A engenharia aplicada à indústria de elevadores atingiu um novo patamar com a criação de um hub de inovação global que desenvolve novas soluções tecnológicas para serem aplicadas em qualquer lugar do mundo.

Localizado em Guaíba (RS), onde a TKE já opera a partir de sua fábrica e headquarter para a América Latina,o TechHub está integrado ao PDC – Product Design Center, que tem na sua base uma equipe com mais de 100 profissionais de engenharia especializados e que conquistou reconhecimento mundial, a partir da sua atuação em projetos globais que hoje estão sendo exportados para outros países.

Um exemplo é o AGILE Mirror lançado este ano no Brasil, que ganhou o mundo e será instalado nos elevadores do One World Trade Center, em Nova York (EUA), uma referência em construção que alia soluções integradas em engenharia, arquitetura e tecnologia.

Para chegar a esse patamar, a equipe de engenheiros do PDC passou a focar cada vez mais na experiência do usuário e sua interação com o elevador. Uma premissa que passa pela aplicação de conhecimentos de engenharia de software, área que vem crescendo no escopo de negócio da empresa, inclusive com a contratação de profissionais com essa especialidade. Desta forma, a empresa também passa a abrir oportunidades para o desenvolvimento de novos profissionais na área de engenharia, retendo esses talentos no país, com o objetivo de exportar tecnologias e novas ideias em mobilidade, a partir do trabalho desenvolvido no PDC.

Rompendo fronteiras

À frente da equipe está Christopher Busemann, engenheiro alemão que já correu o mundo profissionalmente – com passagens pela Alemanha, Japão, China e Espanha, e que hoje se sente honrado em comandar uma equipe muito bem preparada tecnicamente, mas que também coloca o coração no que faz. “Nossa equipe é muita dedicada e focada, além de ser apaixonada pelo trabalho que realiza. Essas propriedades combinadas com uma atitude muito ética, comunicativa e acolhedora são a base para a crescente relevância global que estamos conquistando no grupo. Com certeza é uma equipe preparada para ir além”, destaca o Head of Product Design Center para a América Latina.

Na sua avaliação, com os engenheiros trabalhando cada vez mais globalmente, era uma questão de tempo para o PDC de Guaíba ser reconhecido por sua liderança em pesquisa e desenvolvimento, participando e até impulsionando alguns dos clusters e projetos globais.  “Com certeza, a confiança que o nosso CEO, Paulo Manfroi, nos dá, também ajuda muito, sempre nos apoiando e atuando como parte da equipe, um embaixador poderoso para as novas soluções que lançamos recentemente, como o AGILE Mobile”, destaca Christopher.

A partir de sua experiência, o Head da TKE sabe que trabalhar em um ambiente internacional com tarefas desafiadoras e técnicas a serem resolvidas, às vezes coloca as pessoas em grandes desafios, mas também as impulsiona a fazer o melhor. Um recado importante para quem está começando na carreira e almeja trilhar esse caminho. “Pelo fato de sermos uma empresa multinacional e estarmos presentes aqui em Guaíba, no Rio Grande do Sul, reunimos uma base muito boa para a atração de talentos, e uma coisa puxa a outra. Pessoalmente, acredito que, além das opções que podemos oferecer por conta do nosso network global, a maioria das possibilidades de desenvolvimento são criadas devido aos resultados obtidos internamente pelo nosso time”.

E, neste sentido, a recompensa por todo o empenho é ver as ideias locais ganhando o mundo, como é o caso das soluções digitais AGILE Mirror e AGILE Mobile, mas também ir além, para transformar a mobilidade e a experiência das pessoas que utilizam nossos equipamentos em qualquer lugar do mundo. 

Hoje, Dia do Engenheiro, nossa homenagem a todos os profissionais que nos ajudam a construir soluções de mobilidade inovadoras, transformando a vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>