A festa mais popular do Brasil, o Carnaval, foi cancelada pelo segundo ano consecutivo por conta da pandemia e dos desafios impostos com o surgimento da variante ômicron, que é altamente contagiosa.

Mas o ponto facultativo foi mantido em várias localidades, por isso o feriado prolongado é um verdadeiro convite para escapar da rotina. As viagens estão nos planos de muitas pessoas, mas é essencial levar na bagagem, além da alegria para aproveitar os dias de descanso, o que é mais importante atualmente: as medidas de prevenção à Covid-19.

Isso significa que todos os protocolos de cuidados essenciais devem ser cumpridos, como o uso de máscara e de álcool em gel e, atendendo às orientações das autoridades sanitárias, vacina no braço! De preferência, as três doses, incluindo a de reforço, para completar o esquema vacinal que vem cumprindo a missão de diminuir os casos graves da doença e, consequentemente, o número de internações.

Xô, aglomeração! Vem, prevenção!

A palavra aglomeração sempre foi praticamente um sinônimo para Carnaval. Porém, desde o início da pandemia, há mais de dois anos, também passou a ser uma das mais usadas para tratar do assunto que vem preocupando todo o mundo. Afinal, aglomerar é uma das principais situações que estimulam a disseminação do vírus e por isso é, também, um dos mais importantes fatores que devem ser evitados para a eficiente prevenção.

Justamente para que as aglomerações não ocorram, governadores e prefeitos cancelaram ou adiaram eventos que reúnem multidões, como os desfiles e blocos de Carnaval.

Mas como festas particulares e viagens estão programadas para os próximos dias, quem planeja circular deve estar atento a todos os cuidados possíveis.

Carnaval em tempos de pandemia

Para quem vai colocar o pé na estrada, uma importante tática de prevenção é viajar com familiares e amigos de convívio contínuo, aqueles que estão se cuidando, usando máscaras e evitando contato com muitas pessoas.

Mas a escolha do destino também pode contribuir para os devidos cuidados e menor risco de contaminação. Ir para locais ao ar livre, como praia ou campo, e mesmo frequentar ambientes abertos, com boa ventilação, são medidas       que podem fazer a diferença. Mas se o alvo for uma cidade pequena, com pouca circulação de turistas, a possibilidade de se manter sadio será maior.

Caso a viagem possa ser feita com veículo particular, a segurança será ampliada. Mesmo nesta condição, o uso de máscara é recomendado. Aliás, trata-se da protagonista em todas as ocasiões. Não é uma máscara de Carnaval, mas é a que pode salvar vidas.

Para além da prevenção contra a Covid-19

Os protocolos sanitários adotados em virtude da pandemia não são os únicos que importam quando um feriado está se aproximando.

É preciso estar atento a outras medidas de segurança como, por exemplo, o uso de protetor solar e de cinto de segurança. Pensando ainda no universo das estradas, deixar o álcool de lado caso precise dirigir é lei.

Tudo em favor de um descanso com menos riscos, mais prevenção e esperança, pois apesar de a maior festa popular do Brasil ter mudado de cara mais uma vez, uma coisa é certa: outros Carnavais virão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>