No universo de uma empresa que atua em favor da mobilidade, estar atenta ao mercado significa conhecer as demandas tecnológicas, concorrências etc., sem desviar o foco de um quesito singular para o êxito da equação: estabelecer contato com as futuras gerações de profissionais.

Por isso, a TK Elevator há anos faz questão de se conectar com jovens estudantes em feiras de carreiras como ocorreu, recentemente, em duas das maiores no Sul, ligadas a renomadas universidades: a 10ª Feira de Carreiras PUCRS, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e a Feira de Empregabilidade, da Universidade Feevale.

A proposta da empresa, que participa dos eventos como expositora, é justamente promover uma ponte com os estudantes que estão em busca do primeiro estágio ou mesmo emprego. Segundo o Censo da Educação Superior do Inep/Ministério da Educação, o Brasil tem 8,9 mihões de estudantes no nível superior.

 “Além de identificar futuros profissionais para as mais diversas áreas, como Engenharia, a TKE não abre mão de fazer parte desses encontros que são bases para um banco de talentos qualificado e também apontam tendências, inspiram os estudantes e, sobretudo, fortalecem o ecossistema de inovação”, afirma Renan Anger, Supervisor de Recrutamento, Seleção e Diversidade.

Conexões para o futuro

Para se aproximar do público, a TKE participa dos eventos com um estande institucional e o contato com os alunos fica a cargo de profissionais de diferentes áreas, como RH e Engenharia.

Uma iniciativa, porém, transformou-se em verdadeiro diferencial nas recentes participações da TKE. A empresa expôs um equipamento que simula a solução digital AGILE Mirror, tecnologia da empresa que transforma o espelho de um elevador em um elemento totalmente customizável, capaz de informar, entreter e interagir com os passageiros por meio de uma tela multimídia de alta resolução e sensível ao toque.

Os visitantes puderam, então, simular como a tecnologia funciona na hora de selecionar o andar de destino, como também conferir notícias, acompanhar a previsão do tempo, tudo isso com a nitidez da tela LED. A iniciativa não só “segurou” os jovens por mais tempo no estande como também despertou o interesse em um assunto recorrente na TKE, a inovação. “Pudemos, assim, conectar principalmente os estudantes da área de engenharia ao nosso negócio”, comenta Marcos Junior Flores Solbego, Analista Recrutamento e Seleção.

Efetividade comprovada

Segundo Solbego, comprovadamente há aumento de aplicações nos processos seletivos em andamento na TKE a partir da presença nas feiras.

O movimento é justificado visto a participação massiva dos estudantes. Só na feira da PUCRS deste ano, por exemplo, a empresa recebeu mais de 600 visitantes. Uma conexão que vai além do evento, com o envio de comunicações por e-mail para estreitar ainda mais o contato entre o aluno e a empresa.

Vale dizer que, historicamente, a TKE participa de eventos anuais como esses em virtude da necessidade de captação de jovens profissionais para Guaíba, onde fica a sede da empresa e a fábrica, bem como para Porto Alegre. O mesmo movimento acontece nas Filiais da TKE no Brasil e nos países da América Latina.

“A participação em feiras é uma oportunidade de nos aproximarmos dos potenciais candidatos, apresentar a empresa e nos colocar à disposição”, reafirma Maria Tereza Barreiro Corrêa, Analista Recrutamento e Seleção Senior.

Carreira x mercado de trabalho

Promover diálogos sobre carreira e o mundo do trabalho é a essência da Feira de Carreiras PUCRS e da Feira de Empregabilidade da Feevale.

O evento da PUCRS é um dos maiores de carreira do Sul do país. Realizado no início de outubro, resgatou a essência das edições anteriores estabelecendo a proximidade entre estudantes e o universo do trabalho por meio de uma imersão para recolocação no mercado; trilhas para desenvolver as hard e soft skills, criando um ambiente propício de conexão com empresas de diferentes segmentos e os cerca de 2.000 visitantes.

Já a 15ª edição da Feira de Empregabilidade da Feevale contou com cerca de 4.800 estudantes e ocorreu juntamente com o Feevale Summit, evento na área de inovação, em outubro. O encontro, segundo Carla Lanzer, Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante, aproximou os visitantes das vagas de emprego e estágio oferecidas pelas empresas que, no próprio evento, cadastraram currículos. É uma troca e aproximação de extrema importância para ambos os lados, empresas e estudantes”, explica a coordenadora, ratificando o papel de eventos assim para a movimentação sadia e a atualização necessária ao mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>