A esquina mais valorizada de Porto Alegre (RS), entre as avenidas João Wallig e Nilo Peçanha, terá ainda mais motivos para se destacar com a presença de um complexo de arquitetura arrojada e de uso misto, que reunirá torres residenciais, comercial e até um hotel.
Tudo isto em meio a um endereço de fato privilegiado, que conta com a paisagem de um “vizinho” de peso: o Porto Alegre Country Club, um dos mais exclusivos clubes da cidade, com extensa área verde do campo de golfe.
O complexo da CFL Incorporadora, formado pelas duas torres do Estância – Residências Golfe, pelo comercial NL 2800 e um hotel boutique, tem assinatura dos consagrados escritórios de arquitetura Obra Prima Arquitetura, AT Arquitetura, HB Arquitetas Associadas e JA8 Arquitetura e Paisagem.
Um projeto com tamanha dimensão, que já está mudando a paisagem de Porto Alegre, não poderia deixar de contar com o know-how da TK Elevator, que participará do empreendimento com equipamentos de mobilidade que levarão para o dia a dia das pessoas as mais inovadoras tecnologias em transporte vertical.
Integração entre projeto e natureza
Promover qualidade de vida em meio à efervescência cosmopolita de Porto Alegre, integrando o projeto e a natureza do entorno, é a essência do complexo da CFL.
O Estância – Residências Golfe, o NL 2800 e o hotel boutique se conectam e dividem a paisagem exuberante da região, mas agregam diferenciais para uma experiência realmente inovadora.
O projeto de arquitetura do Estância – Residências do Golfe foi buscar inspiração na arquitetura intimista e sofisticada das grandes estâncias uruguaias e a sensação e o clima dos pampas para o contexto urbano.
As duas torres têm, cada uma, 17 andares com áreas privativas de 286 m² a 511,48 m², com 3 ou 4 suítes. Uma alameda interna dá acesso a elas com toda a segurança e privacidade, sem falar na vista exuberante do green do campo de golfe e no contato permanente que as pessoas terão com a natureza, qualidade que também predomina na ampla área de lazer com espaços de conveniência como o Recanto Garden, Jardins do Bosque, Espelhos d’água, piscina aquecida com borda infinita e solarium.
Já o NL 2800, complexo comercial, conta com 14 andares e múltiplas possibilidades de plantas: desde conjuntos com metragens de 49,34 m² a 174,49 m² até lajes corporativas de um andar inteiro de até 639,33 m².
Essa torre corporativa apresenta espaços multiusos flexíveis, com várias possibilidades de aproveitamento – desde reuniões privadas até eventos corporativos. Trata-se de um ambiente sofisticado, que integra conforto, design e recursos tecnológicos de alta qualidade. Além disso, o NL 2800 conta com um terraço para lá de convidativo para momentos de confraternização e descontração
A acessibilidade e segurança também estão presentes para que todos possam aproveitar o melhor da região sem preocupações. Assim, além de estacionamento e acesso exclusivo monitorado, o complexo privilegia o conceito de walkability, que qualifica a área como adequada para caminhadas, com amplo espaço de circulação para quem se desloca a pé ou de bicicleta, seja para ir ao escritório, admirar vitrines, curtir um happy hour ou contemplar a natureza do Country Club.
O NL 2800 estará ao lado de um exclusivo hotel boutique, com estrutura que segue padrões internacionais, em sintonia com o empreendimento. Voltado para o Green do Porto Alegre Country Club, será mais uma conveniência de alto padrão que se soma a todas as facilidades de compras e serviços de qualidade que rodeiam o espaço.
TKE no complexo: interação com os passageiros
Para a mobilidade de todos que vão morar, trabalhar ou se hospedar no complexo da CFL, a TKE reunirá as tecnologias mais inovadoras em transporte vertical: serão 14 elevadores do modelo Evolution, nas versões 200 e 300, sendo seis para as torres residenciais, cinco para o edifício comercial e três para o hotel.
Entre as diversas funcionalidades dos equipamentos da TKE consta o tracionamento por cintas no lugar de cabos de aço, a tecnologia belt, além de outros elementos mecânicos e de controle que também potencializam o desempenho como é o caso do quadro de comando MHC2 e da máquina de tração sem engrenagem com imãs permanentes para projetos com e sem casa de máquinas.
Os elevadores do complexo foram projetados para garantir o melhor aproveitamento da caixa de corrida do elevador com dimensões que representam a menor área de poço do mercado, permitindo que seja instalado em espaços reduzidos.
Tem mais: os equipamentos serão aliados do complexo na economia de energia em virtude de componentes como máquinas gearless, iluminação LED e modo stand by, que desliga elevador quando não está sendo usado.
Para ampliar a segurança dos passageiros, o sistema de resgate automático integra os elevadores. Assim, em caso de falta de energia, o equipamento se movimenta automaticamente até o andar mais próximo para que as pessoas saiam tranquilamente.
As soluções digitais da TKE também estarão presentes a partir de tecnologias que promovem a interação entre o elevador e o passageiro.
O AGILE Antecipação de Chamadas, por exemplo, permite o acesso aos andares já na catraca de acesso, liberando a entrada das pessoas e automaticamente direcionando-as ao elevador já programado para levá-las ao andar de destino. Esta mesma tecnologia permite ao condomínio configurar o elevador para atender com exclusividade o presidente de uma empresa, por exemplo, garantindo a ele privacidade e segurança.
Com foco na operação dos elevadores, a TKE oferece o AGILE Gestão de elevadores e o MAX, solução de manutenção preditiva.
A primeira plataforma reúne várias soluções para programar os elevadores de acordo com a necessidade do edifício, a partir de um sistema que pode ser utilizado por meio de computadores disponíveis na portaria ou na sala de controle da segurança e até mesmo por um aplicativo baixado em smartphones.
Já o MAX é a solução baseada em nuvem, que utiliza os princípios de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) aplicados à indústria de elevadores. A partir da coleta de dados dos elevadores em tempo real, o MAX consegue detectar falhas nos equipamentos para manter a mobilidade dos edifícios a partir de uma atuação preditiva das equipes técnicas. A lógica do sistema é ampliar a disponibilidade do elevador e a mobilidade nas grandes cidades. Na prática, quem usa o elevador todos os dias nem vai ficar sabendo o que aconteceu e poderá contar com o equipamento quando precisar dele.
O acabamento de todos os elevadores terá o design exclusivo das cabinas do Evolution linhas noble e clean, com revestimento em aço inoxidável escovado e polido, e itens personalizados de acordo com a decoração dos empreendimentos. Em conformidade com a norma de acessibilidade, os elevadores também terão código braille e sinal sonoro.