Sabe aquela frase que diz que são os detalhes que fazem toda a diferença? No dia a dia dos usuários de elevadores, trata-se de uma realidade, principalmente quando a gente fala das portas desses equipamentos. 

Mesmo diante de tantos componentes que tornam esse meio de mobilidade seguro, as portas merecem e devem ser alvos de atenção e cuidados por parte de todos. E, nós, passageiros, temos sim como contribuir para o uso correto desse dispositivo que pelo elevado uso necessita de cuidados de assistência técnica especializada. 

Funcionamento das portas do elevador 

É comum os usuários de elevadores entrarem e saírem dos equipamentos automaticamente, ou seja, sem prestarem atenção a detalhes importantes, que podem evitar acidentes. 

Os elevadores atuais possuem duas portas, uma instalada na cabina e a outra no pavimento; elas funcionam simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo, mas a porta de cabina sempre comanda a operação da que está instalada no pavimento. 

Estar atento a esse movimento é necessário em todo elevador, independentemente do tipo de porta utilizado. Pois é, sabia que os elevadores podem ter portas automáticas ou semiautomáticas? 

No primeiro caso as portas funcionam em conjunto. Isso significa que elas só abrem ou fecham quando o elevador atinge uma posição segura e nivelada no andar ou pavimento.  

As semiautomáticas são aquelas em que a porta de pavimento (de cada andar) é de abertura manual, comuns em edifícios antigos. Nesse caso, o controle de abertura e fechamento continua sendo feito pela porta de cabina, em dois momentos. Primeiro, a porta de pavimento precisa estar fechada para que a porta de cabina inicie o fechamento. Num segundo momento, a porta de cabina fecha e trava a abertura da porta de pavimento, permitindo o funcionamento do elevador.  

Outro requisito em favor da segurança é que a porta do pavimento somente pode ser destravada quando o elevador estiver nivelado e com a porta de cabina aberta.  

Vale dizer que hoje o sistema de abertura e fechamento das portas utiliza tecnologia moderna de controle que permite mais conforto e rapidez na operação do elevador. 

Dicas para mais segurança no elevador 

Para oferecer ainda mais segurança aos passageiros e, de quebra, ampliar a vida útil do elevador, especialistas da TK Elevator trazem recomendações com atenção voltada às portas do elevador, seja do tipo que for.  

1 – Nunca forçar a abertura ou o fechamento das portas dos elevadores 

Este alerta pode parecer até desnecessário, mas muitos usuários forçam a abertura e o fechamento das portas, impedindo que o equipamento funcione adequadamente. Trata-se de uma ação que pode danificar componentes do elevador e tem mais: quando falamos de elevadores com porta manual, atitudes assim não resolvem já que as portas são ajustadas para o tempo correto de fechamento.   

Por isso, quando é percebido algum problema, como lentidão na abertura ou no fechamento da porta, basta levar a informação ao responsável pelo condomínio para que a assistência técnica seja acionada e faça uma avaliação para eventual regulagem da velocidade das portas. 

2 – Não interromper o fechamento das portas automáticas utilizando as mãos 

Sabe quando o vizinho pede para segurar o elevador para dar tempo de ele entrar? Quando acontecer, nunca use as mãos e sim os comandos designados para tal função, instalados na botoeira de pavimento ou de cabina. Estamos nos referindo aos botões de comando de abertura e fechamento em formato de setas. As horizontais com vértices para dentro indicam o movimento de fechar a porta, já a para fora sinaliza o movimento de abrir a porta.  

3 – Ter sempre cuidado ao cruzar a porta do elevador com objetos pequenos e finos, como bengalas e guias de cachorro 

Para mais segurança, os elevadores contam com dispositivos que detectam automaticamente quando alguém ou um objeto está cruzando a porta e impedem o seu fechamento.    

São feixes de raios infravermelhos paralelos em forma de cortina de luz que bloqueiam a operação de fechamento da porta quando são interrompidos. Apesar dessa precisão, objetos muito pequenos ou finos podem não ser detectados pelo sensor. Por isso, a recomendação para quem usa bengala ou vai transportar seu pet com guias é redobrar a atenção. 

4 – Adotar medidas seguras para o transporte de animais no elevador 

Por falar em transporte de animais, todo o cuidado é pouco. Já trouxemos aqui no blog dicas para levar seu pet de forma segura no elevador e na escada rolante. Para reforçar, sempre carregue no colo animais de pequeno e médio porte e mantenha os maiores ao lado e com a guia

5 – Antes de embarcar no elevador, verificar se o equipamento se encontra no andar 

Sabia que o elevador pode não estar totalmente nivelado com o pavimento, apresentando uma espécie de degrau? Isso pode ocorrer, por exemplo, em virtude de uma carga transportada anteriormente. Por isso, é imprescindível levar em conta aquele conhecido aviso que alerta para conferir se o elevador está no andar antes de puxar a porta para entrar, ação que estimula uma cautela necessária para evitar acidentes

6 – Crianças não devem utilizar o elevador sozinhas 

Sim, as crianças devem sempre estar acompanhadas de um adulto, pois é comum encararem os elevadores como brinquedos, podendo criar situações perigosas. 

O uso correto desses equipamentos pelos pequenos é tão importante que virou alvo de uma série de ações que a TKE coloca em prática para impactar crianças, pré-adolescentes e seus responsáveis. 

Contribuir para uma mobilidade segura é parte do trabalho e do compromisso da TKE com as pessoas que são transportadas diariamente em nossos elevadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>