“O Rio de Janeiro continua lindo”…. diz a música de Gilberto Gil, mas a gente sabe que nem é preciso ser compositor para enaltecer as belezas da cidade que celebra hoje, 1 de março, 459 anos.

É possível incluir na conta de aniversário o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana da UNESCO e de cidade brasileira mais conhecida no Exterior, sem falar que é a segunda maior metrópole do Brasil, a sétima maior da América e a décima oitava do mundo.

Números à parte, o que enche os olhos literalmente é a geografia formada por praias, montanhas e lagoas que, na companhia da vida boêmia e de cenários de tirar o fôlego, fez nascer o título de Cidade Maravilhosa. Afinal, como resistir a maravilhas como o mar de Copacabana, a imagem icônica do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, dos Arcos da Lapa?

A capital fluminense tem esses e muitos outros atrativos, mas tem também desafios. Estar atenta à mobilidade é um deles, já que recebe visitantes de todo o Brasil e de várias partes do mundo. Contribuindo para essa questão, a TK Elevator está presente na cidade com equipamentos espalhados por diversas regiões e até em pontos turísticos.

Bora conhecer alguns desses lugares?

Chegadas e partidas no Rio de Janeiro: aeroporto

Turistas dos mais diversos locais chegam ao Rio de Janeiro pelo RIOgaleão, aeroporto de padrão internacional que, só no ano passado, recebeu cerca de 7 milhões de passageiros.

Com infraestrutura moderna, tecnologia de ponta e serviços de qualidade, o RIOgaleão atua com excelência e alto padrão de segurança operacional: é certificado pelo Airport Health Accreditation do Airports Council International (ACI) por fornecer uma experiência segura para os viajantes e estar de acordo com as medidas de saúde recomendadas.

Mais: é o primeiro aeroporto do Brasil a conquistar o selo do WTTC (World Travel &Tourism Council), com respaldo da Organização Mundial de Turismo, e tem também o selo Turismo Consciente, concedido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ).

A TKE integra o universo do RIOgaleão com o apoio de 243 equipamentos que auxiliam na mobilidade dos passageiros desde a chegada até o embarque. São 79 elevadores, 78 escadas rolantes, 58 pontes de embarque, 20 esteiras rolantes e oito plataformas para mobilidade reduzida. Pode-se considerar um verdadeiro portfólio para a empresa diante da diversidade de produtos que atendem os passageiros em diferentes momentos, tornando a mobilidade prática, eficiente e segura.

Para lá e para cá de metrô na Cidade Maravilhosa

É raro um passeio por grandes capitais não contar com o suporte do metrô. Ainda mais quando é um meio de transporte que liga toda a cidade e, de quebra, por ser de superfície, permite que os passageiros visualizem as paisagens enquanto viajam pelos trilhos urbanos, como ocorre com o metrô na capital fluminense.

Atualmente, o MetrôRio tem 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração. Para ter ideia dessa dimensão, foram registrados, durante o Carnaval de 2024, mais de 3,5 milhões de embarques de passageiros nos dias de operação especial, com funcionamento 24h do sistema.

Um cenário assim requer a agilidade e eficiência obtidas com equipamentos de mobilidade. A TKE, com expertise em produtos para situações que contemplam grande fluxo de pessoas, vem fazendo parte da história do MetrôRio. Mais recentemente, com a expansão da malha metroviária local, a empresa ampliou sua participação em obras desse porte com o fornecimento e manutenção de 162 equipamentos, que atendem principalmente a Linha 4, mas a TKE também está presente nas demais linhas (1,2 e 3) com plataformas inclinadas de acessibilidade.

Esse projeto contempla 44 elevadores, 92 escadas, 16 esteiras e dez plataformas inclinadas de acessibilidade. Os equipamentos diminuem as distâncias a serem percorridas pelos passageiros para acessar as estações e as plataformas de embarque, contribuindo para a mobilidade urbana. No Acesso Lagoa, em Ipanema, por exemplo, seis esteiras rolantes de alto desempenho, e com cerca de 70 metros cada, levam os passageiros da estação General Osório 2 até a plataforma de embarque, um percurso de 860 metros que pode ser feito em apenas 7 minutos. Já na estação São Conrado, mais quatro esteiras rolantes foram instaladas para vencer os longos corredores e facilitar o deslocamento dentro da estação, que conta com três acessos: Estrada da Gávea, Rocinha e Aquarela. 

Parada obrigatória: Belmont Copacabana Palace

De metrô ou qualquer outro meio de transporte, um passeio nota dez pela Cidade Maravilhosa deve reservar espaço ao lendário Belmont Copacabana Palace. Localizado em frente à Praia de Copacabana, o hotel é um símbolo da cidade desde a inauguração, em 1923, e vem acumulando hóspedes ilustres em meio ao requinte e luxo. Já estiveram por lá a Princesa Diana, a atriz Brigitte Bardot e a banda Rolins Stones, entre inúmeras outras celebridades.

A arquitetura que remete a hotéis da França é um atrativo à parte e vem sendo mantida ao longo das décadas, embora o hotel tenha passado por obras de modernização, incluindo os elevadores da TKE. Mesmo agregando tecnologias que garantem melhor performance aos nove elevadores – com média de seis paradas – a empresa realizou um trabalho personalizado, mantendo o charme e sem descaracterizar as origens francesas. Por isso, a decoração das cabinas em madeira foi preservada, conforme criação do decorador francês Gerard Gallet.

Rede Windsor em diversas partes da cidade

Turistar pelo Rio de Janeiro também significa escolher entre as diversas opções de hospedagem como a oferecida pela Rede Windsor, presente em diferentes localidades– na Barra da Tijuca, Copacabana, Flamengo, Cinelândia e Centro.

A Rede oferece opções de hospedagem que atendem a diferentes perfis de turistas, com relação custo x benefício que atrai tanto quem vai a passeio quanto quem viaja a trabalho.

Como hospitalidade é palavra de ordem na Rede, que tem a proposta de oferecer o máximo de satisfação aos hóspedes, a TKE cumpre a sua parte com 73 elevadores em 15 hotéis do grupo.

Em um deles, no que fica na Barra da Tijuca, os equipamentos contam com o AGILE Mirror, umainterface multimídia com várias opções de funcionalidades e entretenimento. Por meio dela, o passageiro interage com o elevador não só na escolha do andar que deseja ir: é possível também ficar por dentro das últimas notícias, da previsão do tempo, das condições de trânsito e até de comunicados internos.

O AGILE Mirror apresenta também recursos úteis ao hotel, já que o próprio pode definir as configurações básicas da tela como o design dos botões, além de gerenciar o conteúdo divulgado aos hóspedes, aproveitando o elevador como meio de comunicação.

Mais do que ratificar a participação da TKE nos hotéis e em tantos outros empreendimentos do Rio, a empresa faz questão de aliar a sua presença a inovação e tecnologias de ponta para uma mobilidade cada vez melhor na Cidade Maravilhosa. Aliás, pegando carona de novo na canção de Gilberto Gil, cabe dizer neste aniversário: “alô, Rio de Janeiro, aquele abraço”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>