É mais do que sabido – e necessário – manter uma rotina de cuidados com a saúde no verão, sobretudo com a pele. Mas essa estação do ano traz à tona a necessidade de colocar em prática alguns procedimentos que extrapolam os cuidados individuais.

Para que o período de férias seja aproveitado como se deve, os condomínios devem adotar medidas que visam à prevenção de problemas relacionados ao universo do elevador.

Pois é, trata-se de uma situação real, que não pode passar despercebida, e que inclui elevadores de condomínios com piscina e, principalmente, os presentes em edifícios de cidades litorâneas.

Além dos próprios moradores, muitos turistas passam a usar os elevadores em empreendimentos localizados nas regiões de praia onde curtem férias e é preciso que todos estejam atentos aos cuidados que o elevador exige para evitar problemas nesse período de muito sobe e desce.

Cada um faz sua parte

É verdade que ter a manutenção dos elevadores em dia é um requisito básico para o perfeito funcionamento dos equipamentos e a segurança dos passageiros – em qualquer época do ano. Mas também é verdade que as pessoas que contam com esse meio de mobilidade precisam contribuir para a conservação dos mesmos.

Para isso, é recomendado adotar hábitos simples, mas que têm impacto direto na prevenção de uma série de problemas. Portanto, ao voltar para casa após aproveitar a piscina ou praia, é indicado estar atento aos seguintes fatores.

1 – Água e areia: do elevador para fora!

Sim! Do mesmo jeito que todo e qualquer aparelho eletrônico deve manter-se distante da água em virtude dos componentes, os elevadores precisam seguir a mesma linha. Portanto, a orientação é para não entrar molhado em um elevador para evitar prejuízos materiais ao condomínio e não colocar em risco a segurança dos passageiros.

Outra recomendação é tomar uma ducha para tirar a areia do corpo e, assim, manter o elevador sempre limpo e em ordem – lembrando que estamos falando de um equipamento de uso comum, que pertence a todos os usuários.

2 – Transporte seguro

É muito comum em época de férias de verão o transporte de pranchas, cadeiras de praia, guarda-sol e até mesmo de barracas. Porém, o que também precisa entrar na rotina é o transporte seguro desses itens para não danificar a cabina do elevador, riscando ou mesmo amassando as superfícies. 

3 – Não ultrapasse o peso permitido

Todo elevador apresenta uma placa no interior da cabina que informa o limite de peso e quantidade de passageiros permitida para o transporte. É fundamental estar atento a essa informação e, sobretudo, respeitá-la, pois caso o limite seja ultrapassado o equipamento pode sofrer uma parada brusca.

4 – Atenção, criançada!

Muitas pessoas podem até não saber, mas menores de 10 anos de idade não devem andar de elevador sem ter um adulto acompanhando. Mais: estamos falando de um equipamento que deve ser preservado e mantido longe de brincadeiras que possam comprometer a segurança de todos, incluindo a dos pequenos. 

5 – Regulamentos valem para todos

Além dos moradores, os turistas também devem estar atentos aos regulamentos internos dos condomínios, que garantem a boa convivência com todos e reservam espaço para as orientações quanto ao uso dos elevadores.

Temporada de chuvas

Além dos cuidados com o elevador nas férias de verão, já apresentamos aqui conteúdo que trata da importância da adoção de medidas preventivas com foco na atual temporada de chuvas fortes e recorrentes.

São medidas simples, mas que fazem a diferença na hora de se divertir com segurança para que todos passem por esta estação da melhor forma possível, aproveitando as férias livre de preocupações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>