Chegou outubro e tudo começa a mudar de cor em apoio à campanha Outubro Rosa, que mais um ano é realizada com o objetivo de promover a conscientização de todas as mulheres sobre a importância dos exames periódicos e do autocuidado em prol da prevenção do câncer de mama.

O diagnóstico precoce, alertam os especialistas, possibilita um tratamento muito mais eficaz da doença e menos agressivo; maior chance de cura; e diminuição das possibilidades de metástase em outros órgãos.

Portanto, além da conscientização, a campanha deste ano é também um incentivo para que as mulheres façam seus exames preventivos, uma vez que em 2020 muitas deixaram de realizá-los, por conta da pandemia pela Covid-19. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), no último um ano e meio, houve uma redução de mais de 70% na realização de exames de mamografia.

A prevenção é o caminho diante de dados como os do Instituto Nacional de Câncer (INCA): o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo, respondendo por 25% dos casos novos de câncer, a cada ano. No Brasil, é o tipo de câncer com maior mortalidade entre as mulheres, sendo as moradoras das regiões Sul e Sudeste as mais acometidas pela doença. Para este ano, o INCA projeta 66.280 novos casos no país.

Autoexame: cuidado que salva vidas

A realização do autoexame é fundamental para a prevenção e detecção da doença. Os principais sinais e sintomas suspeitos que devem chamar a atenção das mulheres são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Apesar de não haver uma causa, alguns fatores podem estar relacionados aos riscos da doença, entre eles, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool em excesso, obesidade e grande exposição às radiações e motivos relacionados à vida reprodutiva da mulher.

Para reforçar ainda mais o caráter preventivo como aliado para o tratamento e a cura da doença, o INCA definiu para as ações deste ano o slogan Eu cuido da minha saúde todos os dias e você?O objetivo é levar mais informações para a população sobre o câncer de mama, visando o aumento das medidas preventivas, por meio dos exames, diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.

A prevenção também é possível com adoção de alguns hábitos simples, como praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana; visitar o médico regularmente e realizar os exames de rotina; procurar alimentar-se com proteínas de boa qualidade, frutas, legumes e verduras; e evitar produtos industrializados e ultraprocessados, excessos de gorduras e açúcares.

Laços rosa com símbolo de cuidado

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, durante a primeira corrida pela Cura, em Nova York, nos Estados Unidos, quando foram distribuídos laços rosa para os participantes.

Nos anos seguintes, ganhou força e apoio em todo o mundo, com o compartilhamento de informações, a promoção de acesso aos serviços de diagnóstico e aos tratamentos e a busca por reduzir a mortalidade por câncer de mama.

Hoje, faz parte do calendário mundial e ganhou o engajamento de empresas e entidades da sociedade civil que promovem várias atividades ao longo do mês de outubro.Nós abraçamos e apoiamos o movimento Outubro Rosa e a prevenção ao câncer de mama faz parte do Programa Elevando a Saúde, a partir de diversas iniciativas com o objetivo de proporcionar o bem-estar das mulheres que trabalham conosco e suas dependentes. Também vamos iluminar de rosa, pelo 11º ano consecutivo, a torre de testes da nossa planta, localizada em Guaíba (RS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>