Para além da capacidade de entreter, emocionar ou simplesmente fazer parte dos mais diversos momentos da vida das pessoas, a música é a escolha diária de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade que integram o Projeto Social Cordas do Iguaçu, iniciativa que tem o patrocínio da TK Elevator.

A ação, que nasceu em 2011 no Paraná e está presente nas cidades de Curitiba, Tunas do Paraná e Balsa Nova, vem transformando a vida de crianças e jovens carentes. Ao frequentarem o projeto, todos têm acesso a aulas teóricas e práticas de música ministradas por professores especialistas em instrumentos de corda, como violino, viola e violoncelo.

Mas os acordes ouvidos no processo de formação musical do grupo, hoje formado por 350 alunos, entre 5 e 17 anos de idade, ganham eco e dão o tom para a construção de verdadeiros projetos de vida. Afinal, a proposta sempre foi ultrapassar o limite da capacitação dos alunos interessados na formação musical.

Segundo José Maria Magalhães Silva, idealizador, diretor artístico do projeto e integrante do Quarteto Iguaçu e da Orquestra Sinfônica do Paraná, desde o início a ideia era usar a música como pano de fundo para promover o trabalho em grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania, além de alimentar a autoestima das crianças e de suas famílias, aproximando os pais do processo educativo dos filhos e, claro, contribuir para a redução do número de jovens em situação de risco.

A missão vem sendo cumprida com sucesso e com impacto na vida dos participantes. De acordo com o diretor, os alunos que fazem parte do universo da música passam a enxergar o mundo de uma nova maneira, “com mais amor, responsabilidade, empatia, respeito e trabalho em equipe”, conceitos que consagram o Cordas do Iguaçu como um dos projetos sociais mais importantes do estado do Paraná – aliás o nome do projeto foi pensado para homenagear este estado no qual o diretor construiu sua carreira e obteve os resultados do seu trabalho.

Jovens talentos

O projeto também inspira o surgimento de jovens talentos que são  absorvidos pelo mercado de trabalho. Dentre os cerca de 5 mil alunos atendidos desde a criação do projeto, muitos seguiram a carreira e atuam em orquestras do país como a Orquestra Jovem de Curitiba.

Imagens cedidas pelo projeto.

Como resultado da força de vontade e dedicação dos professores e das crianças, o grupo teve a chance de tocar ao lado de renomados artistas, como Fagner, Ivan Lins, Daniel, Elba Ramalho, Alceu Valença e Zeca Baleiro, além de ter realizado shows exclusivos.

Uma trajetória de sucesso que pode ser mensurada pelos convites especiais que a Cordas do Iguaçu recebe como, por exemplo, participar do Festival Internacional de Orquestras de Jovens na França, que levará os músicos para apresentações nas cidades de Pons e Jonzac, no final de julho de 2022. O grupo é o único do Brasil que foi convidado para o evento.

Apoio irrestrito

Diante dos bons resultados, atualmente 200 crianças aguardam vaga para integrar o projeto que, neste ano, foi ampliado para receber 40 novos estudantes do bairro Tatuquara, em Curitiba, conhecido pela violência e pobreza.

Em virtude dessa porta de entrada, o Cordas do Iguaçu ganha também a capacidade de contribuir para a mudança da realidade do bairro, do mesmo jeito que fez em Tunas do Paraná, colaborando para que a região desaparecesse da relação de cidades que compõem o mapa da violência.

A TKE patrocina o projeto Cordas do Iguaçu por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e integra o grupo de empresas que apoia essa importante iniciativa que, pela música, toca corações e constrói futuros que merecem todos os aplausos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>