As comemorações pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado hoje, 15 de março, podem ser à moda antiga, com as empresas oferecendo promoções ou homenageando esse público. Mas, as ações que faziam parte do comportamento adotado pelo mercado no passado param por aí.

O mundo está hoje diante de um novo perfil de consumidor, que impulsionou muitas mudanças no jeito de pensar e agir das empresas, fazendo com que partissem em busca de adaptações, afinal aquela pessoa que antes simplesmente aceitava o que o mercado oferecia, hoje é quem dita o que a empresa deve ofertar.

Com as transformações observadas ao longo das últimas décadas, o comportamento mudou tanto que até fez surgir o termo “consumidor 2.0”, que define aquele que só compra quando tem as informações que o ajudam a tomar a decisão, valorizando o posicionamento, conteúdo e valor da marca.

O consumidor 2.0 preza pela experiência, usa e abusa das facilidades permitidas pela tecnologia para se manter conectado, pesquisando muito antes de realizar a aquisição e, dessa forma, exige que as empresas acompanhem esse ritmo para que não percam espaço no mercado.

Desafios recentes

Mas como desafios nunca são demais, esse consumidor e, consequentemente o mercado, ainda teve de lidar com mais mudanças que chegaram junto com a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Segundos estudos realizados, a Covid-19 alterou hábitos e muitos deles vieram para ficar, embora seja cedo ainda para determinar com exatidão quais padrões de comportamento devem ser permanentemente alterados.

Diante desse fato, as empresas estão enfrentando uma nova onda de adaptações, pois é fato que as orientações de isolamento social para conter a disseminação do vírus suspenderam ou modificaram as atividades de diversas empresas, dos mais diferentes setores. Por isso, tornou-se ainda mais importante – e até mesmo crucial para manter a sobrevivência de muitas delas – entender as preferências do consumidor.

Esse momento, de acordo com os especialistas, pode gerar novas oportunidades para os mais diversos setores, principalmente se for levado em conta o fato de que esse novo cenário teve impacto nas mais diferentes faixas etárias de consumidores, indo além dos habituados com a tecnologia.

Por isso, a aposta é que as marcas que mais investirem no relacionamento com os clientes, aquelas que dedicarem mais atenção a ouvi-los de igual para igual, sairão ganhando.

Conectividade em evidência

Além da nova rotina de home office ou das aulas online, desde o início da pandemia as pessoas passaram a contar ainda mais com o uso de aplicativos para a realização de compras e outros serviços.

A conectividade vem ganhando tanto espaço que, hoje em dia, grande parte dos brasileiros considera as opções de entrega disponíveis como fator importante ao decidir em que loja será feita uma compra online.

Enganam-se aqueles que pensam que os benefícios resultantes desse jeito de comprar se resumem à economia de tempo ou dinheiro. Ao fazer um pedido online, o consumidor está hoje adotando uma medida de prevenção sanitária necessária em virtude da circulação do vírus e alto grau de contágio.

Esse mesmo raciocínio que faz o universo das compras online girar foi levado para os mais diferentes tipos de negócio, mas ganhou impulso no último ano.

Como não valorizar as soluções tecnológicas para acionar o elevador sem tocar nos botões, uma maneira eficaz e segura no combate à propagação da Covid-19, ou ainda as facilidades para uma chamada segura e digital por meio de um aplicativo que conecta o passageiro ao elevador? E não menos importante, a experiência do passageiro também foi repensada, por meio de uma conexão direta, quando existe a necessidade de entrar em contato com a empresa de manutenção, em diferentes situações, sem depender do porteiro, por exemplo.

Produtos como esses estão, mais do que nunca, em sintonia com o atual perfil de consumidor, e com o especial momento que a humanidade está vivendo, embora o comportamento desse público mude a cada dia, renovando constantemente a necessidade de as empresas monitorarem suas características para estarem sempre prontas para entregar o que ele quer e precisa. Nós da TKE estamos empenhados em promover novas experiências com as soluções que conectam as pessoas. Mas, podemos dizer que hoje os resultados desse compromisso com a mobilidade e a inovação são ainda mais efetivos e podem ser considerados essenciais diante do que o mundo está passando.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>