Construído na década de 40, um prédio do Centro Histórico de Porto Alegre (RS) vem se preparando para o futuro – e em grande estilo. O empreendimento Cais Rooftop coloca a revitalização na pauta do dia, sendo um verdadeiro agente de transformação na região ao reunir, em um só lugar, espaço para hospedagem, residência, gastronomia e celebração, já que o projeto tira o melhor proveito da edificação e, claro, da localização.

Perto do Mercado Público, da Casa de Cultura Mário Quintana e da Orla do Gasômetro, referências turísticas da capital gaúcha, o empreendimento capitaneado pela incorporadora RECONS e gestão da obra da Toniolo Engenharia e Investimentos Imobiliários simboliza o encontro entre a memória do Centro Histórico com o design contemporâneo e as tecnologias de ponta que estão presentes, inclusive, nos elevadores fornecidos pela TK Elevator.

Por todos os diferenciais, arrebatou o prêmio Empreendimentos Destaques do Sinduscon Premium 2023, concedido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) na categoria Retrofit.

Retrofit a serviço da história

O Cais Rooftop é o primeiro prédio a ser revitalizado no Centro Histórico de Porto Alegre a partir das novas regras da Lei Municipal, que permite a reabilitação de edificações dessa região da capital e que atende a várias exigências como, por exemplo, a requalificação do patrimônio histórico.

Trata-se de um edifício que pertenceu por muito tempo à Caixa Econômica Federal até ser leiloado e vendido para agora ganhar nova vida e uso.

São nove pavimentos, sendo seis para abrigar 48 apartamentos mobiliados de 25 a 51 m² que poderão servir de moradia ou hospedagem com espaço para áreas comuns. Os usuários terão acesso a espaços fitness, gourmet, Pet; além de lavanderia e bicicletas compartilhadas e soluções tecnológicas para uma gestão inteligente dos recursos.

Mas o projeto também contempla espaços que serão compartilhados pelo público em geral, não apenas por quem vai morar ou se hospedar lá.

Um deles é o restaurante com rooftop panorâmico com vista para o Rio Guaíba, que ocupará os dois últimos andares e unirá a boa gastronomia à contemplação do pôr do sol.

Outro espaço pensado para a cidade será o mercado de 420m², no térreo do edifício, facilitando o acesso do público em geral.

Mais um atrativo do Cais Rooftop é o seu design contemporâneo, com assinatura do escritório A3 Arquitetura e Engenharia, que contará com o apoio de iluminação como especial recurso: o prédio ficará iluminado durante a noite para trazer a sensação de mais segurança e vivacidade. Além disso, todas as aberturas do prédio terão vitrines abertas, levando iluminação para a calçada por onde as pessoas passam.

Elevadores da TKE como parte da história

Para atender o projeto de retrofit do Cais Rooftop, os três elevadores que a TKE vai instalar no empreendimento passarão por uma modernização, solução ideal quando se trata de construções já existentes.

Neste caso, a modernização será integral, pois em virtude do tempo de uso e das condições de conservação, os elevadores serão como novos na parte tecnológica – motor, quadro de comando – e também no acabamento com uma nova cabina e todos os seus detalhes decorativos.

Os equipamentos também agregam diferenciais compatíveis com o projeto e pensados especificamente para o atendimento das necessidades dessa obra. Por isso, os elevadores, de nove paradas e que poderão transportar até seis pessoas, contarão com soluções digitais da TKE que reúnem um conjunto de serviços e experiências interligadas para que os passageiros tenham uma mobilidade melhor e mais segura.

Neste sentido, é possível destacar as tecnologias relacionadas à operação do edifício, como o MAX, solução de manutenção preditiva baseada na nuvem que agrega benefícios na gestão da manutenção dos elevadores.

E para a gestão da operação dos elevadores, a TKE vai levar ao Cais Rooftop o AGILE Gestão de Elevadores, solução que auxilia os síndicos e os administradores a programarem os equipamentos de acordo com as necessidades do edifício.

Tudo em favor de viagens que ofereçam uma experiência alinhada à proposta desse projeto que reintegrará as pessoas ao Centro Histórico de Porto Alegre oferecendo uma conexão entre passado e futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>