No dia a dia é muito comum as pessoas usarem o elevador de forma automática, sem prestar atenção em algumas recomendações de segurança importantes.

No atual cenário de pandemia, isso mudou um pouco, pois precisamos usar álcool em gel ao entrar e sair do elevador e respeitar o distanciamento social para evitar aglomeração.

Já tratamos aqui dessas orientações importantes para que o elevador continue cumprindo seu papel, mas com todos os cuidados necessários.

Mas, sempre vale a pena reforçar as atitudes corretas que devemos tomar ao usar o elevador e como funcionam seus principais componentes.

A porta, por exemplo, por conta de seu constante movimento e do uso incorreto está entre os itens que mais apresentam falhas.

Para essa relação ser mais amistosa é só prestar atenção nessas dicas:

√ Não force a porta  

A porta do elevador pode ser automática ou do modelo mais antigo que chamamos de eixo vertical, que não abre automaticamente. Seja qual for o modelo, não devemos forçar a abertura ou o fechamento, pois o elevador tem mecanismos para cada função. Sendo assim, a porta só vai abrir quando estiver alinhada no andar e vai fechar no tempo certo também. Se o morador perceber que tem algo de errado deve avisar o zelador ou o responsável para que a equipe de manutenção possa fazer uma avaliação e regular a velocidade das portas.

√ Não use objetos inadequados

Cuidado ao cruzar a porta do elevador com objetos pequenos e finos, como bengalas e guias de cachorro. Como possuem comprimento menor que 4 cm podem não ser detectados pelo sensor eletrônico de portas, que impede  o fechamento das mesmas quando identifica um objeto estranho.   

√ Transporte seguro de pets

Animais de pequeno e médio porte só devem andar de elevador se estiverem no colo de seus donos. Os animais de grande porte devem ficar ao lado de seu condutor na cabina, evitando qualquer risco de ficar preso dentro ou fora do equipamento. Veja mais dicas sobre o transporte dos pets no elevador aqui. 

√ Antes de entrar no elevador

Verifique se o elevador está no seu andar antes de embarcar. Parece óbvio, mas não é. Por isso, existe uma lei que determina a fixação de um aviso na porta do elevador para alertar os usuários. O nivelamento entre a cabina do elevador e o pavimento pode sofrer alterações em alguns casos, como carga transportada. Por isso, toda cautela é necessária para uma viagem com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>