Diariamente, milhares de pessoas passam parte do tempo dentro de um elevador, seja por segundos ou minutos. Essas viagens, com o passar dos anos, tornaram-se mais agradáveis e seguras em termos de tecnologia e desempenho. Mas, é o design que chama a atenção dos usuários e acaba sendo responsável por promover bem-estar e conforto.
Por isso, os condomínios têm investido cada vez mais na modernização da cabina do elevador, uma iniciativa importante para valorizar o imóvel e renovar a decoração com materiais modernos, garantindo uma aparência estética agradável e um bom estado de conservação.
Modernização: detalhes que fazem a diferença
Dar cara nova ao elevador, esse verdadeiro cartão de visita de um condomínio, é uma das etapas do processo de modernização que reúne inúmeras possibilidades.
A área de modernização da TK Elevator elencou as principais medidas para a modernização das cabinas dos elevadores, itens que fazem toda a diferença. Confira!
Revestimento: do simples ao mais sofisticado
Estamos falando de um item que pode se adaptar à decoração do edifício, pois apresenta várias opções de materiais de acabamento. O revestimento da cabina vai do aço inoxidável, o mais tradicional, até o laminado, encontrado em várias cores e texturas.
O condomínio também pode optar por algo mais personalizado, partindo para materiais mais nobres, como o vidro, mármores e até granitos.
Nos prédios comerciais, que têm a tendência de customizarem a decoração do elevador de acordo com o projeto das áreas comuns do hall de entrada, o uso do vidro serigrafado, por exemplo, é uma opção que garante a personalização da cabina, que pode ser revestida com a logomarca da empresa ou outra imagem que faça referência ao universo do cliente.
Iluminação: economia de energia
A iluminação da cabina também deve ser repensada em um projeto de modernização. Hoje, com a instalação de lâmpadas LED, o condomínio ganha em qualidade e economiza energia. Em comparação com as lâmpadas comuns, a LED reduz o consumo de energia do prédio em até 75%.
Acessível para todos
Nem só de beleza vive a modernização da cabina de um elevador. É preciso também prever a acessibilidade para oferecer segurança e conforto para as pessoas com deficiência, inclusive os cadeirantes, e com mobilidade reduzida, como idosos.
Entre os principais itens para a acessibilidade em elevadores estão a instalação de corrimãos, sinalização sonora, piso antiderrapante (para evitar riscos de quedas) e sistema Braille no projeto dos botões do painel de chamada dos elevadores. Já falamos sobre a importância desses itens aqui no blog, como parte do trabalho da Divisão de Acessibilidade da TKE para atender às mais diversas necessidades dos clientes.
Vale dizer que todos esses recursos atendem à norma da ABNT NBR 16858-3, que deve ser observada com atenção pelos condomínios.
A modernização da cabina do elevador não apenas tornará o espaço mais atraente e valorizado, mas também proporcionará uma experiência segura e confortável para os usuários. Conheça as soluções TKE de Modernização e solicite um orçamento.