As primeiras unidades do elevador EOX, último lançamento da TK Elevator, já estão sendo entregues para serem instaladas em diferentes localidades do país.

Produzidos na Fábrica da empresa, em Guaíba (RS), os elevadores fazem parte das mais de 500 unidades já comercializadas desde que o produto integra o portfólio da empresa.

Desenvolvido para atender os mais variados projetos de mobilidade urbana, o novo elevador é a fusão das mais recentes tecnologias digitais e de economia de energia.

Por isso, foi desenhado para evoluir digitalmente de acordo com as necessidades dos clientes e contribuir para a eficiência energética dos edifícios, agregando novas experiências de conectividade e segurança para quem projeta, constrói, administra e se movimenta pelos edifícios em nossas cidades. 

Ecoeficiente

Desde o design até a operação, o EOX foi projetado para melhorar a eficiência energética dos edifícios com impacto na redução do consumo de energia. 

Por isso, utiliza materiais escolhidos para otimizar a produção sem perder a qualidade e a segurança. Seus componentes também foram definidos para economizar energia e reduzir a pegada de carbono no processo de produção, garantindo ao produto a classificação A de eficiência energética.

É o caso da máquina de tração que possui um tamanho 50% menor e que utiliza tecnologia sem engrenagem de alto desempenho e baixo consumo. O quadro de comando, o cérebro do elevador, foi repensado para ficar mais compacto e agora está integrado ao batente da porta do elevador. Essa mudança não reduz apenas o espaço necessário para sua instalação, mas também, aprimora a estética do edifício.

A fabricação do novo elevador também segue os princípios de sustentabilidade, pois a planta da TKE opera com eletricidade 100% renovável.  

Outros recursos também garantem a eficiência energética do elevador. Entre eles, o sistema regenerativo que gera economia de energia para o edifício. Em relação a outros equipamentos, a TKE calcula uma economia de 28% de energia. Isso é possível, pois o sistema devolve parte da energia não utilizada durante a operação do elevador para a rede do edifício. Ou seja, quando o elevador sobe com a cabina abaixo da metade da sua capacidade ou quando desce com acomodação superior a 50%.

O EOX possui ainda um recurso denominado eco-mode (modo ecológico). Durante os períodos de baixo tráfego, a velocidade e a aceleração do elevador são reduzidas para economizar a energia do sistema. A redução automática pode ser ajustada de acordo com o padrão de tráfego de cada edifício.

E ainda para uma avaliação mais precisa do impacto ambiental do produto, os clientes podem acessar os relatórios de desempenho e sustentabilidade do elevador, assim como a análise do ciclo de vida (ACV) do mesmo, por meio da declaração EPD (Enviromental Product Declaration).

Conexões digitais    

O EOX transforma o elevador do dia a dia em um dispositivo digital, com capacidade para evoluir de acordo com as necessidades dos clientes. Desta forma, cada elevador já sai de fábrica com um conjunto abrangente de recursos para uma expansão digital no futuro.

Por isso, o EOX não é só o elevador que transporta pessoas, ele também proporciona novas experiências para os passageiros. Começando pela forma de chamar o elevador usando o smartphone, a partir do AGILE Mobile. A conexão com o elevador é feita via App da TK Elevator – disponível para os sistemas Android e iOS.

Dentro do elevador, outra opção de interatividade: um display multimídia pode conectar as pessoas com o mundo, a partir de um feed de notícias em tempo real, previsão do tempo e comunicados ou anúncios do condomínio. Todo o conteúdo e a tela podem ser configurados e customizados pelo edifício de forma simples, por meio do sistema de gestão AGILE Management Center.

Os recursos digitais também ampliam a segurança dos passageiros, a partir de soluções integradas de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Um deles é o sistema de emergência pelo qual os passageiros poderão realizar chamadas remotas diretamente para a central de atendimento da empresa. Demais funções também podem ser habilitadas, uma vez que o EOX já possui tecnologia e sensores de fábrica para aplicações futuras.

Para os administradores de condomínios, o MAX, solução de manutenção preditiva baseada na nuvem, chega com uma novidade: integrado direto ao painel de comando do elevador. Parte das soluções digitais que a empresa já disponibiliza aos clientes, a tecnologia também utiliza recursos de IoT e IA para analisar os dados de desempenho do elevador em tempo real e emitir informações sobre a “saúde” do elevador que podem ser utilizadas para a tomada de decisões, por parte de síndicos e administradores.  

A manutenção preditiva evita a paralisação do equipamento, entre outras soluções, ampliando a disponibilidade do elevador. Como parte da evolução digital, a manutenção inteligente via MAX poderá ser realizada sem a intervenção física no futuro.  

Saiba mais sobre o EOX, a nova plataforma de elevadores da TKE ecoeficiente e digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>