Há 11 anos é celebrado na terceira quinta-feira de maio o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade. Uma data que tem o objetivo de jogar luz para esta questão que pertence a todos, embora envolva diretamente as pessoas com deficiências e necessidades especiais ou limitações.

Pensar e construir um mundo cada vez mais acessível está na pauta da agenda global. Recentemente, a ONU – Organização das Nações Unidas promoveu uma conferência sobre como incluir as pessoas com deficiências nos sistemas de proteção social.

O debate é necessário, pois apesar dos avanços ocorridos na garantia dos seus direitos, elas ainda enfrentam barreiras de naturezas diversas e estão entre os grupos mais excluídos dos serviços existentes na sociedade, como saúde, educação e emprego.

Retrato mundial

No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sancionada em 2015, estabelece que a sociedade tem a obrigação de garantir o direito de ir e vir de todas as pessoas

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no país quase 45 milhões de pessoas, cerca de 24% da população, declararam ter algum grau de deficiência. Lembrando que, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. 

No mundo, segundo dados da ONU, mais de 1 bilhão de pessoas vivem com algum tipo de deficiência, sendo que 80% delas estão em países em desenvolvimento.

Embaixadora de acessibilidade

Abraçar a causa da acessibilidade é muito mais do que cumprir a legislação na TK Elevator. A importância que a empresa dá ao tema é tanta que resultou na criação de uma área especializada para atender às necessidades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Para Rafael Villar, Gerente da Divisão de Acessibilidade da TKE, o olhar dedicado ao assunto sempre moveu a empresa em favor da proposta de contribuir para que os ambientes tenham acessibilidade universal. É assim, segundo ele, que a TKE faz parte do movimento de construção de espaços sem barreiras para toda a população.

A empresa, aliás, é a única do seu segmento que atua nessa área, sem deixar de lado as diversas ações de inclusão de pessoas com deficiência dentro da própria TKE. Sim, o tema também está totalmente alinhado com as iniciativas do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa realizadas para os seus colaboradores.

Uma delas resultou na parceria estabelecida com Andrea Schwarz, empreendedora social, que é embaixadora de Acessibilidade da TKE, somando esforços em prol do propósito maior de tornar a sociedade mais igualitária, diversa, acessível e justa para todos.

Uma data que faz pensar

Todas as iniciativas que visam a um mundo com mobilidade adequada têm como alvo principal soluções para o dia a dia das pessoas que apresentam algum tipo de deficiência.

Pensando nesse público mundo afora, o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade que é comemorado, neste ano, no dia de hoje – 18 de maio, tem como alvo os projetos e ações que tornam as tecnologias acessíveis aos portadores de deficiência.

O propósito é falar, pensar e aprender sobre acessibilidade digital (web, software, portáteis etc.) e os diferentes tipos de usuários, incluindo, claro, as pessoas com deficiências.

Por isto, a audiência que se pretende atrair é a formada por comunidades de design, desenvolvimento, usabilidade, além dos que criam, apoiam financeiramente e influenciam a indústria de tecnologia e seu uso.

Segundo os idealizadores, apesar do interesse das pessoas de tornar as tecnologias mais acessíveis e utilizáveis por quem apresenta alguma deficiência, a realidade é que muitas vezes elas não sabem como ou por onde começar.

Somando esforços

Em virtude de situações assim, que devem ser sempre pensadas e trabalhadas, a data foi criada por Joe Devon e Jennison Asuncion. De jeito espontâneo, a ideia começou a ganhar forma depois que uma postagem de Devon, programador de software, foi lida por Asuncion, profissional de acessibilidade.

Os dois resolveram então se unir e assim nasceu o primeiro GAAD, sigla para o termo em inglês Global Accessibility Awareness Day, em maio de 2012. De lá para cá a data tem crescido em popularidade.

Para a TKE, entretanto, acessibilidade é destaque todos os dias, dentro e fora da empresa. Sempre reforçamos com as equipes que o nosso trabalho é de responsabilidade social, ou seja, mais do que uma venda, estamos ajudando a tornar a vida de muitas pessoas mais acessível, um propósito que precisa ser valorizado”, finaliza Villar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>