Construído na década dos anos 60, o Condomínio do Edifício Louis Ensch pode ser considerado um vovô moderno do alto dos seus 62 anos de atividades. Localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, possui 29 andares e desde 1966 abriga a sede da ArcelorMittal, maior produtora de aço do país e líder global do setor.

A circulação diária é de 400 pessoas que trabalham no sistema híbrido desde que o retorno aos escritórios vem acontecendo gradativamente, amparado por um rígido protocolo de saúde e segurança da empresa.

Para uma melhor mobilidade desse público, incluindo toda a diretoria da companhia, os cinco elevadores que atendem o edifício vão passar por uma ampla reforma.

O objetivo é atualizar os equipamentos com as mais modernas tecnologias existentes no mercado e proporcionar mais segurança e conforto aos usuários.

A modernização, como esse up grade tecnológico é denominado, está a cargo da TK Elevator, e incluirá o fornecimento de soluções inovadoras que terão impacto direto no dia das pessoas e na gestão do condomínio.

A execução da obra foi pensada em conjunto com a administração do condomínio para interferir o mínimo possível no dia a dia do edifício e das pessoas que trabalham por lá. “Estamos hoje em regime misto de trabalho (home office e presencial), o que ajuda muito, e temos um horário flexível de trabalho para os colaboradores, fato que minimiza em muito os impactos com a modernização”, avalia Clésio Lopes de Oliveira, responsável pela administração do condomínio. T

Elevadores sem botões

Para melhorar a experiência dos passageiros, as soluções digitais da plataforma AGILE serão incorporadoras aos elevadores. Entre elas, o  sistema de Antecipação de Chamadas que vai reduzir as filas no hall, direcionando os passageiros que vão para o mesmo andar ou próximos para o mesmo elevador.

Na prática, quando chegarem ao edifício, as pessoas terão que informar para qual andar desejam ir nos terminais do AGILE, que são instalados no hall de entrada e em todos os andares, ou seja, antes de entrar no elevador. Desta forma, sabendo previamente o andar de destino dos passageiros, o sistema consegue indicar qual elevador vai atender a chamada no menor tempo possível, além de evitar várias paradas durante o percurso.

A plataforma também será uma aliada dos administradores do condomínio, pois disponibiliza através do AGILE Gestão de Elevadores informações em tempo real sobre a operação dos equipamentos. São várias as funções disponíveis para otimizar a operação dos elevadores, de acordo com as necessidades do edifício.

Entre elas, a programação dos elevadores para áreas específicas em horários de alto tráfego, desativação dos equipamentos em horários de baixa demanda para economia de energia; exibição de relatórios estatísticos com gráficos de desempenho, entre outras.T

Performance e segurança

Com a adequação às novas tecnologias, além de conforto nas viagens, os elevadores ganham mais precisão no nivelamento, deslocamentos mais suaves e, principalmente, mais segurança.

A substituição de alguns componentes como os quadros de comando e as máquinas de tração por modelos sem engrenagem com ímas permanentes vão elevar a performance dos elevadores e a qualidade do transporte das pessoas.   

Os quatro elevadores de passageiros vão passar também a fazer viagens com velocidade de 3,5 metros por segundo. Portanto, para atingir o último andar no 27º andar levarão apenas 43 segundos.

Manutenção preditiva

Os novos elevadores do Condomínio do Edifício Louis Ensch também serão conectados ao MAX, primeira solução de manutenção preditiva do mundo. A partir de soluções de Internet das Coisas (IoT),  os dados dos elevadores são enviados em tempo real à nuvem.

O MAX analisa os dados e identifica quais componentes têm maior desgaste, antes mesmo de apresentarem falhas. Desta forma, é possível agir preditivamente, trocando o item com defeito, aumentando a disponibilidade de uso dos elevadores e sem que os usuários percebam. 

A partir de soluções eficientes, oferecemos a modernização de elevadores que se ajusta às necessidades de cada condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>