Já estamos em pleno verão, período em que muitas famílias aproveitam para viajar e descansar por conta das férias escolares. Desligar o alarme e deixar de lado os horários fixos é o que a maioria das pessoas busca para recarregar as energias.

Para fugir da rotina, o destino preferido é a praia com direito a banho de mar ou piscina. Por isso, as cidades litorâneas estão cheias de turistas em busca de sol e curtição. Um lugar na faixa de areia é muito disputado, como também o aluguel de um apê à beira-mar ou um quarto de hotel.

Com a proposta de manter a casa em ordem e receber os novos inquilinos e hóspedes, os condomínios e hotéis precisam redobrar a atenção com a manutenção de diferentes áreas.

O vai e vem de pessoas faz com que o elevador trabalhe sem parar e estar com a manutenção em dia é fundamental. Mas só isso não basta para garantir viagens seguras. 

Para que todos possam ter uma boa temporada de verão, selecionamos algumas dicas para tornar essa convivência mais tranquila e sem atrapalhar a rotina de quem mora na praia e de quem está de férias.

5 Cuidados importantes com o elevador no verão

1 – Água e areia: só na praia mesmo!

Sim! Do mesmo jeito que todo e qualquer aparelho eletrônico deve ser mantido distante da água em virtude dos seus componentes, os elevadores precisam seguir a mesma linha. Portanto, a orientação é para não entrar molhado em um elevador para evitar prejuízos materiais ao condomínio e não colocar em risco a segurança dos passageiros.

Outra recomendação é tomar uma ducha para tirar a areia do corpo e, assim, manter o elevador sempre limpo e em ordem – lembrando que estamos falando de um equipamento de uso comum, que pertence a todos os usuários.

2 – Transporte seguro

É muito comum em época de férias de verão o transporte de pranchas, cadeiras de praia, guarda-sol e até mesmo de barracas. Porém, o que também precisa entrar na rotina é o transporte seguro desses itens para não danificar a cabina do elevador. Afinal, é fácil riscar e até amassar as superfícies de um bem que, relembrando, é utilizado por muita gente. 

3 – Elevador não é coração de mãe

Sabe aquela plaquinha que fica dentro do elevador e mostra o limite de peso e quantidade de passageiros permitida para o transporte? Pois é, foco nela porque ela é uma informação super importante, que deve ser respeitada para o perfeito funcionamento do mesmo. Paradas bruscas podem ocorrer em virtude do excesso de peso e consequente segurança dos usuários.

4 – Crianças só acompanhadas de adultos

Esta aí uma informação desconhecida por muitas pessoas: menores de idade só devem andar de elevador na companhia de um adulto. Para garantir a segurança dos pequenos, a determinação deve partir em primeiro lugar dos pais, mas os condomínios podem e devem orientar os moradores sobre esse tema importante. Ainda mais no período de férias, quando as crianças gostam de inventar brincadeiras, inclusive no elevador, e que podem ocasionar problemas no equipamento ou colocá-las em situações de risco que devem ser evitadas para a segurança de todos.

5 – Regulamentos valem para todo mundo

Mesmo para quem é visitante ou turista, valem os regulamentos internos dos condomínios, que garantem a convivência tranquila entre todos. Portanto, fique atento às determinações estabelecidas para o local, incluindo as orientações referentes ao uso dos elevadores. Geralmente, existem equipamentos destinados para as pessoas que estão transportando cadeiras de praia ou que voltam do mar ou da piscina.

Chove, chuva

Além das férias de início de ano, a gente sabe que o verão é marcado pelas chuvas que, mesmo sendo necessárias, exigem atenção redobrada. O alerta vale diante das situações que podem provocar problemas como, por exemplo, alagamentos, quedas de energia, infiltrações, entupimento de canos etc.

Para enfrentar esses e outros desafios, os condomínios devem adotar medidas preventivas. Conhecer a real condição da estrutura do edifício e cumprir a manutenção de para-raios e dos elevadores são prioridades.

Dessa forma, cuidar do elevador que tem diversos componentes elétricos e eletrônicos é essencial para evitar as chances de danos, principalmente em virtude dos temporais.

Assim, além da manutenção que deve estar no calendário rotineiro dos condomínios, alguns procedimentos devem ser conhecidos – e adotados – por moradores e funcionários em caso de inundações ou falta de energia. 

1 – Atenção às janelas e infiltrações

É sempre importante observar se o lugar em que ficam os principais componentes do elevador, conhecido como casa de máquinas, está livre de infiltrações e sempre seco, principalmente por causa das janelas que podem estar abertas durante as chuvas. Esse local, que só pode ser supervisionado por pessoas autorizadas, abriga os principais componentes do elevador (motor e quadro de comando) e por isso é alvo de grande atenção.

2 – SOS: água dentro do elevador

Já sabemos que água e elevador não combinam, por isso a área da portaria e da garagem dos prédios deve ser observada constantemente durante as chuvas, pois há risco da água escorrer para dentro do elevador quando o volume é muito intenso.

Caso entre água na cabina ou no poço por onde o equipamento sobe e desce, a primeira coisa que deve ser feita é desligar o equipamento e acionar aempresa de manutenção para uma avaliação de possíveis danos.

Outra medida relacionada à água que deve ser colocada em prática: evitar entrar no elevador com capas ou guarda-chuvas encharcados. Assim como funciona para quem volta da praia ou piscina, a dica é se enxugar antes e colocar o guarda-chuva em uma sacola plástica.

3 – Oscilação de energia?

Com as chuvas de verão é comum a energia oscilar. Em situações assim, o elevador não deve ser usado, principalmente se o prédio não tem gerador. Tal procedimento evita que um passageiro fique preso, experiência pela qual ninguém quer passar.

Com todas as ações em favor do uso correto do elevador no verão – faça sol ou chuva! – aliadas aos cuidados com as altas temperaturas (olha o protetor solar em ação!), esta estação tem tudo para ser aproveitada com mais tranquilidade.

Prevenção nunca é demais! Portanto, a nossa última dica é: proteja-se, proteja todos a sua volta e… aproveite o verão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>