avançada, a cidade de São Paulo chega, hoje, 25 de janeiro, aos seus 470 anos.

Para além dos desafios diários da maior e mais populosa cidade da América Latina, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) são cerca de 12,3 milhões de habitantes, São Paulo tem muito a oferecer sob os mais diversos aspectos: financeiro, social, artístico, cultural, arquitetônico, gastronômico etc.

Seu dinamismo e diversidade têm lógica, afinal São Paulo não para de crescer, abrigando a todos que a elegem como casa e inspiram mudanças e evoluções necessárias que, por vezes, tornam-se até referências.

Aproveitando a celebração dos 470 anos, vale conhecer, visitar ou revisitar marcos da cidade e, de quebra, pegar carona em equipamentos da TK Elevator, que está presente na mobilidade e segurança de milhões de pessoas que transitam pelos mais diferentes cenários de São Paulo.

Passeio por São Paulo com a TKE

Como todo passeio pode ter um itinerário, a sugestão é começar pelo Centro de São Paulo, onde ficam, por exemplo, a Catedral da Sé e o Marco Zero, monumento geográfico que dá início à contagem da numeração de todas as ruas da cidade.

Para sair da região e conhecer as demais (Leste, Sul, Norte, Oeste), basta embarcar no Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo ou nos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Aliás, a TKE é a principal fornecedora de escadas rolantes e elevadores para projetos de infraestrutura na cidade de São Paulo e, no que diz respeito a esses dois tipos de transporte público, a empresa responde por 60% dos equipamentos em operação.

Somente para o Metrô são mais de 1.000 equipamentos instalados: 800 escadas rolantes e 220 elevadores desde o primeiro contrato para a ligação da estação João Bosco ao Expresso Leste. Mas esse número ainda vai crescer com os mais de 400 equipamentos para a linha 6-Laranja.

Por Priscila Zambotto – Obra do próprio

Próxima parada: Estação da Luz

Falando em trem, a Estação da Luz é uma referência para a cidade. Além de receber milhares de pessoas diariamente, atrai pela beleza da arquitetura, que mereceu tombamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). A construção de 1901 chama a atenção pela torre do relógio, a cobertura em ferro e a gare envidraçada com 40 metros de vão. Também é conhecida em virtude dos dois incêndios e reformas, uma delas para a instalação do Museu da Língua Portuguesa, destruído pelo fogo em 2014.

Por Stefan Schmeling

Da Estação da Luz é feita a conexão com a Sala São Paulo, outro projeto de destaque da capital e uma das mais importantes casas de concerto do Brasil. A beleza arquitetônica do lugar que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana é hoje a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Com projeto do arquiteto Nelson Dupré, reúne soluções inovadoras como o forro móvel desenvolvido pela TKE, que garante uma acústica perfeita, reconhecida internacionalmente.

A estrutura ainda conta com um elevador instalado no palco para transportar o piano direto do understage durante uma apresentação sem ter que deslocar a orquestra.  E para aumentar o tamanho do palco existe um elevador de coro, sob o qual ficam guardadas as três primeiras fileiras, que são acionadas em concertos com muitos músicos, permitindo um aumento de três metros no palco.

A Sala São Paulo também tem dois elevadores de 1945, modernizados pela TKE, mas que preservam as características da época, proporcionado aos visitantes uma viagem no tempo.  

Divulgação Edifício Paulista

A mais paulista das avenidas

O passeio segue agora para a Avenida Paulista, que está sempre em transformação no alto de seus 132 anos e oferece inúmeras atrações como museus, shoppings, restaurantes, sem contar que é palco de eventos diversos – culturais e políticos, entre outros – e prédios que se destacam pela arquitetura e são parte da história da cidade.

Um deles é o Edifício Paulista que abriga no térreo o Shopping Center referência da região e bem pertinho da esquina com a Rua Augusta uma das mais movimentadas da frenética vida paulistana. Construído em 2012, o prédio abriga em 22 andares consultórios médicos, salas comerciais, data centers e duas instituições de ensino.

Por dia, cerca de 1.700 pessoas circulam pelo edifício que para se locomoverem têm à disposição dez elevadores da TKE. Com o grande fluxo de pessoas que o prédio recebe ter elevadores eficientes é uma necessidade e que a TKE atende com tecnologia e serviços de manutenção.

Para que ninguém perca seu compromisso esperando o elevador, uma tecnologia entra em ação: AGILE – Antecipação de Chamadas, solução que direciona os passageiros para o elevador que os levará ao seu destino com o menor tempo de viagem, agilizando o vai e vem, e reduzindo até mesmo o consumo de energia.

Birmann 32 – Por Sergio Souza

Da Paulista para a Faria Lima

É verdade que a icônica Avenida Paulista ainda pulsa como centro financeiro e cultural da cidade, mas outras grandes avenidas têm sua importância no deslocamento natural do Centro e para comportar o crescimento da cidade.

Uma delas é a Faria Lima, que concentra a sede de grandes empresas. É lá que fica o edifício comercial Birmann 32, nova referência da região. O empreendimento se destaca pela arquitetura da torre corporativa e a ampla área externa constituída por uma praça pública que convida quem está passando para uma reflexão com bancos, espaço para tomar um café, teatro e a escultura de uma baleia gigante que virou referência para quem passa por lá.

Hall dos Elevadores – Birmann 32

O complexo integra o portfólio da TKE com 27 elevadores, sendo 23 para o edifício, incluindo os mais rápidos do Brasil com velocidade de 7 metros por segundo. Desde o hall de entrada do B32, os elevadores estão inseridos no projeto para oferecer uma mobilidade segura, rápida e eficiente.

Além da velocidade que faz com que as pessoas cheguem aos destinos de forma ágil, a tecnologia foi pensada para conectar os elevadores com as demais soluções da operação do edifício e, desta forma, promover conexões inteligentes para uma mobilidade inovadora.

Platina 220 – Divulgação Porte

O prédio mais alto da cidade

São Paulo também se expande em outras direções e a região Leste é uma delas, a mais populosa da cidade e que representa um novo polo de desenvolvimento socioeconômico e urbanístico da capital.

É lá que fica o prédio mais alto da cidade, o Platina 220, com 172 metros de altura, no bairro do Tatuapé. Com uma torre única, tem 46 andares e uso misto com pavimentos para apartamentos residenciais, hotel, salas comerciais, lajes corporativas e lojas no térreo.

A mobilidade é um ponto crucial nesse projeto que ganha eficiência com oselevadores da TKE para garantir o deslocamento das pessoas. São 20 elevadores, incluindo os seis mais velozes, com velocidade de 4 metros por segundo, que levam menos de um minuto – apenas 42 segundos – do térreo ao topo do edifício. Uma referência de peso quando o assunto é a verticalização da cidade e as tecnologias mais avançadas, afinal São Paulo é sinônimo de crescimento.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>