Há 50 anos, o mundo despertava para a importância de se preservar o meio ambiente para as futuras gerações. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Meio Ambiente Humano, na Suécia. A partir desse movimento, criou-se o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a data de 5 de junho ficou estabelecida como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Este ano, a Suécia voltou a ser a anfitriã do evento que teve como lema ‘Uma Só Terra’, o mesmo de 50 anos atrás, reforçando a essência do programa, ou seja, preservar o nosso planeta e seus recursos finitos para as futuras gerações. O encontro destacou a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações a partir de políticas públicas e privadas e também das nossas escolhas individuais, bem como a importância de se promover ações para reverter as mudanças climáticas e reduzir a poluição.

De acordo com o relatório Fazer as pazes com a natureza do Pnuma, publicado no início deste ano, transformar os sistemas sociais e econômicos significa melhorar nossa relação com a natureza, compreender seu valor e colocá-la no centro das decisões. “Em 2022, esperamos ver o mundo superar o pior da pandemia de Covid-19. Mas faremos isso com a consciência de que continuamos enfrentando a tripla crise planetária de mudança climática, perda da natureza e poluição”, afirmou Inger Andersen, Diretora Executiva do Pnuma.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data da ONU para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo. Ao longo dos anos, a celebração cresceu e se tornou a maior plataforma global para divulgar a agenda ambiental, alcançando milhões de pessoas em todos os continentes.

O papel de cada um

Como parte da Conferência do Meio Ambiente, lideranças mundiais participaram de uma reunião internacional, Estocolmo+50, para reforçar os compromissos de cooperação para uma sociedade mais sustentável.

Neste processo, cada indivíduo pode contribuir e fazer a sua parte, a partir de atitudes simples do dia a dia, como não jogar resíduo na rua, na praia ou em qualquer lugar que não seja apropriado para o descarte correto.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em todo o mundo, mais de 25 milhões de toneladas de resíduos sólidos acabam nos oceanos.

Desse total, 2 milhões de toneladas são do Brasil. Pelos dados da entidade, em 2020, foram gerados aproximadamente 76,1 milhões de toneladas de resíduos no Brasil, dos quais 40% não receberam a destinação ambientalmente adequada.

Além do grande impacto nos rios e oceanos, o descarte irregular de resíduos prejudica a fauna; auxilia na proliferação de doenças pela contaminação do solo e de águas superficiais; e deixa o solo propenso a riscos de erosão e a falta de nutrientes, sujeito a contaminar raízes de plantas, verduras e legumes.

Compromisso com o meio ambiente

As empresas têm papel fundamental no processo de preservação do meio ambiente, a partir da adoção de medidas que contribuam com as metas globais, bem como para conscientizar seus colaboradores e demais públicos com os quais interage, como a cadeia de fornecedores, sobre as políticas de conservação da natureza no ambiente corporativo.

Na TK Elevator, com base nos pilares de ESG, um dos compromissos assumidos pela empresa na área de sustentabilidade é tornar-se neutra nas emissões de carbono até 2050. Uma escolha clara sobre os caminhos a serem trilhados para um futuro de baixa emissão de CO2.

Alinhada a esse compromisso, está a gestão adequada de resíduos, área essencial para a empresa cuja meta global é de eliminar, até 2026, o envio de resíduos gerados na operação das fábricas para aterros.

Na planta de Guaíba (RS), as inciativas adotadas já deram resultados positivos. Entre setembro de 2021 e abril de 2022, houve uma redução de 88% dos resíduos enviados para aterro, ou seja, 144 toneladas de resíduos tiveram melhores formas de destinação, como a reciclagem e a compostagem. Essa medida associada à coleta seletiva da empresa garante que mais de 90% dos resíduos gerados na fábrica sejam enviados para reciclagem ou reaproveitamento.

Há mais de 20 anos, a coleta seletiva já faz parte do dia a dia da empresa, uma iniciativa de sucesso que ganhou outras proporções com a implantação de novas medidas, como a campanha de incentivo à redução do desperdício de alimentos (sobras nos pratos) no refeitório da planta em Guaíba, ação que começou no início do ano. De janeiro até abril, a empresa evitou a geração e destinação de mais de 320 quilos de resíduos orgânicos.

Nas filiais da empresa, além da coleta seletiva é realizada a bem sucedida logística reversa dos óleos lubrificantes. Só no último ano fiscal (2020/2021), 10 mil litros de óleo retornaram e foram enviados para a reciclagem.

O engajamento dos colaboradores nesse processo é fundamental. A proposta é inseri-los nesse contexto para que, assim, adotem boas práticas de sustentabilidade no trabalho e em suas vidas pessoais. Para multiplicar o conhecimento, todos os funcionários podem acessar pela intranet da empresa o conteúdo da Cartilha de Meio Ambiente: Resíduos, com explicações sobre a coleta seletiva, tipos de resíduos e como separá-los, destinação correta para cada um deles e a atuação da empresa na gestão dos resíduos gerados na fábrica e filiais.

Mas as boas notícias não param por aí: em virtude do início do processo de reutilização de pallets de madeira para a confecção de novas embalagens para a expedição, iniciado em agosto de 2021, foram reaproveitadas 97 toneladas de madeira. Mais: estima-se que cerca de 70% da composição das caixas expedidas sejam de madeira reutilizada.

Essas iniciativas mostram a efetiva importância do envolvimento dos fornecedores, partes essenciais no processo de melhorar o gerenciamento dos resíduos da nossa empresa. A parceria, cada vez mais estreita, merece atenção especial da empresa por meio de iniciativas sobre como podem melhorar suas embalagens, utilizando produtos recicláveis, e incentivando à reflexão referente a formas sustentáveis de acondicionar os produtos.

No Dia Mundial do Meio Ambiente e em todos os dias do ano, continuamos nossa jornada em direção a um futuro sustentável, intensificando o diálogo com nossos stakeholders para desenvolvermos continuamente nossa abordagem ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>