O amor dos brasileiros pelos animais de estimação, principalmente cães e gatos, pode ser traduzido em números. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) apontam que o número de pets nos lares brasileiros cresceu e já ultrapassou a casa dos 140 milhões de animais.

Desse total, 55,9 milhões são cães; 40,4 milhões aves canoras (que cantam) e ornamentais; 25,6 milhões gatos; 19,9 milhões peixes ornamentais e 2,5 milhões compõem o grupo de répteis e pequenos mamíferos.

Comparando com o número de habitantes do país que está em quase 215 milhões de pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), equivale a afirmar que mais da metade da população possui pelo menos um animal. 

Essa realidade provocou mudanças de convívio social, principalmente porque os animais de estimação, principalmente os cães, não ficam mais restritos ao ambiente doméstico e estão inseridos no dia a dia das pessoas.  

Para quem mora em condomínio, por exemplo, conviver com eles em regiões de acesso aos elevadores tornou-se algo comum. O mesmo acontece em shopping centers e demais locais onde a circulação dos animais já é permitida e o acesso é feito por escadas rolantes ou esteiras rolantes.

Transporte seguro

Mas, nem sempre as pessoas sabem qual é a forma correta de transportar seu animal de estimação e, na dúvida, podem escolher o caminho menos indicado para a segurança dos bichinhos.  

Isso porque, não existem leis específicas que visam o transporte correto dos animais. Mas, seguindo as orientações de quem entende do assunto é possível garantir a proteção dos pets, bem como uma boa convivência social, seja em condomínios ou em outros locais onde a circulação dos pets é liberada.

Neste sentido, os tutores devem prestar atenção às dicas e orientações que a TK Elevator elaborou para tornar as viagens com os animais de estimação mais seguras e amigáveis quando forem usar o elevador, a escada e a esteira rolante, sempre respeitando a legislação de cada estabelecimento, bem como as regras dos condomínios.    

Sobe e desce seguro com os Pets

√ Para uma boa convivência, procure usar o elevador que estiver vazio para transportar seu pet, e dê preferência pelo elevador de serviço quando existir essa opção de escolha.

√ Quando usar o elevador, segurar o pet no colo é uma boa opção, principalmente quando os animais são de pequeno porte e podem ficar assustados com os demais passageiros. Por outro lado, a situação se inverte quando o animal é de grande porte. Nestes casos, os cães devem ir ao lado dos tutores, com a guia encurtada.

√ Certifique-se de que o pet está usando peitoral ou coleira com guia, principalmente quando saem para passear. Desta forma, o tutor mantém seu animal por perto, evitando que ele possa se machucar ao correr em direção ao elevador, por exemplo. O uso de focinheira deve seguir a legislação local.

√ Procure entrar no elevador junto com seu pet para evitar que ele fique para trás, quando a porta fechar; 

√ Também redobre a atenção com a higiene, caso seu animal de estimação faça necessidades dentro do elevador;

√ Nas escadas e esteiras rolantes dê preferência por transportar seu animal de estimação no colo ou use uma escada normal para acessar outros andares. O movimento dos equipamentos é contínuo e qualquer descuido pode ter consequência mais graves;

√Em qualquer circunstância, manter o bom senso é sempre o melhor caminho para a proteção dos pets e também das pessoas com quem ele convive.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>