Ser mãe e trabalhar fora de casa, conciliando uma jornada diária complexa em virtude da importância e das inúmeras atribuições que esses dois papéis exigem, sempre foi um verdadeiro desafio para as mulheres.

Há, porém, meios de tornar essa experiência mais leve e equilibrada, como mostra a história de Oziane Campos Botelho, Consultora de Vendas e Serviços da Filial Pará da TK Elevator.

Ela comemorará neste domingo, 8 de maio, seu primeiro Dia das Mães como mãe de três. Mateus, o primogênito de 14 anos, Miguel, de 4 anos, e Maria Alice, de dois meses, estarão na companhia da mamãe que aprendeu, logo cedo, aos 24 anos de idade, a importância de criar um filho sem abrir mão da carreira profissional.

Segundo ela, o nascimento do primeiro filho fez surgir grande amadurecimento, visto a sua então inexperiência de cuidar de uma pessoa totalmente dependente, além de ensiná-la a encarar com dedicação a dupla função – mãe e profissional – para que o foco fosse mantido em ambas. “No momento em que estou no trabalho, dou meu máximo. Já quando estou com meus filhos, me entrego integralmente a eles”, diz, acrescentando que se considera uma mãe coruja, daquelas que não abrem mão de conferir as tarefas escolares e saber como foi o dia de cada um.

Parceria com a família e a empresa

Diante de uma realidade com alto grau de exigência para as mulheres, cabem às famílias parcerias efetivas no processo de construção de núcleos com afeto e equilíbrio, assim como cabem às empresas suporte para que elas realizem o sonho da maternidade.

Mais do que o direito legal à licença, muitas corporações oferecem às funcionárias programas que as ajudam na tarefa de unir a profissional à mãe que desejam ser, com a proposta de facilitar a experiência.

Oziane, por exemplo, contou com o apoio de dois deles na TKE. O Gestação Saudável é destinado às gestantes titulares e também às gestantes dependentes pelo plano de saúde com o objetivo de acompanhar a evolução da gravidez, por meio de contatos ativos e receptivos de uma equipe de saúde, e ressaltando a importância do pré-natal, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas existentes sobre os cuidados necessários em cada trimestre até o primeiro ano do bebê.

Já o WE Help é um atendimento 0800 que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, oferecendo assistência social, psicológica, jurídica, financeira ou previdenciária. Sem limite de uso ou qualquer custo para o colaborador, garante confidencialidade e também está à disposição do grupo familiar da funcionária. Um serviço que se estende com a Telemedicina da Conexa Saúde, plataforma que oferece atendimentos por vídeo chamada com médicos, psicólogos e nutricionistas.

Para a Consultora de Vendas e Serviços, o apoio da TKE durante todo o período da gravidez e pandemia foi fundamental, aliás, continua sendo já que ela mantém o acompanhamento psicológico. “É um suporte que me ajudou demais e também está sendo importante neste momento de administrar cada fase dos meus filhos”, explica, enfatizando o desafio extra de ter três crianças com idades e necessidades distintas.

Outra condição que intensificou a necessidade por apoio psicológico atende pelo nome de pandemia. Oziane conta que a última gestação foi a mais difícil por causa do medo do desconhecido, no caso, da Covid-19.  Essa situação a levou a um quadro de ansiedade e insônia, condições não experimentadas na gravidez dos dois primeiros filhos.

Nova realidade: mãe e profissional em home office

A pandemia também trouxe uma nova realidade para quem tem filhos e trabalha fora: o home office que, na verdade, transformou-se em mais um desafio na vida daqueles que conciliam mundos diversos dentro de casa.

Para Oziane, disciplina foi e continua sendo a palavra-chave em uma situação como essa, totalmente inesperada, mas que também deve contar com a sólida parceria daqueles que dividem com as mães a criação dos filhos.

Foto enviada pela mamãe TK Elevator com seus filhos em sua residência.

E, de novo, ela enfatiza a importância das empresas, sobretudo nesse contexto especial, de isolamento, vivido pelo mundo. Grávida na pandemia, cuidando do trabalho e de dois filhos em esquema home office, Oziane fala da importância de ser apoiada pela TKE para manter uma rotina planejada e adequada.

A transição para a licença, por exemplo, foi tranquila. Ela tirou férias um mês antes de dar à luz para que fosse possível organizar a chegada da caçula, conduzindo também com sucesso o processo de transferir as tarefas para a equipe que as assumiria no período em que estará ausente.

Tudo orquestrado para levar apoio e tranquilidade para as duas versões de Oziane: profissional e mãe, que segue à risca um único manual que faz questão de indicar por confiar completamente: o do amor.

Feliz Dia das Mães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>