O verão chegou e com ele aumenta a incidência de chuvas devido ao calor na maior parte do país. Típicas dessa época do ano, as chuvas podem ser passageiras, mas geralmente causam muitos transtornos para quem mora nas cidades como alagamentos, queda de energia com apagões e maior incidência de raios.

Para passar por esse período com tranquilidade, os condomínios devem adotar medidas preventivas para verificar as reais condições do prédio. Assim, podem evitar problemas por conta de infiltrações, entupimento de canos e calhas, bem como a queda de árvores.

Neste sentido é de suma importância manter em dia a manutenção do para-raios para proteger os aparelhos eletrônicos, como televisores e computadores, em caso de queda de energia.

Essa lista deve incluir os elevadores, pois como possuem diversos componentes elétricos e eletrônicos exigem atenção especial em dias de chuva, para evitar risco de danos aos componentes, o que poderia causar transtornos a todos que moram ou trabalham em condomínios.

Manter a manutenção dos elevadores em dia é fundamental, mas não basta. Outras medidas simples devem fazer parte do checklist do condomínio para um verão tranquilo.

Redobre os cuidados com os elevadores

Uma das medidas de prevenção é verificar se está tudo em ordem na casa de máquinas, principalmente se não há infiltrações e se as janelas estão funcionando. Durante as chuvas elas devem ficaram fechadas para evitar a infiltração de água e danos aos principais componentes do elevador, como o motor e o quadro de comando.

A água também deve ficar longe do hall dos elevadores. Por isso, toda a atenção é necessária para evitar que a água da chuva escorra para o poço do elevador, como pode acontecer, principalmente em caso de tempestades fortes, quando o volume de água é intenso.   Ainda como forma de prevenção, os moradores devem evitar usar o elevador com capas ou guarda-chuvas encharcados. A melhor opção é se enxugar antes de entrar no elevador e colocar o guarda-chuva em uma sacola plástica.

O que fazer?

Quando entrar água no poço, na caixa de corrida ou na cabina, o elevador deve ser desligado e a empresa de manutenção deve ser acionada para avaliar os danos antes de religar o equipamento.

O uso do elevador também deve ser evitado quando houver oscilações de energia e o prédio não tiver gerador. Desta forma, evita-se que um morador até fique preso no elevador, uma situação que gera desconforto e precisa ser solucionada seguindo os procedimentos corretos. 

Prevenir é o melhor caminho. Fique atento às dicas e recomendações das equipes técnicas da TKE.

√ Verifique se está tudo em ordem na casa de máquinas, principalmente se não há infiltrações e janelas abertas durante as chuvas;

√ Redobre a atenção em portarias e garagem do prédio para evitar que a água das chuvas escorra para o poço do elevador;

√ Se entrar água no poço, caixa de corrida, ou cabina do elevador, envie o equipamento para o último andar do prédio e desligue a chave geral;

√ Procure secar as áreas inundadas de acordo com a orientação do técnico de manutenção;

√ O elevador só pode ser religado para funcionar novamente quando o técnico autorizar;

√ Evite entrar no elevador com capas ou guarda-chuvas encharcados;

√ Caso ocorram oscilações de energia e o prédio não tenha gerador, não utilize os elevadores até que a energia se restabeleça;

√ Em caso de passageiro preso no elevador por conta da falta de energia, informe a portaria por meio do interfone e aguarde o resgate. O resgate deve ser feito somente pela equipe técnica de manutenção ou pelo Corpo de Bombeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>