No sobe e desce de elevadores no dia a dia, a gente sabe que a palavra desempenho tem espaço privilegiado em cada viagem.
Nada como contar com elevadores eficientes e seguros quando precisamos deles para nos deslocar em condomínios residenciais, comerciais, em ambientes de lazer, entre outros.
Mas, quando nos deparamos com equipamentos mais antigos ou simplesmente quando se quer obter um desempenho ainda mais arrojado, vale abrir espaço e dar carona para a modernização.
Em outras palavras, elevar o patamar tecnológico e estético dos elevadores, contribuindo para que se mantenham no auge da performance.
Um projeto para chamar de seu
Fazer mudanças no elevador para que se torne mais eficiente é uma realidade nos condomínios em busca de uma mobilidade mais ágil e que venha acompanhada por recursos mais modernos.
Por isso, contar com um projeto executivo feito sob medida para cada cliente, uma expertise da TK Elevator, é o primeiro passo para atender às diferentes necessidades e impulsionar o desempenho que se deseja obter.
E, aqui entre nós, optar pela modernização vai além da conquista de equipamentos que ofereçam maior segurança, agilidade e conforto.
Pois é, os benefícios podem ser conferidos, por exemplo, até na conta de luz – sem esquecer também que gastos menores com manutenção se juntam ao jogo, contribuindo para o bolso do edifício.
Na busca por um elevador ainda mais eficiente
O que pode ser feito para melhorar o desempenho de um elevador?
Esta é uma pergunta que muitos condomínios fazem e que abrange aspectos tecnológicos e de design, sem esquecer que a modernização de elevadores atende também às normas brasileiras.
Mas quando o assunto é desempenho, há componentes que figuram entre os mais importantes para que os condomínios tenham equipamentos com ganhos em qualidade, segurança e economia de gastos. São eles:
– Quadro de comando
O quadro de comando, onde tudo é programado no elevador, ganha o posto de principal componente em um projeto de modernização. Isso se dá em virtude de concentrar a parte tecnológica e a de controle do equipamento, sem contar que, dependendo da idade do prédio, o quadro pode ser muito antigo e com comandos ultrapassados. Daí a necessidade de fazer a troca por modelos novos e com componentes mais modernos, similares a um computador.
Outro ganho obtido na troca do quadro: por causa da presença de novos comandos, toda a fiação elétrica do elevador é substituída, resultando em mais segurança ao projeto de modernização.
Outros itens de comando que também são contemplados com a substituição do quadro são: botões para acionar o elevador, indicador de posição (por onde os usuários visualizam em qual andar o elevador está) e painel de comando (fica dentro do elevador e serve para o passageiro acionar manualmente o andar para o qual deseja ir).
– Máquinas sem engrenagem
Com foco no desempenho do elevador, outro item dos mais importantes no processo de modernização é a substituição das máquinas de tração convencionais por modelos sem engrenagem.
Motivos não faltam para essa mudança: as máquinas sem engrenagem são menores, têm melhor desempenho e reduzem os gastos com energia elétrica em até 30%, um ganho a mais para o condomínio, quando associada à substituição do quadro de comando. Tem mais: contribuem com o meio ambiente, pois não usam óleo para lubrificação.
– Portas automáticas
Para garantir a segurança das pessoas transportadas é fundamental fazer a substituição das portas do elevador por modelos automáticos. Além desse aspecto, a mudança atende uma determinação que consta na norma brasileira. Hoje em dia, só são fabricados elevadores com portas automáticas no Brasil e os prédios que têm portas manuais precisam se adequar aos novos padrões.
Para auxiliar na tomada de decisão do cliente, a TKE oferece uma nova linha de produtos desenvolvida para a modernização de elevadores residenciais e comerciais: G Power, GR Power e GL Power que juntas apresentam soluções completas para os clientes com elevada performance e excelente relação custo x benefício.