Muita coisa mudou no metrô de São Paulo desde 14 de setembro de 1974, quando o trecho Jabaquara-Vila Mariana começou a operar comercialmente. Atualmente, em favor da ampliação e modernização do sistema, uma das maiores obras de infraestrutura sustentável na América Latina está em execução: a linha 6-Laranja, com previsão de entrega parcial para 2026.

Metrô SP / Estação Santa Marina: vista aérea

O trajeto de 15,3 Km de extensão conectará o centro da capital à Brasilândia, na zona norte da cidade, com o apoio de 15 estações: São Joaquim, Bela Vista, 14 Bis, Higienópolis-Mackenzie, FAAP-Pacaembu, PUC-Cardoso de Almeida, Perdizes, SESC-Pompeia, Água Branca, Santa Marina, Freguesia do Ó, João Paulo I, Itaberaba-Hospital Vila Penteado, Vila Cardoso e Brasilândia; além do Pátio Morro Grande que abrigará o centro de controle, estacionamento e manutenção de trens.

O tamanho do projeto dá eco à dimensão da mobilidade necessária para atender aos mais de 630 mil passageiros esperados por dia pela futura linha: serão mais de 400 equipamentos da TK Elevator, que responderá pelo transporte vertical das estações com o fornecimento de elevadores e escadas rolantes.

Metrô SP – Linha 6-Laranja / Estação Santa Marina | Crédito: Divulgação Linha Uni

Trata-se do maior contrato da empresa para uma obra do metrô de São Paulo, empreendimento que tem a parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade e o Grupo ACCIONA, responsável pela construção.

Linha 6-Laranja: elevadores e escadas rolantes sustentáveis

Os equipamentos que atenderão à futura linha 6-Laranja estão sendo fabricados em uma parceria entre a fábrica do Brasil, localizada em Guaíba (RS), que responderá pelos elevadores, e a fábrica de escadas rolantes, da Espanha.

Estamos falando de equipamentos inclusivos que permitirão a mobilidade de toda a população, especialmente das pessoas com deficiência ou com dificuldade de locomoção temporária, como idosos, gestantes e mães com carrinhos de bebês.

synergy200 by TK Elevator

Os elevadores, fabricados de acordo com a Norma Brasileira de Acessibilidade NM 313 e que acessarão as plataformas de embarque, têm capacidade para transportar até 20 passageiros.  São equipamentos que operam com o quadro de comando MHC2, a última geração em software de controle, além de máquinas de tração sem engrenagem com imãs permanentes que se adaptam aos projetos com ou sem casa de máquinas.

Também atendem aos requisitos da nova norma brasileira de construção de elevadores, a NBR 16858-1, que foi desenvolvida a partir da norma europeia EM 81-20.

As escadas rolantes do projeto também são de alto fluxo e podem transportar aproximadamente 8.200 pessoas por hora, ampliando a capacidade de deslocamento pelas estações com agilidade e segurança. A tecnologia foi desenvolvida para o equipamento suportar tráfego pesado e lances de desnível de 3 a 12 metros, dependendo do projeto de cada estação.

Do mesmo modelo de escadas presentes em metrôs de todo o mundo, as escadas rolantes da futura linha 6-Laranja trarão a combinação esperada entre design, pensado para facilitar o dia a dia do passageiro, segurança e alta resistência para operar 24 horas/dia.

Como parte fundamental da estratégia de negócio da TKE, a sustentabilidade está presente nos produtos e, portanto, no projeto do metrô que terá equipamentos que contribuem para reduzir a pegada de CO2 dos edifícios e, consequentemente, das cidades.

O elevador, por exemplo, recebeu a classificação A, na categoria de uso 3 de acordo com a norma ISO 25745-2, a partir de componentes como as máquinas sem engrenagem e a iluminação LED, que impactam na economia de energia.

TK Elevator e o metrô de São Paulo: parceria de longa data

A participação da TKE no atual projeto do metrô ocorre com a mesma sintonia conferida ao longo dos anos em que vem marcando presença em parcerias com os principais meios de transporte sobre trilhos de São Paulo – Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sobretudo pela expertise que a empresa apresenta quando o assunto é equipamentos de grande fluxo.

A TK Elevator é hoje a principal fornecedora de escadas rolantes e elevadores para projetos de infraestrutura na cidade. No transporte público, englobando o Metrô e a CPTM, responde por 60% dos equipamentos em operação, encurtando as distâncias e oferecendo um transporte seguro.

Somente para o Metrô são mais de 1.000 equipamentos instalados – 800 escadas rolantes e 220 elevadores – desde o primeiro contrato para a ligação da estação João Bosco ao Expresso Leste. Mas, o maior volume contratado de equipamentos da empresa é para a Linha 6-Laranja, executada pela ACCIONA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>