O edifício Privilege em Bertioga, litoral de São Paulo, deu um passo importante para promover acessibilidade na principal área de lazer do condomínio: a piscina construída de frente para o mar.

A solução encontrada foi instalar uma cadeira de transferência para piscina da TKE, produto desenvolvido para adaptar as áreas de lazer, bem como promover a inclusão social.

Segundo Eduardo Motta, morador e síndico na época da instalação da cadeira, como o projeto do prédio foi aprovado antes da legislação brasileira de acessibilidade, as áreas comuns não eram adaptadas. “Mas sempre pensamos no coletivo, por isso, as intervenções que fizemos tiveram como objetivo a inclusão de todos. Afinal de contas de que adianta ter uma piscina maravilhosa se as pessoas não podem usar”, destaca ele.

Com 64 apartamentos, o Privilege tem entre seus moradores, idosos com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência, que não podiam usufruir da piscina pelas dificuldades de acesso.

Para reverter este cenário, a gestão do condomínio a cargo da Work Gestão & Serviços, fez vários estudos, mas todos mexiam com a parte estrutural, o que tornava a obra inviável até pelo custo. Mas, buscando uma alternativa, o síndico encontrou a cadeira de transferência da TKE. “O produto nos conquistou por ser simples, não precisa de obras para ser instalado e é acessível também em termos de investimento para sua implantação no condomínio”, atesta Eduardo.

Solução de Cadeira de Transferência de Piscina, 2022.

Autonomia e inclusão

Para quem foi diretamente beneficiado pelo projeto do condomínio a instalação da cadeira de transferência para piscina representa uma enorme conquista, uma verdadeira vitória, por poder desfrutar, como qualquer pessoa, da área comum do condomínio. As palavras são de Laís Simões Guzzi, moradora do Privilege que é cadeirante e necessitava de ajuda para usar a piscina. “Eu precisava de alguém para me colocar sentada na borda da piscina e depois dentro da água, enquanto outra pessoa me amparava já dentro da piscina. Para que isso seja possível, obviamente a piscina não pode ser muito funda. Para sair também precisava do auxílio de duas pessoas”, explica.

Uma realidade que foi totalmente transformada com a instalação do equipamento de acessibilidade. “Agora, simplesmente me transfiro da cadeira de rodas para a cadeira de piscina e ela faz o resto. Suavemente me coloca dentro da piscina e da mesma forma me retira dela”, nos conta Laís.

Ela considera importante o desenvolvimento de soluções para simplificar a vida de quem possui necessidades especiais e que no seu caso – com a cadeira de piscina – promoveu uma modalidade de lazer prazerosa e com autonomia. “Isso para mim é inclusão verdadeira”, conclui Laís.

Piscina acessível

A cadeira de transferência para piscina facilita o dia a dia das pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, assim como idosos e gestantes, o que também passa pelas experiências de lazer e convívio social, parte essencial na vida de todos. Por isso, é um produto de acessibilidade que reúne várias funcionalidades e dá autonomia e segurança na hora de usar a piscina, principalmente no verão.

Nossas soluções de acessibilidade priorizam a inclusão para construir um futuro sem barreiras, como a cadeira de transferência para piscina, ajudando a tornar a vida das pessoas mais acessível.

  1. Adorei a cadeira de transferência, faço hidroginástica e muitas senhoras não vão por não conseguir subir e descer da escada convencional, vou sugerir ao clube a compra. Qual o preço?

  2. Boa tarde!
    Sou arquiteto e trabalho com produção de imagens 3d para vendas de imóveis. Um dos meus clientes (MRV) está solicitando a representação fiel da cadeira de transferência para piscina TK nas imagens. Gostaria de saber se vocês poderiam me disponibilizar o material 3d (BIM, sketchup, autocad) para que eu possa representar o produto de forma correta nas imagens.
    Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>