Quando torcedores do Grêmio e do Inter se encontram nos estádios dos respectivos times para mais um GreNal vivenciam uma experiência especial diante da grandiosidade de dois exemplos de projetos que usam e abusam da tecnologia e criatividade, sem abrir mão da eficiente mobilidade que torna o ir e vir do público mais organizado.

Diante desse contexto, o empate é certo, pois os estádios das duas maiores torcidas do Rio Grande do Sul, palcos de partidas memoráveis, entre outros eventos, fazem parte de uma seleção de craques: a dos melhores estádios do mundo, que surpreendem também pela beleza e inovação.  

Pódio de campeões

O público que frequenta estádios de “primeiro mundo” conta com o suporte de elevadores e escadas rolantes que facilitam a locomoção e garantem mobilidade segura, confortável e ininterrupta, digna de campeões!

Mas há outros atrativos que impressionam como projetos de arquitetura de tirar o fôlego, por exemplo. Nesta seleção é possível conferir estádios deslumbrantes, que unem anfitriões e adversários. Afinal, não tem como vaiar esses estádios que dão um show de bola!

Brasil

– Estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)

O Sport Club Internacional tem um estádio digno de sua história: o Beira-Rio, oficialmente chamado Estádio José Pinheiro Borda. O teto de membrana que sombreia grande parte das arquibancadas e do gramado com “folhas” salientes é o destaque do projeto. No interior, 23 elevadores respondem pela mobilidade de mais de 50 mil torcedores, além das equipes e árbitros das partidas.

– Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)

Estádio multiuso, a Arena do Grêmio é considerada uma das mais modernas instalações  da América do Sul. Palco de grandes partidas de futebol, também recebe grandes shows e eventos. Como o Brasil é um mercado em crescimento para a certificação LEED, esse espaço segue tal tendência e ainda conta com o apoio de 18 elevadores da nossa marca que reúnem alta tecnologia e eficiência energética. Gol de Placa! 

África do Sul

First National Bank Stadium, Nasrec

Nos arredores de Joanesburgo está o estádio construído em 1987 e modernizado para a Copa do Mundo de 2010. O projeto chama a atenção pela acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção e pelo visual: o revestimento externo apresenta cores de terra e, quando iluminado, parece estar sobre uma fogueira. 

Alemanha

Allianz Arena, Munique

A sede do Bayern de Munique se destaca pelo design e engenharia – apresenta a primeira fachada totalmente mutável, capaz de produzir até 16 milhões de cores diferentes. Sim, a aparência única conta com o apoio de 2.874 painéis de folha de ETFE, que se estendem sobre o topo para formar um teto acima dos assentos. 

Arábia Saudita

King Abdullah Sports City, Jeddah

Trata-se de um complexo com várias instalações para diferentes tipos de esportes, sendo o moderno estádio de futebol a maior delas. Um aspecto é marcante: a fachada única que o faz parecer uma joia surgindo da areia. Elementos distintos da arquitetura e design árabe completam o estádio construído em apenas 14 meses.

Austrália

AAMI Park, Melbourne

Também chamado de Estádio Retangular de Melbourne, não apresenta muitos ângulos retos. A fachada chama a atenção por ser composta por estruturas onduladas em forma de bola, representando quase todos os esportes lá praticados.

China

Estádio Nacional de Pequim, Pequim

A fachada desse estádio ficou amplamente conhecida nos Jogos Olímpicos de 2008. Assinam o projeto Herzog & de Meuron, arquitetos também responsáveis pela Allianz Arena, em Munique. O estádio é composto por duas estruturas separadas: uma de concreto vermelho e, a 15 metros, uma de aço em torno do espaço, principal característica do design, que confere ao estádio a aparência semelhante a um ninho de pássaro.

Estádio ShenzhenUniversiade Sports Center, Shenzhen

Esse estádio inclui várias instalações para diferentes esportes, mas é usado principalmente para futebol e atletismo, bem como um centro aquático. A fachada parece uma formação de cristal subterrânea e o fato de poder ser destacada em cores diferentes só aumenta essa ilusão.

Estados Unidos

Globe Life Field, Arlington, Texas

A casa do time de beisebol Texas Rangers tem teto retrátil de 22.296 m2 – o maior do mundo – projetado para permitir ambiente confortável em tempo quente ou para fechar em 15 minutos caso chova. A mobilidade está presente em 24 elevadores e 13 escadas rolantes TKE.

Hard Rock Stadium, Miami, Flórida

A sede do time de futebol americano Miami Dolphinstambém recebe jogos de beisebol e torneios de tênis, bem como luta livre profissional, boxe, ralis de monstertruck e shows. É um estádio que sofreu muitas mudanças, até de nome. O que não muda é a eficiência das soluções de mobilidade da TKE.

Confira também o artigo original (em inglês) no Urban Hub.

Créditos das Imagens e Vídeos:

Arena do Grêmio, Foto: Ariel Farias / Camejo Comunicação

First National Bank Stadium, Foto: Andreas Wulff, do FlickrAttribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Allianz Arena 1, Foto: Manuel Núñez Salinas, do FlickrAttribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

King Abdullah Sports City, Foto: saudipics, da Wikimedia CommonsAttribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0)

AAMI Park 1, Foto: Kandukuru Nagarjun, do FlickrAttribution 2.0 Generic (CC BY 2.0)

Beijing National Stadium, Foto: Peter23, da Wikimedia CommonsAttribution-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-SA 3.0)

Shenzhen Universiade Sports Centre Stadium, Vídeo: 拍中國 ST-CHINA, do YouTube

Globe Life Field, Foto: TKE MediaHub

Hard Rock Stadium, Vídeo: tlausser, do YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>