Criado há mais de 20 anos, o BIM (Building Information Modeling) vem deixando de ser uma tendência para se tornar uma evolução sem volta na construção civil, como parte do processo de transformação digital que o setor vem passando nos últimos anos.  

Segundo levantamento da Markets and Markets, empresa americana de consultoria e análise de mercado, o segmento global de BIM deve ter crescimento de 14,5% até 2025. 

Outro dado interessante vem da Rede Construção Digital e Industrializada (RCDI), iniciativa do Enredes, Unidade de Negócios do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, que reúne 70 empresas da cadeia produtiva, entre elas a TKE. Em 2018, cerca de 50% das construtoras e incorporadoras da Rede utilizavam a modelagem da informação. Hoje praticamente 100% dessas companhias já iniciaram uma jornada BIM. 

O que é o BIM

BIM, que significa Modelagem da Informação da Construção em português, é uma metodologia de trabalho que utiliza sistemas digitais para integrar o processo de concepção, construção e operação dos edifícios. Tais sistemas incorporam toda a informação útil de um projeto, permitindo análises em modelos virtuais de todo o ciclo de vida da edificação, desde a fase de concepção até a manutenção.  

Em outras palavras, todas as informações sobre a obra podem ser inseridas nesse modelo digital, desde a planta, cálculos do projeto de estruturas e demais etapas que são realizadas antes da obra, incluindo o projeto do elevador, por exemplo.      

Como filosofia de trabalho, o BIM integra arquitetos, engenheiros e construtores na elaboração de um modelo virtual 3D com informações para apoiar as diferentes etapas ao longo da vida útil das edificações. Quando bem utilizada, a plataforma pode elevar o nível de confiabilidade de projetos, processos de planejamento, controle de obras e da operação do edifício. 

Sempre que se fala em BIM, a aplicação mais elementar é para a detecção precoce de inconsistências, interferências e conflitos (clash detections) em projetos. Mas as aplicações da modelagem da informação podem ir muito além.  

O BIM vem sendo utilizado por construtoras e incorporadoras para auxiliar a análise de viabilidade de empreendimentos, extrair quantitativos para orçamentação e gerar um planejamento visual da obra. Também permite vincular as informações relacionadas à eficiência energética e à contabilidade de emissões a um modelo 3D, contribuindo para a sustentabilidade das edificações e para a obtenção de certificações verdes.  

A modelagem pode ser aproveitada, ainda, na gestão de facilities, ao facilitar o acesso e a visualização a todas as informações de todos os subsistemas da edificação. 

BIM do elevador

Pioneira no desenvolvimento de bibliotecas BIM para o segmento de elevadores, a TKE disponibiliza a seus clientes modelos tridimensionais de seus elevadores, escadas e esteiras rolantes em duas modalidades. 

A primeira delas, mais simplificada, foi criada para facilitar a rotina dos profissionais de arquitetura e engenharia na etapa de estudo de projeto. Para esses casos, o download dos arquivos pode ser feito diretamente no site da empresa em formato nativo Revit, software da Autodesk.  

A TKE também oferece um modelo BIM mais completo, conforme as especificações do projeto executivo, entregue ao cliente durante a consultoria comercial. Dessa forma, arquitetos e engenheiros conseguem, por exemplo, dimensionar o poço do elevador com máxima precisão, evitando interferências e obtendo um planejamento mais assertivo, devido às informações técnicas de viabilidade do projeto do elevador.  

A TKE apoia a utilização do BIM na cadeia da construção como parte do processo de digitalização do setor. A inovação que imprimimos em nossos produtos, agora está mais perto dos profissionais de arquitetura e de engenharia com todas as vantagens que a metodologia oferece. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>