Ao longo da história, o fenômeno da urbanização moldou o mundo que conhecemos hoje. Junto com o crescimento das cidades, em extensão territorial e número de habitantes, a mobilidade passou a ser peça-chave para o deslocamento tão necessário ao desenvolvimento das relações sociais e econômicas. 

Um cenário que acaba de ser atualizado com o fato de que a população mundial atingiu a marca de 8 bilhões de pessoas no dia 15 de novembro deste ano, segundo projeção da Organização das Nações Unidas (ONU).  

O elevador, neste contexto, também ganhou espaço e foi se adaptando às diversas demandas, principalmente em relação aos diferentes tipos de empreendimentos. 

As funções de um edifício, assim como o perfil do público que o frequenta, são algumas das características que a TK Elevator analisa ao estudar e colocar no mercado um novo produto. 

Foi esse o caminho percorrido pela empresa ao apresentar o elevador synergy 200, lançamento projetado para atender prédios residenciais e comerciais com até 25 paradas

Um só mercado, diferentes tipos de projetos 

Uma das principais características do synergy 200 é a capacidade de integrar diversos tipos de projetos no segmento de baixo e médio tráfego – velocidade de até 1,75 metros –, uma importante fatia do mercado, diga-se de passagem. 

Isso se dá por, entre outras características, a oferta de cabinas com tamanhos flexíveis, permitindo que o elevador se adapte a diferentes projetos e se torne ideal não só para novos condomínios como também para edifícios antigos, que necessitam modernizar o elevador integralmente obtendo, assim, um modelo atual. 

Mas ao expandir seu portfólio para esse segmento na América Latina, a TKE se mostra atenta, sobretudo, aos empreendimentos que necessitam de equipamentos com bom desempenho, mas sem deixar de lado o conforto, que chega com esse design diferenciado, além das tecnologias que economizam energia e agregam valor aos edifícios. 

Principais qualidades do synergy 200 

Alto desempenho 

Quando se fala no desempenho deste lançamento, é importante destacar algumas características do synergy 200: é um produto indicado para edifícios com até 25 paradas, ou 80 metros de percurso, e que pode transportar até 13 passageiros (ou 975 quilos) em uma velocidade de até 1,75 metros por segundo.   

Mais: o synergy 200, a partir de uma plataforma global única, oferece mobilidade eficiente em construções novas, já que opera com o quadro de comando MHC2, a última geração em software de controle, além de máquinas de tração sem engrenagem com imãs permanentes que se adaptam aos projetos com ou sem casa de máquinas. 

Eficiência energética  

Como a questão da sustentabilidade faz parte da estratégia de negócio da TKE, seus produtos são sempre desenvolvidos com atenção a essa visão. Isso significa que há sempre a premissa de contribuir para a redução da pegada de CO2 dos edifícios e, consequentemente, das cidades.  

Por isso, o synergy 200 recebeu a classificação A, na categoria de uso 3de acordo com a norma ISO 25745-2, a partir de componentes como as máquinas sem engrenagem, iluminação LED e modo stand by, que mantém o elevador desligado quando não está em operação.  

A economia de energia ainda pode ser ampliada com a instalação do sistema regenerativo, solução que converte a energia que seria dissipada em forma de calor em eletricidade para a rede do prédio. Em média, os prédios que utilizam o sistema regenerativo economizam até 35% com o consumo de energia do elevador. 

Conforto e segurança  

A cabina do synergy 200 é um detalhe e tanto. O design é clean e moderno, privilegiando as linhas retas, fato que acaba ampliando o espaço interno. O acabamento tem predominância do aço inox premium escovado e o painel de operação é composto de um mix com acabamentos em aço inox polido, garantindo sofisticação para projetos que exigem essa qualidade. A iluminação também ganhou destaque com um design minimalista que conta com o uso de LED no ponto central do subteto. 

Além de beleza, o synergy 200 mostra força na questão principal que envolve todo elevador: a segurança. Esse assunto mereceu destaque com o resgate automático, sistema que libera os passageiros automaticamente em caso de falta de energia. Sim, o dispositivo movimenta o elevador até o andar mais próximo para que as pessoas possam sair tranquilamente caso fiquem presas em virtude de falta de energia, por exemplo. 

Cabe dizer que o synergy 200 atende aos requisitos da nova norma brasileira de construção de elevadores, a NBR 16858-1, que foi desenvolvida a partir da norma europeia EM 81-20, e também à norma de acessibilidade NM 313.  

Manutenção preditiva 

Assim como outros elevadores da TKE, o synergy 200 é compatível com o MAX, primeira solução de manutenção preditiva baseada em nuvem da indústria de elevadores.  

O MAX detecta falhas nos elevadores antes que elas provoquem a paralisação do equipamento, reduzindo pela metade o tempo atual que os elevadores ficam fora de operação e aumentando a disponibilidade dos equipamentos e a eficiência de transporte nas grandes cidades.  

Em sintonia com a estratégia global de produtos da TKE, o synergy 200 chegou para ampliar o portfólio de elevadores da mesma linha, que já conta com o modelo synergy 100 para projetos residenciais de até 14 paradas. 

Conheça mais sobre a nova solução no vídeo abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>