Conforme escreveu o filósofo grego Aristóteles, “uma andorinha só não faz verão”. Mais do que um ditado popular, a frase traduz o que é anualmente celebrado na TK Elevator, sempre em novembro, durante o Supllier Quality Day.

Como ponto alto da Semana da Qualidade, evento que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou oficial em 1990, a TKE abriu as portas da Fábrica, em Guaíba (RS), para receber os fornecedores, parceiros indispensáveis para a fabricação dos equipamentos que coloca no mercado.

Mais do que estreitar o relacionamento com os fornecedores, a proposta foi promover uma verdadeira imersão no universo do EOX, o novo elevador lançado nesse ano.

Foram dois workshops realizados nos dias 9 e 10 de novembro, com a participação dos fornecedores e de profissionais de várias áreas da empresa, para tratar de todos os aspectos que envolvem o desenvolvimento e produção de um produto novo e a gestão de qualidade da empresa. 

“Foi importante estar com os fornecedores locais, que estão trabalhando conosco no projeto do EOX, para que a nossa rede de supplychain possa entender as mudanças em curso para atendermos o mercado com esse novo elevador”, detalha Milton Américo Júnior, Supervisor de Qualidade.

Desde o design até a operação, o EOX foi projetado para ser um elevador ecoeficiente e 100% digital, atributos que impactam na escolha dos componentes usados e, consequentemente, nos fornecedores selecionados para atender os requisitos do projeto.

Só para dar um exemplo, o EOX é mais leve do que um equipamento convencional, pois o uso de materiais foi estrategicamente pensado para otimizar a produção sem perder a qualidade e a segurança.

Sistema de gestão TKE

Para vencer os desafios em favor da fabricação de equipamentos complexos que a TKE desenvolve, assim como a segurança das pessoas que transporta, um pilar é fundamental: qualidade. Não é à toa que a manufatura conta com uma área específica para o perfeito atendimento a essa responsabilidade.

Por isso, a importância de alinhar esses princípios com a rede local de fornecedores durante o encontro anual. A equipe de Excelência Operacional, por exemplo, apresentou o Sistema de Gestão TKE e o Método de Análise e Solução de Problemas, desenvolvido pela área de Qualidade.

À equipe de Qualidade Avançada e Fornecedores, responsável por escolher as empresas que fornecem os componentes para a produção dos elevadores, coube apresentar o projeto do EOX e os fluxos internos, do protótipo até o piloto do novo elevador. Cabe ressaltar o trabalho feito pela área durante a execução de um projeto no que se refere à análise de riscos e outras ferramentas preventivas, sempre visando a qualidade do produto final.

Para fechar, mas não menos importante, o workshop abordou os processos de qualificação dos fornecedores, como inspeção e metrologia de materiais recebidos, bem como as ferramentas de monitoramento de performance por meio de auditorias e score card. 

Aliás, o processo de qualificação de fornecedores na empresa é dos mais rigorosos diante das necessidades do próprio mercado em que a empresa está inserida e também em virtude do cumprimento das diretrizes globais da multinacional para manter o alto nível de qualidade mundial. Assim, para ser um fornecedor da TKE, as empresas passam por várias etapas, baseadas em homologações e auditorias internas, para que possam cumprir diferentes requisitos, incluindo os legais como, por exemplo, as normas de fabricação do elevador que, no Brasil, são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Comunidade especializada

A TKE trabalha com uma rede global composta por mais de 400 fornecedores da Manufatura, sendo que 70 só para o desenvolvimento do EOX. Para estreitar esse relacionamento, anualmente acontece o Supplier Quality Day, ocasião em que são apresentados os procedimentos de desenvolvimento e qualificação dos fornecedores, bem como assuntos relacionados à área de Qualidade, como Compliance e ESG, entre outros.

“O encontro foi fundamental por nos colocar ainda mais em contato com os fornecedores e estabelecer um fluxo de informação necessário para atingirmos os resultados que esperamos, principalmente com o lançamento do EOX”, afirma Matheus Ruckert, Supervisor de Qualidade de Fornecedores.

Afinal, na TKE a cultura que visa à qualidade sempre foi pensada como um todo, daí a necessidade de selecionar e qualificar fornecedores para atender aos padrões exigidos já que, comprovadamente, “uma andorinha só não faz verão”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>