A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de conceder certificados inéditos que atestam a qualidade e segurança dos elevadores evolution 200 e 300 e synergy 200 fabricados pela TK Elevator no Brasil.

O selo estabelece caminhos mais seguros para o mercado, usuários e os fabricantes, ampliando os critérios de avaliação, a partir da nova norma de elevadores, a ABNT NBR 16858-1:2021.

A certificação é um feito bastante significativo para a empresa, entretanto a relevância do documento é mais abrangente. Isso porque, até hoje, cabia aos próprios fabricantes autodeclarar que os seus produtos atendiam às normas, sem pudesse ser atestado por organismos competentes e independentes.  Como é a ABNT, que recentemente passou por processo no qual o Inmetro reconheceu formalmente que este organismo de certificação de produtos é competente para desenvolver a certificação especificamente de elevadores, comprovando que as normas foram rigorosamente cumpridas.

“O processo evidencia que nossos elevadores certificados atendem a todos os requisitos normativos, desde o projeto até a instalação. Um programa inédito de qualidade que será disponibilizado ao mercado. Desta forma, acreditamos que estamos contribuindo para elevar o patamar de segurança dos equipamentos de forma abrangente em nosso país”, afirma Eduardo Caram, Head de Novas Instalações e Modernização para a América Latina.

Para o diretor de Certificação da ABNT, Antonio Carlos Oliveira Barros, a adoção do programa de certificação de elevadores adotada com pioneirismo pela TK Elevator representa um marco no mercado. “O elevador é um produto complexo que exige um programa de certificação à altura, e a emissão do primeiro certificado demonstra o preparo e a capacidade da ABNT em atender ao setor e atesta aos consumidores que os equipamentos foram avaliados por um organismo da mais alta credibilidade, atendendo aos requisitos estabelecidos em normas brasileiras e internacionais”, explica o diretor.

Certificação voluntária

Ao buscar no mercado uma certificação voluntária, a TKE contatou a ABNT para estruturar um programa estabelecendo critérios e avaliando que tipo de certificação seria mais adequada para o segmento. Definido o programa, o processo teve início em setembro de 2020, após a publicação da nova norma (ABNT NBR 16858-1:2021) que estabelece os requisitos de segurança e desempenho dos elevadores, em julho desse mesmo ano.

Os certificados concedidos à empresa diferem de outros documentos do gênero que são baseados apenas no teste de uma amostra.  “A certificação que a ABNT conduziu com a TKE atesta a gestão da qualidade para todo o produto, além das diferentes situações de operação que o equipamento é submetido quando em uso. Trata-se, portanto, de algo bastante diferente do que se fazia anteriormente no Brasil e semelhante ao procedimento adotado no mercado europeu”, atesta o diretor da ABNT.

Algumas situações práticas da comercialização desses equipamentos dão a dimensão da importância do certificado. É o caso das licitações realizadas por órgãos públicos processo no qual são exigidos dos fabricantes vários documentos e declarações sobre cada aspecto relativo ao cumprimento dos requisitos normativos. Agora, com o certificado, grande parte desta documentação poderá ser substituída por um só documento.

A previsão é que os certificados também estabeleçam caminhos mais seguros para o mercado na hora de avaliar propostas de compra, devido à garantia de segurança e qualidade do equipamento. É também esperado que a certificação tenha repercussão entre os usuários finais dos elevadores, que são os principais beneficiados. “Sabemos que as pessoas usam o elevador diariamente de forma automática e nem sempre se preocupam com os processos de segurança e qualidade que estão por trás desse movimento ininterrupto de sobe e desce. Por isso, nosso objetivo é que os usuários reconheçam o elevador como um produto de qualidade, valorizando o certificado como um selo similar aos que já existem no mercado em diferentes setores”, reforça o executivo da TK Elevator.

Nova Norma

Paralelo ao programa de certificação desenvolvido pela ABNT Certificadora, o setor de elevadores acompanhou a publicação da nova Norma de elevadores – ABNT NBR 16858-1:2021 e 2:2020. Ela substitui as normas anteriores (ABNT NBR NM 207:1999, ABNT NBR NM 267:2002 e ABNT NBR 16042:2012) e corrigiu uma defasagem de quase vinte anos, englobando em uma única norma os requisitos para os elevadores elétricos e hidráulicos de passageiros e carga do tipo com e sem casa de máquinas.

A nova norma entrará em vigor no início de 2024, mas a TKE já está produzindo elevadores como base na nova normatização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>