Antes de tudo voltar ao normal, como diz Chico Buarque em “Noite dos Mascarados”, uma entre tantas canções que celebram a folia do nosso Carnaval, vale aproveitar cada minuto da festa, mas sempre com atenção à saúde e segurança.

Isso porque ninguém quer perder a chance de aproveitar todos os momentos desse feriado, ops, na verdade, desse ponto facultativo. Pois é, diferente do que muitos pensam o Carnaval não é feriado e sim ponto facultativo. Cabe à política de cada empresa a dispensa das atividades na segunda e terça-feira, já que na quarta-feira é comum o retorno ao batente mesmo que por meio período.

Em virtude do forte calor em diversas cidades brasileiras, são várias as dicas relacionadas a esse tema, afinal Carnaval é sinônimo de aglomeração nos salões, blocos, ruas etc.

Para evitar problemas de saúde como, por exemplo, desmaios e até outras complicações sérias, esteja atento a cada detalhe. Mas se a escolha for cair na estrada, também acompanhe as dicas para se manter em segurança no carro e até no elevador.

Allah-lá-ô ô ô ô ô …Mas que calor ô ô ô ô…

Na Comissão de frente, muita água e protetor solar

Se tomar água e usar e abusar de protetor solar já é importante no dia a dia, imagina no Carnaval? O calor e a movimentação física na folia indicam a necessidade de tomar o dobro da quantidade de água que se ingere regularmente, segundo orientação médica. Isso em decorrência da maior transpiração e gasto de energia. Bebidas isotônicas para apoiar na hidratação são bem-vindas, diferente das alcoólicas, que causam o efeito oposto. E, como parte de toda fantasia: protetor solar. Trata-se de item primordial para a pele do rosto e do corpo.

Carboidratos pedem passagem

Para foliões que passam horas dançando e pulando, manter o nível de fornecimento de calorias adequado é fundamental. Por isso, recomenda-se uma alimentação rica em carboidrato antes e durante o Carnaval para evitar, por exemplo, queda de açúcar no sangue (hipoglicemia) ou outras complicações. A dica é ter por perto um chocolate para comer durante a festa, pois é uma ótima fonte de reposição rápida de energia. Mas tenha atenção com a quantidade! Já os diabéticos devem pedir orientação médica.

Roupas e fantasias: escolha cuidadosa

Roupas pesadas, abafadas e até com cores fortes aumentam a sensação de abafamento e podem até agravar sintomas de exaustão térmica. Assim, a dica é escolher tecidos leves e com cores que não absorvem tanto calor como, por exemplo, o branco, azul etc. Tons de preto, vermelho, amarelo e laranja devem ser evitados, pois tendem a reter mais o calor, assim como adereços pesados ou apertados, principalmente na cabeça. Ah, durante os períodos mais quentes é fundamental deixar o corpo suar, uma reação que faz bem para o equilíbrio da temperatura corporal.

Panorama do local da folia

Uma medida nem sempre lembrada pelos foliões é analisar o local da festa, observando o entorno do espaço para identificar rotas de fuga caso fique muito cheio. O indicado é ficar nas partes periféricas, não no meio, para sair com tranquilidade caso ocorra algum contratempo. Também vale escolher festas e blocos que tenham uma ambulância ou posto médico móvel próximo e ter sempre a companhia de alguém.

Pé na estrada

Há quem prefira curtir o Carnaval na estrada, seguindo para praias, sítios etc. Tão importante quanto o uso de protetor solar é contar com o cinto de segurança. E deixar o álcool de lado é uma dica mais do que necessária: é lei para quem vai dirigir.

O elevador na folia

Aqueles que passarão o Carnaval em condomínios, perto da praia, por exemplo, devem estar atentos para que tenham viagens seguras nos elevadores, assim como boa convivência com outros turistas ou moradores mesmo do edifício. 

É importante saber, logo de início, que elevador e água não combinam, pois os equipamentos contam com muitos componentes eletrônicos. Por isso, segundo a TK Elevator, é preciso entrar sempre seco no elevador, livre de areia e ter todo cuidado ao transportar pranchas, cadeiras de praia, guarda-sol e até barracas para não danificar a cabina, riscando ou amassando suas superfícies.

A TKE ainda acrescenta a necessidade de respeitar a informação sobre o limite de peso e a quantidade de passageiros permitida para o transporte. Encontrada na placa mantida dentro dos equipamentos, quando essa determinação é seguida contribui para o perfeito funcionamento, evitando paradas bruscas em virtude do excesso de peso ou da euforia das crianças.

Os pequenos, inclusive, só devem andar de elevador na companhia de um adulto. A determinação deve partir em primeiro lugar dos pais, mas os condomínios podem e devem orientar os moradores, aliás, esse e todos os outros regulamentos internos valem para visitantes ou turistas em favor de uma boa convivência neste Carnaval e nos que virão, afinal como volta a cantar Chico Buarque, modéstia à parte a gente nasceu para sambar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>