Para o prédio mais alto do Peru, a mais eficiente tecnologia. Afinal, os futuros moradores do edifício TEMPO, em fase de construção em Lima, capital peruana, vivenciarão a mobilidade em estado pleno e, digamos, elevado. Para percorrer os 44 andares, os elevadores TKE de alta velocidade para prédios altos garantirão o ir e vir, assim como ocorre em expressivos empreendimentos nas maiores cidades do mundo.

O projeto do arranha-céu assinado pela Urbana Perú, integrante do grupo colombiano Colpatria, por si só evoca ousadia, pois são 121 metros de altura que exigem segurança, velocidade e conforto.

Localizado em Santa Catalina, a 10 minutos do mais importante centro de negócios de Lima, o TEMPO compreende uma torre que abrigará 396 apartamentos distribuídos em dois andares com plantas flexíveis, cinco subsolos de garagem e uma ampla área social com salas para eventos e reuniões, além de ginásio com vista para um jardim interno, playground e lavanderia para uso comum. No último andar, além da vista privilegiada de Lima, o projeto contempla um terraço com churrasqueiras, bar equipado com TV e jogos para encontros ao ar livre.

Para o alto com elevadores velozes

Para ir até o topo do edifício residencial mais alto do Peru, os usuários levarão apenas 45 segundos com os quatro elevadores que possuem 2,5 metros por segundo de velocidade.

Os modelos dos elevadores, Meta 200, operam com máquinas sem engrenagem, com excelente desempenho. Mais: a tecnologia empregada não necessita de óleo lubrificante e, por isso, não polui o meio ambiente, além de gerar economia de energia de até 30% em comparação aos equipamentos com máquinas com engrenagem.

Como beleza e sofisticação também são partes essenciais do projeto, os elevadores terão cabinas baseadas nas últimas tendências de design de interiores para viagens confortáveis e com estilo, com altura de 2,4 metros. O revestimento será em aço inoxidável e os teclados Smart Cop permitirão várias interfaces com os passageiros para uma experiência inovadora: no momento de registrar o andar do apartamento, por exemplo, será possível escrever o número na tela com a própria mão ao invés de digitá-lo no painel de operação.

Expertise em arranha-céus

Não é de hoje que a TKE integra projetos de empreendimentos que impressionam também pela altura. Dentro e fora do País, a empresa apresenta sua expertise com sistemas inovadores, que dão condições para que arquitetos e engenheiros criem arranha-céus que desafiam a lógica convencional, como o MULTI, primeiro elevador sem cabos do mundo, premiado internacionalmente, inclusive pelo CTBUH – Council on Tall Buildings and Urban Habitat. O sistema inovador possibilita várias cabinas operando em loop, como um sistema de metrô, e que se movimenta tanto na vertical, subindo e descendo, como na horizontal.

Alguns dos novos empreendimentos mais impressionantes já construídos contam com os sistemas de elevadores da TKE como o One World Trade Center, em Nova York (EUA), que tem 541 metros de altura e 71 elevadores (os mais rápidos das Américas), além de 12 escadas rolantes da empresa. Em 2022, a cidade receberá outro projeto inovador: 50 Hudson Yards, com 308 metros, que terá 40 elevadores TWIN, sistema inovador da empresa pelo qual dois elevadores operam independentes no mesmo poço.

Já no Brasil também é possível citar exemplos da presença da TKE em projetos arrojados de prédios altos como o Birmann 32, em São Paulo, que tem os primeiros elevadores com velocidade de 7 metros por segundo do Brasil para atingir o topo da torre corporativa com 125 metros de altura.

A TKE também fornecerá os elevadores do One Tower, prédio em construção em Balneário Camboriú, com 280 metros de altura, que estará entre os residenciais mais altos da América Latina. Para transportar os futuros moradores pelos 70 andares serão cinco elevadores que atingirão o topo na velocidade de 5 metros por segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>