Promover a capacitação em animação audiovisual, abrindo uma oportunidade de trabalho e atuação profissional para jovens na área da cultura, gratuitamente, é projeto para gente experiente, como o Estúdio Escola de Animação, do Rio de Janeiro, que completa dez anos em 2022.

Responsável pelo ciclo profissionalizante de cunho cultural, técnico, estético e social de ensino realizado para 60 jovens, de 16 a 24 anos, o programa dissemina a animação brasileira ao apostar na capacidade criativa e autoral de jovens talentos, com uma atuação representativa quando o assunto também abrange a profissionalização do mercado de animação.

O projeto é uma correalização da Baluarte Cultura e do Copa Studio.  A Baluarte é responsável por reunir empresas e projetos em um ciclo que favorece a construção de um mundo com mais equidade, estabelecendo parcerias entre os mais variados setores. É o caso deste projeto que vem trilhando um caminho de sucesso, e conta com a participação da TK Elevator como empresa apoiadora.

Projeto consagrado

O interesse por um projeto como este se dá em virtude de vários fatores. Mas, para a TKE, por exemplo, um se sobressai: o fato de o curso dar oportunidades aos jovens em um nível elevado de capacitação, com expressivo resultado na profissionalização do mercado de animação – vale dizer aqui que, hoje, a taxa de inserção dos participantes neste mercado em específico é de 40%, enquanto a média nacional de inserção do jovem em diversas áreas de formação é de 26%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  (IBGE).

Mas há ainda muito mais a considerar, como o fato de o Copa Studio ser uma referência, já que se trata de um dos estúdios de animação mais abrangentes da América Latina, com duas indicações consecutivas ao Emmy Internacional nos últimos dois anos e mais de 100 horas de conteúdo produzido em 11 anos, incluindo sete séries de animação originais no ar em todo o mundo como Irmão do Jorel (Cartoon Network), Ico Bit Zip (NationalGeographicKids), As Microaventuras de Tito e Muda (Discovery Kids) e Historietas Assombradas Para Crianças Malcriadas (Cartoon Network).

Estamos falando também de um projeto que conta com a coordenação pedagógica de Zé Brandão, produtor da série Irmão do Jorel, campeã de audiência no Cartoon Network. Para ele, manter o curso relevante na formação de alunos que chegam cada vez mais preparados é condição básica para o trabalho realizado e, por isso, esforços não são poupados para o aperfeiçoamento de ferramentas, métodos e, principalmente, de professores, que são sempre profissionais do mercado.

Com toda a expertise envolvida, o curso, que tem duração de seis meses, vai além da formação profissionalizante em animação, já que ainda fomenta a realização de cursos livres, série de palestras e debates online, além de mostras e apresentações em escolas e instituições públicas sobre a linguagem de animação e o mercado de trabalho. 

Para isso, a escola conta com uma estrutura que simula o ambiente profissional real de um estúdio de animação, fato que permite o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, flexibilidade e pensamento crítico, sem contar as competências técnicas fundamentais para a produção do curta animado 100% autoral produzido pelas turmas.

A iniciativa, que já capacitou mais de 350 jovens, também vem angariando prêmios. Em 2019, venceu o 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global. Mais: a trajetória que já fez nascer até hoje 35 curtas metragens autorais (quatro deles premiados) também é reconhecida em43 festivais, incluindo o AnimaMundi, e em mostras realizadas em 72 escolas e instituições públicas para mais de seis mil pessoas.

Entre tantos motivos para o sucesso, segundo Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura, está, sobretudo, o empenho dos profissionais e empresas envolvidas em uma ação que permite que o mercado de animação seja, de fato, um caminho real de atuação para os jovens. “O Estúdio Escola de Animação cresceu, amadureceu e se reinventou em meio a inúmeros desafios para contribuir para a inserção dos jovens talentos no mercado – muitos deles já alcançaram posições de destaque em grandes estúdios”, afirma Paula.

Inclusão social como essência

A TKE acredita no trabalho de qualificação profissional realizado pela Baluarte Cultura em parceria com a Copa Studio. Assim que a empresa conheceu a iniciativa, tratou de integrá-la ao seu portfólio de abrangência social. Apoiando o projeto, pela Lei de Incentivo à Cultura, a responsabilidade social da TKE reforça sua vocação de apoiar ações voltadas à capacitação profissionalizante de jovens.

 Para Zé Brandão, são parcerias assim, de impacto social, que influenciam o mercado. “É fato que hoje um jovem animador que passou pelo Estúdio Escola de Animação tem mais possibilidades de conseguir um trabalho na área do que aquele que não passou, pois essa experiência se reflete não só no aprendizado prático, mas também na construção de uma rede de apoio e contatos que chamamos de comunidade Estúdio Escola”, conclui o coordenador pedagógico com entusiasmo para colaborar com as muitas histórias que seus alunos têm para criar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>