As chegadas e partidas de passageiros nos mais importantes aeroportos brasileiros são mais ágeis e confortáveis com o auxílio de elevadores, escadas rolantes, esteiras e pontes de embarque da TK Elevator.

É a partir de soluções que vencem as distâncias dentro dos aeroportos com agilidade e eficiência que a mobilidade deixa de ser um ponto crítico e passa a agregar valor. Por isso, o nível de exigência para deslocamentos internos mais eficientes aumenta cada vez mais, principalmente com a retomada das atividades nos terminais dos aeroportos, que estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19.


Da porta de entrada até a porta do avião

Os investimentos em equipamentos modernos e com tecnologias inovadoras tem por objetivo proporcionar uma experiência diferenciada aos passageiros desde o saguão do aeroporto até o embarque/desembarque do avião

As pontes de embarque (PBBs) se encaixam perfeitamente nessa descrição e vem ganhando espaço nos principais aeroportos do país. Pela importância no ciclo da mobilidade, evoluíram muito com a aplicação da mais alta tecnologia, tendo como foco principal os sistemas inteligentes e digitalizados, que melhoram muito a experiência dos passageiros, facilitando as operações em diversas situações.

Além da tecnologia primordial, os modelos podem ser personalizados para diferentes espaços e usos, que se adaptam ao ambiente exclusivo dos aeroportos e atendem a praticamente todos os tipos de aeronaves, desde as maiores até jatos. As aeronaves menores, por exemplo, podem contar com equipamentos que permitem que os passageiros embarquem diretamente do terminal no nível do solo. Para os modelos A-380, os maiores aviões de passageiros do mundo, as pontes flexíveis alcançam uma altura equivalente ao 3º andar de um edifício, cerca de oito metros. Além disso, trabalham em dupla: uma para o deck inferior, outra para o superior.

Sistemas inteligentes

Além das pontes de embarque, elevadores, escadas e esteiras rolantes completam a gama de soluções para uma mobilidade eficiente e segura.

Os elevadores para aeroportos geralmente são do modelo sem casa de máquinas e tração sem engrenagem, que otimizam espaço e não precisam de óleo, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

As escadas rolantes, além da capacidade para transportar até 9 mil pessoas/hora, também são eficientes para a economia de energia. A partir de um inversor de frequência de velocidade, o equipamento fica em stand by quando não estiver em uso, e desta forma, não gasta energia. 

A mesma tecnologia está presente na esteira rolante, equipamento ideal para transportar pessoas, carrinhos e similares. Neste caso, o design modular e compacto atende às crescentes exigências de espaço e suas dimensões reduzidas necessitam menos construção, oferecendo maior conveniência e conforto aos passageiros.

As tecnologias para soluções aeroportuárias não param de avançar e já existem sistemas inteligentes e digitalizados para melhorar anda mais a experiência dos passageiros e facilitar a operação.

É o caso do inovador Remote Control System (RCS) para as pontes de embarque. Trata-se de uma tecnologia que combina harware e software e permite que as pontes de embarque sejam controladas remotamente por um operador e com segurança, ampliando a eficiência do sistema. Antes dessa solução, era necessário mover as pontes manualmente em cada portão de embarque.

Além desse produto, outras soluções para aeroportos são destaque no portfólio da TKE como o Sistema Gerencimento Inteligente de Gate (iGMS) e Sistema Visual de Orientação de Acoplamento de Aeronave (VDGS.

Viagens pelo mundo

A tecnologia dos equipamentos instalados nos aeroportos brasileiros é igual a dos principais aeroportos do mundo, como os de Londres, Paris, Munique, Moscou, Madri, Nova York e Toronto, entre outros.

No Brasil, as soluções de mobilidade respondem pelo transporte dos passageiros do maior aeroporto da América Latina, o GRU Airport- Aeroporto Internacional de São Paulo, e demais aeroportos de grandes capitais brasileiras.

Entre eles, o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro (RJ); Salvador Bahia Airport, em Salvador (BA); Floripa Airport em Florianópolis (SC); Aeroporto Internacional de Fortaleza, em Fortaleza (CE); e Aeroporto Internacional de Macapá, em Macapá (AP). Um sistema de transporte confiável e eficiente é crucial para aeroportos em todo o mundo. Com nossas soluções de mobilidade, entregamos e garantimos confiabilidade, conforto e a máxima eficiência para milhares de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>