Quando a primeira escada rolante entrou em operação há 130 anos, nos Estados Unidos, certamente ninguém imaginou que aquela invenção mudaria o transporte das pessoas.  

Hoje, uma coisa é certa: mais do que levar agilidade e conforto ao facilitar a rotina da população em inúmeras situações, as escadas rolantes se tornaram parte essencial para os mais diversos projetos arquitetônicos.  

O primeiro equipamento foi instalado no Old Iron Pier, em Coney Island, Nova York (EUA). Era uma escada móvel desenvolvida pelo norte-americano Jesse Renno que ficou em operação por apenas duas semanas, mas transportou cerca de 75 mil passageiros devido à curiosidade das pessoas com a nova invenção.  

Passados mais de 100 anos, a escada rolante é peça-chave em shopping centers, edifícios comerciais, estações de metrô e de trem, aeroportos, museus e hotéis, entre outros ambientes e construções para o conforto das pessoas e uma mobilidade eficiente e segura. 

Na TK Elevator desde 1906 desenvolvemos escadas rolantes para atender diferentes projetos, a partir de um vasto portfólio que, além de alto tráfego, entre outras funcionalidades, oferece opções estéticas que contribuem para a beleza dos espaços.  

Entre os projetos diferenciados que a TKE desenvolveu uma instalação que chama a atenção é a do Aquário Oceânico, em Xangai (China).  Lá, nossas escadas rolantes transportam os visitantes por um túnel de vidro para conhecerem as atrações do aquário, um dos maiores do mundo.     

E por falar em projetos diferenciados, no Metrô de São Paulo estão em operação as duas maiores escadas rolantes do Brasil. Com 14 metros de desnível, elas ficam na estação República, na interligação da linha 4 – Amarela com a Linha 3 – Vermelha do Metrô, e cruzam dois níveis da estação.  

Por dentro da escada rolante 

Assim como os elevadores, as escadas rolantes estão cada vez mais presentes na nossa rotina. Por isso, muitas vezes não nos damos conta de como é o seu funcionamento. 

Apesar de engenhoso, o mecanismo de funcionamento das escadas rolantes é simples. Para entender mais sobre este importante meio de locomoção, ouvimos o engenheiro Joel Coelho, Gerente do ITS – International Technical Services da TK Elevator.  

Atualmente ele coordena o Comitê de Estudos de normas da ABNT para escadas e esteiras rolantes. Com sua experiência, ele listou orientações importantes sobre o uso seguro das escadas rolantes, como também algumas curiosidades sobre seu funcionamento.   

9 curiosidades sobre a escada rolante 

Movimento de carrossel 

A escada rolante é constituída pela união de degraus que se movimentam de forma contínua, como um carrossel. Acionados por uma máquina de tração, os degraus percorrem o caminho que vai do início ao fim da escada, retornando pelo caminho inverso abaixo da escada. A ilustração abaixo ajuda a entender o princípio semelhante a um carrossel

Posição correta 

Pelo seu princípio de funcionamento ser baseado no movimento contínuo, diferentemente de um elevador, ao entrar na escada rolante o correto é segurar no corrimão e assim se manter por todo o seu percurso. O corrimão nos dá equilíbrio, como também nos auxilia em caso de parada brusca do equipamento. Na hora de sair da escada, também é importante ficar atento por conta da área de transição formada pelos degraus em movimento e a placa “pente” que é fixa, para não tropeçar.   

Escovas de proteção 

As escadas rolantes possuem vários dispositivos de segurança. Entre eles, as escovas fixadas na lateral dos degraus que servem para prevenir que as pessoas encostem os pés no rodapé. Três faixas amarelas afixadas nos degraus servem de alerta e sinalizam o limite que não deve ser ultrapassado.     

Botão de emergência 

As escadas rolantes possuem pelo menos dois “botões de emergência” instalados um em cada extremidade que devem ser acionados em casos de necessidade. Eles interrompem de imediato o funcionamento da escada e, desta forma, auxiliam no pronto-atendimento quando for necessário.      

Transporte seguro 

O uso da escada rolante deve seguir alguns critérios de segurança. Crianças devem estar acompanhadas por um adulto. Idosos, pessoas com mobilidade reduzida, inclusive cadeirante, e pessoas transportando carrinhos de bebê devem optar pelo elevador. Já os animais de estimação de pequeno e médio porte devem ser carregados no colo. No entanto, para o transporte de animais de grande porte, o ideal é utilizar o elevador e manter o pet ao lado do dono durante toda a viagem.  

Tempo perdido 

Caminhar na escada rolante não ajuda o passageiro a chegar mais rápido, como muitas pessoas acreditam. Além do risco de acidente, um estudo realizado no Metrô de Londres, na estação Holborn, concluiu que a ação não poupa o tempo dos usuários, e ainda contribui para o atraso dos demais passageiros. 

Mão única 

Andar no sentido contrário da escada e sentar nos degraus são condições perigosíssimas e nunca é demais dizer que são proibidas. Os degraus da escada rolante possuem um desnível superior ao de uma escada fixa; dessa forma, a tentativa de caminhar no sentido oposto ao sentido de movimento da escada é altamente perigoso e pode causar acidentes graves.  

Cuidado com a roupa 

A escada rolante possui um sistema de entrosamento entre os degraus e os pentes, que em caso de roupas longas poderá prendê-las. Por isso, é bom tomar cuidado ao usar saias e vestidos longos, bem como checar se o cadarço do tênis não está desamarrado.  

Movimento intenso 

A capacidade de transporte de uma escada rolante depende da largura do degrau e da velocidade, podendo variar entre 3.200 e 8.600 pessoas por hora. Dependendo do tamanho, em média uma escada rolante pesa entre cinco e quinze toneladas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>