Quando andamos de elevador nem imaginamos os desafios por trás dos processos para a fabricação desse importante meio de transporte.

O elevador é uma máquina complexa composta por aproximadamente mais de cinco mil itens, dentre eles os mecânicos, elétricos e eletrônicos, que possuem uma grande variedade de tamanhos e funções. Cada uma dessas peças é projetada para funcionar em plena sincronia.

Na planta da TK Elevator em Guaíba (RS) uma área é fundamental para que essa engrenagem funcione perfeitamente e, principalmente, que a segurança das pessoas que utilizam elevadores todos os dias esteja garantida.

Estamos falando da área de Qualidade e em especial de um setor, o de Qualidade Avançada e Fornecedores. Eles também são os responsáveis por escolher as empresas que irão fornecer componentes para que os elevadores TKE sejam produzidos. Esse processo de qualificação de fornecedores é muito rigoroso, pois precisa atender às diretrizes globais da empresa.

Quer saber mais? Então, confere esse post até o final.

Cadeia de produção

Como já falamos, o elevador é composto por componentes manufaturados e outros adquiridos de fornecedores brasileiros ou importados. Uma cadeia inteira que trabalha em conjunto para atender o alto nível de qualidade mundial da empresa, como performance dos componentes, entre outros.

Para ser um fornecedor é necessário passar por várias etapas baseadas em homologações e auditorias internas. “Existem diretrizes globais da empresa que o fornecedor precisa cumprir, além de especificações e requisitos legais que devem ser seguidos à risca”, explica Estefane Bergamo, Coordenadora de Qualidade.

Ela se refere às normas de fabricação do elevador, que no Brasil, são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Atualmente está em vigor a NBR 16858-1, uma revisão da norma anterior e que impacta diretamente no produto final. “Como nossa fábrica atende o mercado da América Latina, nosso time de Qualidade também precisa conhecer as legislações locais dos países onde atuamos, para que nosso produto atenda a todos os requisitos legais e globais”, destaca Estefane.

O processo também engloba a qualificação dos fornecedores pelos engenheiros da TKE. Para cada componente novo, a empresa avalia se já tem um fornecedor ou se precisa buscar no mercado um novo parceiro que atenda os requisitos globais.   

Para isso, o time de Qualificação de Fornecedores realiza visitas e auditorias para avaliar qual fornecedor reúne as características que a empresa está buscando. Um processo que é medido por critérios já estabelecidos. Ou seja, o novo fornecedor deve atingir uma pontuação mínima para estar apto a seguir no processo de contratação pela empresa.

Time de Qualidade de Fornecedores da TK Elevator para América Latina.

Quando chegam à fábrica, todos os materiais passam por um processo de Inspeção de Qualidade, que avalia o que foi entregue e as condições dos componentes, conforme um plano de controle que indica quais especificações ou características devem ser verificadas. Somente após passarem por essa checagem, podem ser liberados para a linha de produção, dando início a outra etapa do processo.

Portanto, o time de qualidade de fornecedores da TKE está integrado a toda a cadeia produtiva, que vai além de uma relação comercial. Estamos falando de parcerias de longa data que se estabelecem entre a empresa e os fornecedores, buscando elevar o nível de qualidade e as melhorias nos processos. Buscando sempre o zero defeito, uma das diretrizes globais da Qualidade TKE.

Selo de Qualidade

A TK Elevator trabalha com uma rede global composta por mais de 500 fornecedores da Manufatura. Para estreitar esse relacionamento, anualmente acontece o Supplier Quality Day, no mês de novembro, durante a Semana da Qualidade.

No evento deste ano, participaram 37 parceiros que fornecem matérias-primas para a fabricação de elevadores. Na ocasião foram apresentados os procedimentos de desenvolvimento e qualificação dos fornecedores, bem como assuntos relacionados à área de Qualidade, como Compliance e Sustentabilidade, entre outros.

O ponto alto do evento foi o reconhecimento dos melhores fornecedores em quatro categorias: Performance de Qualidade para componentes mecânicos, Performance de Qualidade para componentes elétricos, Melhor Performance de Entrega e Melhor Proposta de Melhoria/Inovação. Este reconhecimento veio através dos indicadores de Qualidade, onde os fornecedores reconhecidos tiveram suas pontuações acima de 4,5, numa escala até 5.

 “O encontro foi importante por nos colocar ainda mais em contato com os fornecedores e estabelecer um fluxo de informação fundamental para atingirmos os resultados que esperamos no que se refere à Qualidade”, finaliza Estefane.

Na TKE a cultura para a Qualidade é pensada como um todo, desde o projeto até os processos de fabricação, instalação e serviços dos nossos produtos. Neste contexto, é fundamental selecionar e qualificar fornecedores para atender aos requisitos de qualidade e, desta forma, manter a mobilidade segura de todos que usam os elevadores TKE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>