Todo começo de ano é sempre assim: devido ao calor, as chuvas são recorrentes e com elas muitos transtornos para quem mora nas cidades como alagamentos, queda de energia com apagões e maior incidência de raios.

Nos condomínios, a situação também exige cuidados por conta de infiltrações, entupimento de canos e calhas, bem como a queda de árvores.

Para passar por esse período sem grandes problemas, os condomínios precisam adotar medidas preventivas. Isso inclui um planejamento anual para uma verificação detalhada das reais condições da estrutura do prédio, por exemplo.

É importante fazer a manutenção do para-raios para proteger os aparelhos eletrônicos, como televisores e computadores, em caso de queda de energia.

Os cuidados devem ser redobrados também com os elevadores. Como possuem diversos componentes elétricos e eletrônicos, os equipamentos  exigem atenção especial em dias de chuvas, para evitar risco de danos aos componentes, o que poderia causar transtornos a todos que moram ou trabalham em condomínios.

Para evitar problemas, os edifícios precisam redobrar os cuidados com a manutenção dos elevadores que fazem parte da rotina dos condomínios. Além disso, alguns procedimentos devem ser adotados por moradores e funcionários em caso de inundações ou falta de energia.  

Elevador e água não combinam

Uma das medidas de prevenção é verificar se está tudo em ordem na casa de máquinas, principalmente se não há infiltrações e janelas abertas durante as chuvas, para evitar a infiltração de água e danos aos principais componentes do elevador, como o motor e o quadro de comando.

A portaria e a garagem são dois locais que devem ser vigiados durante as chuvas para evitar que a água escorra para o poço do elevador, o que pode ocorrer quando o volume é muito intenso.

Quando entrar água no poço, na caixa de corrida ou na cabina, o elevador deve ser desligado e a empresa de manutenção deve ser acionada para avaliar os danos antes de religar o equipamento.

O uso do elevador também deve ser evitado quando houver oscilações de energia e o prédio não tiver gerador. Desta forma, evita-se que um morador fique preso no elevador, uma situação que causa desconforto e deve seguir procedimentos corretos, como já abordamos aqui no blog. 

Ainda como forma de prevenção, os moradores devem evitar usar o elevador com capas ou guarda-chuvas encharcados. A melhor opção é se enxugar antes de entrar no elevador e colocar o guarda-chuva em uma sacola plástica. Prevenir é o melhor caminho. Por isso, evite situações de perigo durante uma tempestade de verão. Busque abrigo e proteja as pessoas que estão por perto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>