Com o objetivo de levar qualificação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade social, a TKE em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS desenvolve o projeto de voluntariado Education4Future

A iniciativa começou em 2017 e recebeu inicialmente o nome de Projeto SEED (Sustentar, Educar, Elevar, Desenvolver), agora rebatizado. Nesse período já resultou na formação de cerca de 600 jovens e o engajamento de 200 voluntários da empresa que atuam como instrutores e mentores do projeto

Atualmente, o programa é oferecido na Colômbia, Brasil, Uruguai, Índia e Tailândia e tem como objetivo expandir seu alcance geográfico e, ao mesmo tempo, aumentar o número de jovens treinados.  

Desta forma, a TKE e a ONG global mantêm o esforço para mudar as estatísticas relacionadas ao desemprego juvenil. Em todo o mundo, mais de 68 milhões de jovens procuram emprego, 270 milhões não têm emprego, educação e formação, e mais de 123 milhões trabalham enquanto vivem na pobreza.  

Ao oferecer treinamentos de habilidades básicas, orientação profissional, apoio ao empreendedorismo e experiência de trabalho no mundo real, a TKE visa preparar o caminho para que os jovens se tornem adultos independentes na busca do primeiro emprego. Com o Education4Future, a empresa participa do YouthCan!, iniciativa da Aldeias Infantis SOS que se baseia em uma forte aliança entre organizações não governamentais e o setor privado.  

Engajamento que gera resultado

Na América Latina, o projeto está presente desde o lançamento da iniciativa global e conta com a participação de funcionários/voluntários do Brasil, Colômbia e Uruguai.    

“Desde o lançamento do Projeto abraçamos essa causa para proporcionar aos jovens assistidos pela Aldeias Infantis SOS no Brasil, na Colômbia e no Uruguai a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, a partir da atuação voluntária dos nossos colaboradores. Até aqui colhemos resultados muitos positivos e agora queremos avançar nesse propósito, proporcionando também a inclusão digital desses jovens e preparando-os para o futuro”, avalia Marcio de Andrade, Vice-Presidente de Recursos Humanos da TK Elevator América Latina.    

No Brasil, o projeto já beneficiou mais de 100 jovens e após um ano sem atividades, por conta da pandemia de Covid-19, voltou no formato digital em 2021. Nesta nova edição, foram atendidos 30 jovens, de quatro cidades do Rio Grande do Sul – Guaíba, Esteio, Porto Alegre e Capão da Canoa. A segunda edição da versão on-line foi realizada com 34 jovens de cidades do Rio Grande do Norte – Natal e Mossoró.   

Na Colômbia, o projeto também tem colhido bons resultados desde 2017 e por meio do formato on-line foi possível ampliar o atendimento e levar ensinamentos para jovens de diferentes cidades, como Bogotá, Medellín, Cali, Pasto e Ibagué.  

Desde 2019, o Uruguai também abraçou o projeto inicialmente com jovens da capital Montevidéu e, mais recentemente, no formato digital jovens de diferentes cidades, como Canelones, Flórida, Paysandú e Salto.  

Essa mudança para a modalidade de ensino a distância também ampliou a atuação de voluntários de diferentes Filiais da empresa. Com o apoio e a expertise das equipes das Aldeias Infantis foi possível remodelar o conteúdo para a realização de atividades não presenciais com os jovens assistidos, a partir de uma metodologia própria.    

Para os jovens foi destinada uma bolsa-auxílio, além de suporte para a inclusão digital, como tablets e pacote de dados para a internet para acompanharem as aulas.  

Quem ensina aprende muito mais

Quem atua diretamente com os jovens considera que os aprendizados são para todos os envolvidos, não só para os alunos, como os depoimentos a seguir. 

Os voluntários TKE são muito engajados. Mesmo quando o projeto precisou mudar do formato presencial para o digital, percebemos a vontade dos nossos colaboradores de fazer a diferença na vida dos jovens. O formato on-line possibilitou uma quebra na barreira geográfica e voluntários de diferentes cantos do Brasil puderam participar. Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, espera-se desenvolver um formato híbrido, alinhando o contato presencial com a inclusão digital”, afirma Giovana Borba, Analista de Comunicação Interna e Responsabilidade Social. 

“Independente do formato das aulas, presencial, on-line ou híbrido, trata-se de uma iniciativa de grande importância para os jovens, pois abre as portas para uma realidade com a qual não estão habituados, tanto pelo ambiente familiar, já que alguns sofreram com abandono ou não têm contato com pais biológicos, como pelas oportunidades. Por meio das aulas, eles mudam essa visão de vida e passam a acreditar que podem crescer, ter um trabalho decente, ser respeitados e integrados à sociedade”, analisa Carolina Basso, Chefe de Recursos Humanos na TKE Uruguai e voluntária do projeto.  

Participantes de uma das edições do evento, 2021.

Segundo Karen Pachón, Chefe de Recursos Humanos da TKE na Colômbia, atuar como voluntária possibilitou a ela desenvolver solidariedade, empatia, comunicação, entre outras competências pessoais e profissionais. “É enriquecedor fazer parte de um processo de formação e, acima de tudo, proporcionar aos jovens novas perspectivas sobre o mundo do trabalho. Espero que possamos continuar abrindo caminhos para mais jovens no país”, analisa. 

Nós abraçamos várias causas sociais, por meio de leis da Cultura, Esporte, Funcriança e Fundo do Idoso, e acreditamos no voluntariado corporativo para fortalecer ainda mais nossa participação nas iniciativas que apoiamos.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>