A definição da palavra voluntariado nos remete àquelas pessoas que se dedicam a uma atividade sem ter a obrigação de executá-la, motivado por vontade própria.

Mas na realidade, a ação por trás desse ato de doação é muito maior. O voluntariado beneficia a sociedade em geral e melhora a vida das pessoas, especialmente a dos próprios voluntários, pois quem doa recebe muito mais em troca.

Essa cadeia do bem tem angariado muitos brasileiros, como demonstra a pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) e do DataFolha Instituto de Pesquisas. Segundo o levantamento, mais da metade da população adulta – 57 milhões de pessoas -, se declarou voluntário ativo no ano de 2021. Uma atividade regulamentada por Lei e que institui o dia 28 de agosto, como o Dia Nacional do Voluntariado.

Uma das portas de entrada para a participação social é o ambiente corporativo, por meio de projetos de voluntariado com a chancela de empresas em parceria com organizações da sociedade civil.

Na TK Elevator, os colaboradores podem exercer atividades como voluntários por meio do projeto Education4Future que contribuiu com o desenvolvimento e qualificação de jovens em vulnerabilidade social. O projeto acontece há quatro anos em parceria com a ONG Aldeias Infantis SOS e, no Brasil já ajudou a transformar a vida de quase 170 jovens com a participação de 66 voluntários da empresa.

Experiências que transformam

André Fernando Bauermann, engenheiro de requisitos de software da TKE, abraçou a causa como voluntário do projeto e é um exemplo de como a experiência muda a perspectiva de quem participa.

“A troca de experiências é muito rica, e nota-se que muitos jovens despertam um interesse por planejar sua carreira, em estabelecer metas pessoais e em aprofundar o ensino qualificado/profissionalizante”. Por outro lado, André atesta que a mudança também se dá para quem está do outro lado. “Os jovens nos permitem oxigenar alguns conceitos e repensar a forma como lidamos com as dificuldades do nosso dia a dia no trabalho e, nos ensinando como juntos podemos entregar mais e melhor quando compartilhamos opiniões diversas e diferentes experiências de vida”, destaca.      

Esse mesmo espírito move Bruna Delgado Pagnoncelli, Analista de Marketing de Conteúdo e Redes Sociais da TKE. Ela já tinha participado de ações de voluntariado com foco em diferentes causas, como de defesa dos animais, nas empresas anteriores onde trabalhou. Por isso, logo que teve a oportunidade, aceitou participar do projeto Education4Future. Sair da nossa realidade e tentar se colocar no lugar do outro é um exercício constante de empatia e, no meu caso, realização pessoal. Eu acredito que sempre aprendemos muito com as pessoas e que o voluntariado é um meio de conectarmos pessoas através de um tópico em comum”, avalia.

Parcerias em prol do bem

Criado em 2017, o projeto Education4Future é uma iniciativa global da TKE que já resultou na formação de 536 jovens com o apoio de 166 voluntários da empresa que atuam como instrutores e mentores dos jovens em vulnerabilidade social.

No Brasil, um dos cinco países que abraçou o projeto ao lado de Colômbia, Uruguai, Índia e Tailândia, a iniciativa vem colhendo bons resultados e se constitui no principal projeto de voluntariado corporativo da empresa.  O projeto já apoiou jovens de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Pernambuco com idade entre 16 e 24 anos.

O curso tem duração de três meses e os conteúdos são variados e abrangem desde atividades de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, passando por diversidade, sustentabilidade, comportamento profissional, ética no trabalho, até como elaborar um currículo e participar de um processo seletivo.

“Nosso objetivo é a melhoria da qualidade de vida desses jovens, a partir do engajamento de nossos colaboradores em atividades efetivas de responsabilidade social. A formação é a porta de entrada para que eles tenham novas oportunidades no mercado de trabalho, como também o voluntariado se constitui em importante ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional para os nossos colaboradores. Em quatro anos de projeto, posso afirmar que a experiência é enriquecedora tanto para os jovens como para os voluntários. Uma troca de vivências que cada um levará para sua vida”, afirma Márcio de Andrade, Vice-Presidente de Recursos Humanos da TK Elevator América Latina.   

“Hoje é um grande desafio para as pessoas jovens ingressarem no mercado trabalho e parcerias com a iniciativa privada, como essa com a TKE, são muito importantes para apoiá-los. Por meio do contato com os voluntários, eles puderam conhecer histórias de sucesso, ampliar seus horizontes profissionais e aprender como se preparar para conquistar um emprego. Além disso, a formação contribui para desenvolverem habilidades que são relevantes não apenas para a dimensão profissional, mas para a vida”, analisa Roney Assis, Coordenador Nacional de Inclusão Produtiva da Aldeias Infantis SOS.

Nós abraçamos várias causas sociais, por meio de leis da Cultura, Esporte, Funcriança e Fundo do Idoso, e acreditamos no voluntariado corporativo para fortalecer ainda mais nossa participação nas iniciativas que apoiamos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>